Congresso Mundial da Educação - Edições 4

Congresso Mundial da Educação – Edições

 

5o Congresso Mundial da Educação

A Gerência de Educação do Sesc RJ promoveu o 5º Congresso Mundial de Educação Sesc RJPor uma educação que caiba o mundo: Imaginar e realizar “inéditos viáveis”, que foi realizado entre 23 e 25 de outubro de 2024 no auditório da Fecomercio RJ, no Flamengo, Rio de Janeiro.

 

O evento contou com atividades pré-congresso, como minicursos e visitas a circuitos territoriais que aconteceram entre 14 e 19 de outubro, e mesas de diálogos, palestras e minicursos presenciais ao longo dos dias de programação.

 

Como aprender a “pisar suave” em um mundo cada vez mais marcado por polarizações? Como superar o reducionismo num tempo de questões complexas como crises climáticas e humanitárias e que, ao mesmo tempo, é desafiado pela desinformação e negacionismo?

 

Urge nos entendermos enquanto Natureza, aprendermos com ela e com as culturas contracoloniais sobre como dar continuidade às nossas múltiplas existências. A Terra permanecerá, pois a Natureza é integrada, cíclica e soberana, mas a continuidade da nossa existência depende da apreensão que estamos todos interligados numa fina teia de biointerações entre todos os seres e as coisas do mundo. Para isso, educar entre a Natureza e a cultura é aprender formas de coabitar este mundo e de reencantá-lo com esperança, afeto e solidariedade.

 

Nita Freire explica, nas “notas” finais de Pedagogia da Esperança, os inéditos viáveis, de Paulo Freire: São, na realidade, “uma coisa inédita, ainda não claramente conhecida e vivida, mas sonhada e quando se torna um “percebido destacado” pelos que pensam utopicamente, esses sabem, então, que o problema não é mais um sonho, que ele pode se tornar realidade”.

 

De pronto, temos o desafio de driblar as dualidades e convidá-las para o diálogo, evocando corpo e mente, natureza e cultura, sujeito e objeto, conteúdo e expressão, ficção e realidade, ancestralidade e futuro etc. Para isso, é necessário se lançar em ousadas propostas contemporâneas educativas que proporcionem não apenas um “novo olhar”, mas que cultivem percepções e atuações transformadoras.

 

No 5º Congresso Mundial de Educação Sesc RJ, trouxemos referências importantes nas pesquisas sobre imaginário, aprendizado, novas inter e transdisciplinaridades que emergem das interseções entre a arte, a ciência e a tecnologia. Mais do que um congresso em que se compartilham falas e ações, almejamos o fortalecimento de uma rede internacional de educadores que visam construir e nutrir uma ética ecológica e cósmica, de onde emergem “cosmopercepções” voltadas para a vida, a comunidade e futuros possíveis.

…………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………..

 

 

Eixos para Apresentação de Trabalhos

 

Imaginário, Processos e Percepção Crítica

Temas abordados: Imaginário, educação da percepção, modulação da atenção.
Objetivo: Explorar como as narrativas e processos imaginativos impactam a educação e a capacidade crítica de lidar com a sobrecarga de informações no mundo atual.

 

Inter e Transdisciplinaridade na Educação

Temas abordados: Articulação de saberes diversos (ciências, humanidades, artes, espiritualidade, ativismo).
Objetivo: Promover a integração de diferentes áreas do conhecimento e práticas para uma educação plural e inclusiva, explorando novas metodologias e abordagens.

 

Conjuntura e Diversidade

Temas abordados: Política, ancestralidades, economia, cultura, questões climáticas, raça, gênero, orientação sexual, deficiências.
Objetivo: Analisar o impacto das questões sociopolíticas e culturais na educação, abordando a diversidade e a inclusão.

…………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………..

 

 

PROGRAMAÇÃO PRÉ-CONGRESSO

 

14 A 18/10 – MINICURSOS

Minicursos em parceria com a equipe do CAP – UERJ
Youtube Sesc RJ / Horário: 19h às 20h30

 

Minicurso 1: 14/10/2024 – Segunda-feira

Tema: Investigações e Modelagem no Ensino de Matemática – Múltiplas Representações dos Saberes na Práticas de Ensino-Aprendizagem
Proponentes: Natã Santanna; Vivian Amaral e Carla Raiana

 

Minicurso 2: 15/10/2024 – Terça-feira

Tema: Práticas Avaliativas Antirracistas e Inclusivas em Matemática: a Avaliação Pedagógica como uma Ação Política, Histórica, Social e Econômica
Proponente: Daniel Lima e Felipe Olavo

 

Minicurso 3: 16/10/2024 – Quarta-feira

Tema: Educação Ambiental e Educação Financeira Críticas nas Aulas de Matemática da Educação Básica
Proponente: Gabriela dos Santos Barbosa

 

Minicurso 4: 17/10/2024 – Quinta-feira

Tema: Histórias e Filosofias das Ciências nos Contextos Educacionais
Proponentes: Raquel Ferreira, Leonardo Moreno e Jean Felipe de Assis

 

Minicurso 5: 18/10/2024 – Sexta-feira

Tema: Educação Financeira e Sentido de Vida: Formação Ética e Social no Ensino Básico
Proponente: Anderson Luís Barbosa e Lorena Rodrigues Lemos

 

 

16 A 19/10 – CIRCUITOS TERRITORIAIS

16/10 – Circuito da Herança Africana na Pequena África
Horário: 10h às 13h

 

O Circuito da Herança Africana na Pequena África é um importante roteiro para contar não só a história da escravidão, mas também das culturas e resistências afro-brasileira. O Brasil foi o país que mais recebeu escravizadas e escravizados do continente africano. E foi um dos últimos países a abolir a escravidão. Dia 13 de maio é celebrado o Dia da Abolição, assinado pela princesa Isabel.  Mas como deve ter sido o dia 14 de maio?

 

Após a abolição não houve nenhuma política de reparação para essa grande população. Era tão grande que na chegada da família real no Rio de Janeiro existiam mais negros do que brancos. Especula-se que a cidade era formada em média de 60 por cento de negros e negras. Essas e outras histórias contaremos em nosso percurso. Roteiro: Largo São Francisco da Prainha; Pedra do Sal; Mirante do Valongo; Jardim Suspenso do Valongo; Cais do Valongo; Cemitério dos Pretos Novos; Museu da História e Cultura Afro-brasileira.

 

Mediador: Cosme Fellipsen é liderança local da região da Pequena África. Morador do Morro da Providência, criador do Rolê dos Favelados, guia de turismo e mediador cultural, vem trabalhando a integração da cidade, promovendo guiamento na favela e no asfalto com temáticas relevantes que estão em pauta na atualidade, como: direito à cidade; direito à favela; cultura; segurança; música; religiosidades; território, entre outras. Desde o início da sua prática de guiamento, em 2016, já guiou mais de 7 mil pessoas para conhecer o Morro da Providência.

 

 

18/10 – Circuito Aldeia Maracanã e Museu do Samba
Horário: 10h às 13h

 

A terra de Martinho, antes de ser de Martinho da Vila, era de Martim de Sá, mais conhecido como Araribóia. Mas pouco carioca sabe disso, assim como desconhece o significado do próprio gentílico. Afinal, “carioca” seria mesmo a “terra do homem branco”? Para abrir um espaço de discussão da história do nosso país com uma vertente decolonial, oferecemos esta mediação territorial com destaque para a participação indígena na formação da sociedade brasileira.

 

Faremos um passeio guiado no qual conversaremos sobre as histórias da região do Maracanã, as influências dos povos indígenas em nosso cotidiano, a resistência indígena no contexto urbano e a diversidade de manifestações étnicas e culturais desses povos. O circuito inclui, ainda, um convite para adentrarmos a Aldeia Maracanã para aprendermos sobre sua cultura, vivências e práticas territoriais.

 

O Museu do Samba reúne um dos mais importantes acervos dessa manifestação cultural que é o traço marcante da cultura carioca. Localizado em Mangueira, o museu convida à um passeio no mundo do samba, seus enredos, personagens, artistas, criadores e criaturas que representam a disputa de sentidos do Brasil. O Museu do Samba é um patrimônio da cidade do Rio de Janeiro e uma janela para o encontro com o que há de mais bonito no Brasil, seu povo.

 

Mediadora: Daniela Mahmud é comunicadora social com especialização em Relações Públicas formada pela UERJ. Atuou em grandes empresas na comunicação estratégica e no treinamento de executivos para falar em público. Realiza mediações em museus cariocas, especialmente na região da Pequena África, relacionando o acervo negro à história da cidade do Rio de Janeiro, numa perspectiva de resgate de memórias e identidades.

 

 

19/10 – Circuito de Favelas pelo Morro da Providência
Horário: 14h30 às 16h30

 

O rolé pela primeira Favella do Brasil, o Morro da Providência, consiste em uma visita guiada pelos pontos históricos e mirantes do morro. A Providência é considera a primeira habitação “não formal” a ser chamada de “Favella”. E logo após o surgimento dela em 1897 outras ocupações também foram recebendo o mesmo termo.

 

Em cada parada deste tour, um assunto de relevância é abordado, como: “O que é a Favella? O que é ser favelado?”, além de temas como religiosidade, mecanismos de resistência territorial, cultura e identidade afro-brasileira, e muito mais.

 

Mediador: Cosme Fellipsen é liderança local da região da Pequena África. Morador do Morro da Providência, criador do Rolê dos Favelados, guia de turismo e mediador cultural, vem trabalhando a integração da cidade, promovendo guiamento na favela e no asfalto com temáticas relevantes que estão em pauta na atualidade, como: direito à cidade; direito à favela; cultura; segurança; música; religiosidades; território, entre outras. Desde o início da sua prática de guiamento, em 2016, já guiou mais de 7 mil pessoas para conhecer o Morro da Providência.

…………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………..

 

 

PROGRAMAÇÃO CONGRESSO

 

23/10 – PRIMEIRO DIA

Manhã / Hall de Entrada – Credenciamento
Horário: 09h às 10h

 

Manhã / Auditório – Abertura Institucional + Intervenção Cultural
Horário: 10h

 

Manhã / Auditório – Mesa Saberes Multidimensionais: Caminhos para o Futuro
Horário: 10h30 às 12h30
Como articular, de modo interdisciplinar, propostas educacionais inovadoras com propostas ecológicas em vários níveis, inseridas em um espectro político de resistência?Ana Patrícia Nogueira (Colômbia)
Mara Karidy (México)
Jeremias Chauque (Argentina)
Mediador: Nelson Job

 

Tarde / Auditório – Palestra por uma Educação que Caiba o Mundo
Horário: 14h às 15h
Gabriel Chalita (Brasil)

 

Intervalo
Horário: 15h às 15h30

 

Tarde / Auditório – Mesa Crítica à Colonialidade
Horário: 15h30 às 17h30
Como a educação pode cultivar novos modos de perceber as relações sociais a partir de um viés mais inclusivo e questionador das cosmovisões segregacionistas coloniais?
Ana Mumbuka (Brasil)
Stephanie di Chiara (Brasil)
Augustín Lao Montes (Porto Rico)
Mediador: Nelson Job

 

Tarde / Auditório – Coquetel de Abertura + Apresentação Cultural
Horário: 18h

 

 

24/10 – SEGUNDO DIA

Manhã / Hall de Entrada – Credenciamento
Horário: 09h às 10h

 

Manhã / Auditório – Intervenção Cultural
Horário: 10h às 10h15

 

Manhã / Auditório – Mesa Educação Diante dos Desafios Contemporâneos
Horário: 10h30 às 12h30
Como a educação pode elaborar alternativas diante da onipresença da tecnologia da informação e sua economia da atenção, da opressão das minorias e crescente precarização?
Jorge Enrique García Rincón (Colômbia)
Silvia Finocchio de Flasco (Argentina)
Maria Martinha Barbosa Mendonça (Brasil)
Mediador: Nelson Job

 

Manhã / 3o Andar – Minicurso 1: Oficinas de Jogos Didáticos do Gemat-Uerj: Trazendo o Lúdico para a Sala de Aula: Jogos Didáticos
Horário: 10h às 11h
Leandro Machado
Bianca Thiago
Giovanna Gama
Heloísa Paula
Thiago Tavares

 

Manhã / 3o Andar – Minicurso 2: Criando Podcasts com o Projeto Pief
Horário: 11h às 12h
Andreson L. C. Rêgo
Victor Almeida de Assis

 

Tarde / Auditório – Minicurso 3: Oficinas para a Educação Básica
Horário: 14h às 15h
Flávia Luzia
Letícia Ferreira
Suellem Barbosa
Rafaela Prado Gusmão

 

Tarde / Auditório – Minicurso 4: Introdução do Uso da Robótica na Educação Básica
Horário: 15h às 16h
Thiago Almeida

 

Tarde / Auditório – Minicurso 5: Oficina de Construção de Embalagem Piramidal
Horário: 16h às 17h
Barbra Southern
Lucimeri Ricas
Rasec Santos

 

Manhã e Tarde / 1o Andar, Salas Multi A e Multi B – Apresentação de Trabalhos (Presencial e Virtual)
Horário: 10h às 17h

 

 

25/10 – TERCEIRO DIA

Manhã / Hall de Entrada – Credenciamento
Horário: 09h às 10h

 

Manhã / Auditório – Intervenção Interações Mente-Matéria
Horário: 10h às 10h30
Gabriel Guerrer
Mediador: Nelson Job

 

Manhã / Auditório – Mesa Imaginário, Sonhos e Presente
Horário: 10h30 às 12h30
Investigar os desejos, medos e dúvidas que pairam na percepção coletiva e desenvolver, a partir disso, estratégias para construir ações relevantes no aqui agora.
Erick Felinto (Brasil)
Gandhy Piorski (Brasil)
Lua Couto (Brasil)
Mediador: Nelson Job

 

Tarde / Auditório – Mesa Inteligências Ancestrais e Artificiais
Horário: 14h às 16h
Tecendo as relações éticas possíveis entre saberes ancestrais e as novas tecnologias, questionando a onipresença do algoritmo na vida social.
Wallace Lopes (Brasil)
José Ángel Quintero Weir (Venezuela)
Ivana Bentes (Brasil)
Mediador: Nelson Job

 

Tarde / Auditório – Encerramento + Intervenção Cultural no Hall
Horário: 16h às 17h

…………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………..

FOTOS / 23/10/24

Fotos: Ale Lourenzo

…………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………..

FOTOS / 24/10/24

Fotos: Ale Lourenzo

…………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………..

FOTOS / 25/10/24

Fotos: Ale Lourenzo

…………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………..

 

 

4o Congresso Mundial da Educação

 

 A 4ª edição do Congresso Mundial de Educação Sesc RJ aconteceu do dia 25 ao dia 27 de outubro, das 9h às 20h, no Sesc Flamengo, na rua Marquês de Abrantes, 99, nos formatos presencial e virtual. O evento foi gratuito e  transmitido ao vivo pelo YouTube do Sesc RJ. 

 

Em 2023, com o tema “O Despertar das Consciências”, convidou à reflexão sobre os pilares que fundamentam as ações educativas no Sesc RJ: o anticapacitismo, o antirracismo e letramento científico, que dialogam, profundamente, com a complexidade do mundo contemporâneo. Com um cronograma vasto, que vai desde ações pré-Congresso com a agenda de visitas à territórios de comunidade remanescente quilombolas, indígenas e de herança africana, até as diversas atividades como palestras, minicursos, debates, sessão de diálogos, exposições e lançamentos de livros, que fizeram parte da programação dos dias 25 a 27 de outubro.

 

Pesquisadores mundialmente conhecidos como Gabriel Chalita, Marcelo Zig, David Rodrigues (Portugal), Emílio Figueira, Conceição Evaristo, Issaka Maïnassara, Barbara Carine, Anny Ocoró Loango (Argentina), Carlos Alvarez Nazareno (Argentina), Alicia Fernanda Sagüés Silva (Espanha) e Aliã Wamiri Guajajara, estiveram presentes.

 

A programação contou ainda com um circuito terrritorial e dois minicursos pré-Congresso e um minicurso após o Congresso.

 

Foi publicado o e-book com o conteúdo dos trabalhos apresentados na Sessão de Diálogos do 4º Congresso Mundial de Educação Sesc RJ, realizado entre 25 e 27 de outubro de 2023.

A apresentação dos trabalhos aconteceu na tarde do dia 26 de outubro, e foi dividida em três segmentos:

1) Eixo Educação Antirracista, Valorização das Pluri-Identidades e Conhecimentos Etnocientíficos
2) Eixo Linguagem e Sociedade
3) Eixo Acessibilidade e Inclusão por uma Educação Anticapacitista

A publicação acompanha as apresentações e aborda o conteúdo teórico das exposições realizadas na Sessão de Diálogos e pode ser acessada por meio do botão abaixo.

 

Acesse o e-book com os trabalhos apresentados na Sessão de Diálogos

 

Sinta-se à vontade para compartilhar o livro e difundir esse maravilhoso conhecimento.

…………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………..

FOTOS / 25/10/23

Fotos: Adriano Ishibashi / Casa da Foto

…………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………..

FOTOS / 26/10/23

Fotos: Adriano Ishibashi / Casa da Foto

…………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………..

FOTOS / 27/10/23

Fotos: Adriano Ishibashi / Casa da Foto

…………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………..

 

 

3o Congresso Mundial da Educação

 

O Congresso, realizado de 26 a 28 de outubro de 2022, contou com diversas atividades como palestras, minicursos, debates, sessão de diálogos, exposições e lançamentos de livros, além da presença de pesquisadores mundialmente conhecidos como Alfonso Torres Carrillo, Almerindo Janela, Emilia Afonso Nhalevilo, Kaká Werá Jecupé, Nilma Lino Gomes, Patricia Hill Collins, Roberto Borges e Tiganá Santana.

 

O aforismo “Eu sou porque nós somos”, da filosofia africana do Ubuntu, foi o tema escolhido para a 3ª edição do Congresso. O axioma parte do princípio de que o modo de vida Ubuntu é intrínseco a todo ser humano e então, afirma que a humanidade de um ser é construída e adquirida através do reconhecimento da humanidade do outro. Outra questão imbricada da filosofia de vida expressa em Ubuntu é o entendimento de que o ser humano se constrói através da vida comunitária, assim, a partir da vida em sociedade o ser humano expande suas potencialidades.

 

O conceito de Ubuntu tem sido estudado em várias áreas do conhecimento nas últimas décadas, pois está inserido no contexto de pacificação no final da política de apartheid, no resgate de humanização, uma vez que são mantidas as características da cultura africana de reciprocidade, respeito e reconhecimento do outro, além de importância da união e bem-estar comunitário. Na educação, podemos facilmente encontrar em Paulo Freire a relação destes conceitos com o que ele entendeu por uma ética universal do ser humano – um processo sócio-histórico-cultural de “ser mais”, e as situações de opressão e colonização, como sendo a impossibilidade deste processo.

 

Escolher a expressão Ubuntu como inspiração para a 3ª edição do Congresso Mundial de Educação do Sesc RJ, especialmente neste momento de exacerbação da realidade histórica de intolerância, discriminação racial e exclusão social do Brasil, compreende refletir sobre a importância das relações interpessoais e comunitárias envoltas por respeito mútuo e generosidade, sobre interdependência, interconexão e possibilidades de e para uma educação humanizadora.

 

Clique aqui para baixar o e-book do 3° Congresso Mundial de Educação Sesc RJ.

…………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………..

FOTOS / 26/10/22

 

Fotógrafos: Hélio Melo e Cláudia Dantas

…………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………..

FOTOS / 27/10/22

 

Fotógrafos: Hélio Melo e Cláudia Dantas

…………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………..

FOTOS / 28/10/22

 

Fotógrafos: Hélio Melo e Cláudia Dantas

…………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………..

 

Acesse aqui a playlist com todos os vídeos, em português, inglês e espanhol.

Confira aqui o 2° Congresso Mundial de Educação

 

O E-book do 3º Congresso Mundial de Educação está disponível para download. 

…………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………..

VÍDEOS

As palestras do 3° Congresso Mundial de Educação em português podem ser assistidas abaixo.

 

 

Mesa de Diálogos 1 – 26/10/22
Interseccionalidade e formas de opressão: a práxis interseccional

Palestrante: Patricia Hill Collins (EUA)
Mediação: Maria Teresa Esteban (UFF)

 

 

 

Mesa de Diálogos 2 – 26/10/22 
Relações étnico-raciais – por uma educação antirracista – igualdade e diversidade na educação

Palestrante: Nilma Lino Gomes (UFMG) / Roberto Borges (CEFET RJ)
Mediação: Adriano Silva da Rocha (Sesc RJ)

 

 

 

Mesa de Diálogos 3 – 27/10/22
Educação, cultura e desenvolvimento em perspectiva latino-americana – do conhecimento local ao conhecimento universal
Palestrante: Alfonso Torres Carrillo (Colômbia) /Almerindo Janela (Portugal)
Mediação: Noelia Rodrigues Pereira Rego (CEPL)

 

 

 

Mesa de Diálogos 4 – 28/10/22
“Eu sou porque nós somos” – Relações entre universidade, escola, formação de professoras/es e sociedade
Palestrante: Emilia Afonso Nhalevilo (Moçambique)
Mediação: Cecília Goulart (UFF)

 

 

 

Mesa de Diálogos 5 – 28/10/22

 “Eu sou porque nós somos”: cosmologias indígenas e afrobrasileiras e o contexto contemporâneo da educação brasileira.
Palestrante: Kaká Werá Jecupé (Instituto Arapoty) e Tiganá Santana (UFBA)
Mediação: Lídia Oliveira (UFF)

 

…………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………..

 

 

2o Congresso Mundial da Educação

 

2o Congresso Mundial Sesc RJ de Educação – “Essa Escola Chamada Vida”, aconteceu de forma virtual, de 27 a 29 de outubro de 2021. O evento, online e gratuito, contou com palestrantes do Brasil e do exterior.

 

O objetivo do congresso foi incentivar um amplo debate com compartilhamento de experiências, produção e difusão de conhecimentos que contribuíssem para uma educação emancipadora. O tema “Essa escola chamada vida” foi uma referência à obra de Paulo Freire, Patrono da Educação Brasileira, que em 2021 completaria cem anos de nascimento.

 

Entre os palestrantes estavam: Ailton Krenak (ativista do movimento socioambiental e de defesa dos direitos indígenas, filósofo, poeta e escritor brasileiro da etnia indígena crenaque), Donaldo Macedo (Prof. Dr. Universidade de Massachusetts – Boston/EUA), Manuel Sarmento (Prof. Dr. Universidade do Minho/Portugal) e Walter Kohan (Prof. Dr. UERJ).

 

Sesc RJ firmou parceria com a Universidade Federal Fluminense (UFF), que emitiu certificado aos participantes do evento. O congresso contou, ainda, com o apoio institucional de 25 universidades e instituições educacionais no Brasil e no exterior.

 

No Congresso as pessoas puderam participar de palestras, minicursos, rodas de conversa, sessões de diálogo e de lançamentos de livros, muitos dos quais podem ser baixados nos links abaixo: 

A Primeira Semente, de Beatriz Mussa Cury, participante do Sesc+ Infância
Os Heróis e as Heroínas de São João de Meriti – Lutando contra a COVID-19 autoria das crianças do Sesc+ Infância São João de Meriti
Conhecimento Popular e Acadêmico em diálogo: educação e práticas emancipatórias” e “Conhecimento Popular e Acadêmico em diálogo: lutas, leituras e reflexões  Samuel Penteado Urban
Oficinas Didáticas Interdisciplinares Thiago Araújo da Silveira
Paulo Freire: um menino de 100 anos  Walter Kohan
Matemática Intermediária – A Via das Aproximações multifárias  José Nazareno Cardeal Fonteneles
A produção de textos escritos na alfabetização: “era uma vez os sete cabritinhos” Cecília Goulart

 

Paulo Freire

Os estudos de Paulo Freire foram traduzidos em mais de 20 línguas, e o educador foi reconhecido como doutor honoris causa em mais de 22 países. O Sesc RJ corrobora com a mobilização que vem acontecendo na América Latina e Caribe, afirmando a importância de celebrar o centenário deste pensador que influenciou a educação em diferentes regiões do mundo.

 

Acesse o site do Congresso

 

O E-book do 2º Congresso Mundial de Educação está disponível para download. 

…………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………..

VÍDEOS

As palestras do 2° Congresso Mundial de Educação em português podem ser assistidas abaixo.

 

 

27/10/21

 

 

 

28/10/21

 

…………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………..

 

 

Fique por dentro das iniciativas do Sesc RJ clicando aqui e acompanhando nossas redes (YouTubeInstagram e Facebook). #SescRJEducação

© Copyright Portal da Educação Sesc RJ 2025 - Todos os direitos reservados | Serviço Social do Comércio – Rio de Janeiro