Sesc no Rio Innovation Week 2025 (12 a 15/08)
Caleidoscópio do Amanhã: Sesc +Educação à Frente de um Rio Inovador e Tecnológico
O Rio Innovation Week, reconhecido como a maior conferência global de inovação e tecnologia, chegou à sua 5ª edição reunindo negócios, networking, branding, educação e soluções para alcançar resultados, realizado de 12 a 15 de agosto de 2025. Um verdadeiro hub de projetos que pensam o futuro como presente — desenvolvendo, capacitando, surpreendendo e empreendendo.
O evento tem como perspectiva contribuir para a transformação do Brasil em referência em inovação e empreendedorismo tecnológico, impulsionando negócios, gerando novas oportunidades, empoderando e conectando setores, capacitando jovens e profissionais para o futuro e valorizando as inquietas mentes das novas gerações.
Parceria Sesc RJ e Rio Innovation Week
Com o avanço da tecnologia e o olhar voltado para inovação em múltiplas dimensões, o Sesc RJ foi novamente protagonista e parceiro deste projeto, que integra o calendário de um dos mais importantes eventos de tecnologia e inovação do mundo. O Rio Innovation Week movimenta milhões em negócios e conecta empresas e empreendedores às maiores potências que pensam inovação nos mais diversos setores.
Além de famílias inteiras, o estande do Sesc RJ contou com a visita de estudantes, professores, empresários, artistas e representantes da sociedade carioca e de outros estados, dentre eles, Antonio Florencio de Queiroz Junior, Presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Rio de Janeiro e Fecomércio RJ.
Em 2025, a equipe de Educação do Sesc RJ abordou a Robótica em uma perspectiva educacional, apresentando resultados das ações sistemáticas que as equipes de Arte, Ciência e Tecnologia desenvolvem nas unidades. Nesse segmento, destaca-se o Sesc Tijuca, que oferece oficinas regulares de robótica para mais de 400 crianças, jovens e adultos — realizadas na unidade, em instituições parceiras e em territórios do entorno.
Exposição Interativa – Caleidoscópio do Amanhã
O espaço foi composto pela exposição interativa Caleidoscópio do Amanhã: Sesc +Educação à Frente de um Rio Inovador e Tecnológico, que permitiu aos visitantes vivenciarem experimentações sobre o universo da Robótica e suas diversas aplicações.
Inspirado no caleidoscópio — instrumento que, ao girar, rearranja fragmentos em padrões infinitos e belos —, o projeto propôs uma experiência imersiva e interativa que ilustrou a intrínseca conexão da tecnologia sob múltiplas perspectivas.
O caleidoscópio foi utilizado como premissa simbólica da diversidade e da criatividade do Rio de Janeiro, revelando que a robótica e as novas tecnologias da educação atuam como lentes capazes de reorganizar esses elementos, criando formas fascinantes sem perder de vista nossas raízes.
EXPOSIÇÕES – Imersões, Ativações e Interações
Robótica e Ancestralidade – Arena
Espaço dedicado à gamificação, robótica e memória, onde ritmos e sensores “contavam” histórias ancestrais. Foi contabilizada uma quantidade expressiva de experimentos por dia, via dashboard, revelando o interesse do público pela relação entre tecnologia e ancestralidade.
Robôs ao Resgate! Missão em Terreno de Catástrofe – Arena
Nesta arena interativa, as equipes de robótica participantes apresentaram seus robôs de competição em batalhas, além de humanoides programados para desempenhar funções de acordo com os desafios de cada modalidade.
Nichos de Invenções e Impressoras 3D
O estande contou com um espaço interativo onde os visitantes tiveram acesso a protótipos de robótica e à prática básica de fabricação digital.
Vitrines acessíveis por dentro e por fora do estande exibiam impressoras 3D em funcionamento contínuo, além de protótipos desenvolvidos por estudantes e entusiastas, despertando a imaginação do público.
Realidade Virtual – Pilotando Robôs no Metaverso
Com óculos de realidade virtual, os visitantes assumiram o papel de operadores de robôs em ambientes simulados, vivenciando de forma lúdica os desafios de carreiras emergentes ligadas à operação remota de máquinas no mundo digital.
Guardião da Memória – Bibliotecário Robótico
Nesse espaço, cultura, história e tecnologia se encontraram. Um robô interativo 2D assumiu o papel de Guardião da Memória. Inspirado nos acervos do Sesc, ele compartilhou histórias das unidades e do entorno do Rio de Janeiro por meio de um quiz que testava o conhecimento dos usuários.
Mural de Sonhos 2040 – Ideias que Constroem o Amanhã
Um espaço dedicado a imaginar, desejar e compartilhar visões sobre o futuro.
Foi registrado um número significativo de respostas às perguntas e aos questionamentos sobre o que nos torna humanos frente às tecnologias e sobre como cada visitante imaginava o Estado do Rio de Janeiro em 2040 — um futuro não tão distante, mas ainda aberto a grandes transformações.
Navegando o Futuro – Tecnologia e Profissões
Os visitantes puderam fazer uma jornada de descoberta sobre carreiras emergentes do mundo tecnológico.
Por meio de um tour autoguiado, a jornada virtual apresentou as novas profissões do futuro, que estarão presentes no comércio e na sociedade, destacando as soft e hard skills necessárias para a formação desses profissionais. A experiência abriu horizontes para o público — principalmente os jovens —, revelando novas possibilidades no mercado de trabalho.
MEDIAÇÕES E ATIVIDADES
Fabricação Digital e Robótica
Com o uso da impressão 3D e da fabricação digital, os participantes criaram protótipos em mediações que estimularam a criatividade: bottons e chaveiros com a logomarca do Sesc, canetas personalizadas por gravação e atividades de modelagem.
Autômatos, Engrenagens e Invenções
Nessa mediação, os participantes projetaram, construíram, deram vida e levaram para casa autômatos e engenhocas com engrenagens, cames e polias que, quando conectados, geravam movimento — explorando princípios de engenharia aliados à imaginação.
Linguagens e Robótica
Nesta atividade, literatura e interpretação de cordéis se conectaram à tecnologia.
Mostrando como a comunicação clara, a interpretação textual e a estrutura da linguagem são fundamentais para o pensamento computacional, os participantes vivenciaram experiências na área de programação, construíram códigos e, ao final, elaboraram uma literatura de cordel.
Eletrônica e Cotidiano
Nessa mediação, o lúdico (Minecraft) apoiou a exploração da eletrônica do cotidiano, revelando como ela impulsiona dispositivos usados no dia a dia.
Os participantes montaram circuitos simples para a construção de lanternas, compreendendo os princípios da eletrônica, nos quais sensores e atuadores transformam energia em ação.
ATIVIDADES ESPECIAIS
Arduino Lab – Automação e Criatividade para Residências
Atividade voltada para a criação de projetos inteligentes, como a automatização de espaços com circuitos de baixo custo — envolvendo sensores de palmas e potenciômetros —, utilizando a plataforma eletrônica de código aberto Arduino.
Maker Lab – Movimento Maker e Inovação
Atividade baseada na prototipagem de projetos com materiais diversos, resultando em experimentos “mão na massa”, como lançadores de aviões e catapultas de palitos, que serviram de base para projetos rápidos e de baixo custo.
Lab de Invenções – Criatividade e Circuitos
Atividade centrada na transformação de conceitos abstratos em projetos tangíveis, com uso de materiais variados, ferramentas e técnicas de prototipagem.
Utilizando a analogia da joaninha — um inseto pequeno, mas capaz de longos voos, também símbolo do debug (processo de resolver problemas de código) —, os participantes construíram um circuito com movimento, porém sem microcontrolador.
Steam Lab
Atividade dedicada à exploração do universo da Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática de forma prática e divertida. Os participantes criaram protótipos que transformaram ideias em realidade, demonstrando como é possível conduzir energia por meio de materiais simples.
Como lembrança das experiências vivenciadas, os participantes levaram para casa suas criações e os materiais produzidos nas atividades especiais e mediações ao longo do evento.
PAINÉIS – Palco Edutech
A equipe do Sesc RJ, representada por Adriano Rocha, Diogo de Toledo, Carolina Moreira, Fabiana Villar e Maria Antônia Goulart, participou de cinco painéis realizados no Armazém do Kobra, no Palco Edutech. Os debates abordaram temáticas que relacionavam educação, tecnologia e bem-estar social.
Painel – Boas Práticas na Promoção da Cidadania e da Diversidade Cultural em Editais de Fomento à Cultura
O painel apresentou e discutiu como o sentido de pertencimento, o reconhecimento da diversidade e a cidadania cultural vêm sendo traduzidos nos editais, evidenciando os impactos no acesso, na fruição e na produção cultural, em busca de uma sociedade em que a cultura seja um direito de todos.
Painel – O Futuro Humano na Era da Inteligência Artificial / A Saúde, o Trabalho e as Relações na Sociedade Hiperconectada
Debateu-se sobre os impactos da inteligência artificial na saúde, no trabalho e nas relações sociais em uma sociedade hiperconectada, propondo uma reflexão crítica sobre como garantir que o futuro digital preserve a dignidade, a autonomia e o bem-estar humanos.
Painel – Uso da Tecnologia na Educação Formal e Não Formal
O painel discutiu o uso da tecnologia na educação formal e não formal a partir de experiências no Sesc RJ e em uma escola pública do Rio de Janeiro. Mostrou como ferramentas digitais ampliam o acesso, promovem cidadania e reinventam práticas pedagógicas, destacando ainda a tecnologia como meio de inclusão, criação e transformação social.
Painel – Equidade nas Margens / Onde a Inovação Começa
O painel abordou como as margens sociais podem ser espaços férteis de inovação social, cultural e tecnológica. Ao valorizar saberes periféricos, projetos comunitários e práticas não hegemônicas, buscou-se repensar equidade, pertencimento e progresso, defendendo a escuta e a conexão como caminhos para uma inovação verdadeiramente inclusiva.
Painel – Funções Executivas no TDAH / Estratégias Inovadoras para Potencializar Atenção, Memória e Aprendizagem
A palestra abordou as dificuldades relacionadas às funções executivas no TDAH e apresentou estratégias inovadoras para potencializar atenção, memória e aprendizagem. Foram discutidos métodos científicos para aprimorar autorregulação, planejamento e flexibilidade cognitiva, com o objetivo de oferecer ferramentas práticas para educadores.
IMPULSIONAMENTO – Equipes de Robótica
Neste evento, o Sesc, por meio da Gerência de Educação, impulsionou a participação de três equipes de robótica ao longo do torneio produzido pela Robocore. Os resultados obtidos foram:
Equipe Jaguar – 1º lugar na categoria Bettleweight – Batalha de Robôs nível 2
Equipe Ezodium – 2º lugar na categoria Bettleweight – Batalha de Robôs nível 3
Equipe Ardutec – 3º Lugar na categoria Bettleweight – Batalha de Robôs nível 6
RESULTADOS, DESDOBRAMENTOS, IMPACTOS E LEGADOS
1. A equipe Sesc RJ participou de cinco painéis no Palco Edutech, no Armazém do Kobra;
2. O espaço Sesc funcionou durante os quatro dias de evento, por 11 horas diárias, no Armazém 3;
3. Foram realizadas 44 horas de atividades;
4. Aproximadamente 60.000 pessoas passaram pelo estande;
5. Estrutura composta por 7 espaços imersivos;
6. Realização de 8 oficinas por dia, totalizando 32;
7. Cerca de 1.500 interações registradas via dashboard;
8. Ativação com 15 robôs;
9. Impulsionamento na participação de três equipes de robótica, classificadas em 1º, 2º e 3º lugares;
10. Acessibilidade garantida para pessoas cadeirantes, com intérprete de Libras e ledor em Braille;
11. Cadastro de inscrições para oficinas que serão promovidas na unidade Tijuca;
12. Excelente receptividade do público, com formação de filas para participação nas atividades;
13. As atividades e temáticas apresentadas no espaço continuarão integrando as programações nas unidades;
14. O acervo — composto por nichos com experimentos e protótipos, caleidoscópio com vídeos imersivos, caderno de mediação, bancadas e experimentos produzidos, robôs listados no inventário e caixas de kits estruturados — permanecerá como legado para o Sesc.
PARCERIAS
Universidades
ODU STUDIOS – Universidade Federal do Rio de Janeiro
CEFET/RJ – Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca
EQUIPES DE ROBÓTICA
Equipe Jaguar – Instituto Federal do Rio de Janeiro
Equipe Ezodium – Equipe Barra do Piraí
Equipe Ardutec – Faetec/RJ
Equipe F5 – Petrópolis (equipe de garagem)
Fotógrafos: Helio Melo / Claudia Dantas / Sylvio Loureiro
…………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………..
NA MÍDIA
Instagram O que fazer no Rio
https://www.instagram.com/p/DNT0UPkOT5c/
Instagram Rio Innovation Week e Sesc Rio
https://www.instagram.com/reel/DNY-Bftu6W6/?igsh=MWprMGgzMnU5bG5odg==
https://www.instagram.com/reel/DNTTJlaAD2r/?igsh=ZmE4eXh5NjdyOTU5
…………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………..
Fique por dentro das iniciativas do Sesc RJ clicando aqui e acompanhando nossas redes (YouTube, Instagram e Facebook). #SescRJEducação