Ao longo de mais de 25 anos, o Sesc RJ tem se destacado por suas ações voltadas à divulgação científica. Com centenas de programações e projetos temáticos, a instituição busca constantemente explorar as interseções entre as diversas áreas da ciência e da tecnologia, bem como suas relações com a cultura e a sociedade, em prol de uma educação diversa, antirracista, anticapacitista e que valorize a apropriação sociocultural da ciência e da tecnologia.
Promover ações socioeducativas que contribuam para o bem-estar social e a qualidade de vida da população é um dos pilares da instituição. Por essa razão, por meio do projeto Arte, Ciência e Tecnologia, o Sesc RJ irá colaborar com a programação do AstroCAP, realizado no CAp-UERJ no sábado, dia 20 de setembro, das 8h às 12h30.
O AstroCAP é uma atividade de extensão do Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira (CAp-UERJ), com apoio institucional da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). A iniciativa surgiu a partir do grande interesse dos estudantes pela Astronomia e de seu reconhecido potencial interdisciplinar.
O evento conta com parcerias internas e externas que oferecem oficinas e atividades voltadas ao público participante. Seu objetivo principal é proporcionar uma manhã de imersão no universo da Astronomia, promovendo a divulgação científica e demonstrando como os conteúdos das diferentes disciplinas básicas podem ser aplicados no estudo dessa ciência. Aberto à comunidade interna e externa ao Instituto, o encontro busca integrar saberes, estimular a curiosidade científica e aproximar a Astronomia do cotidiano dos participantes.
No dia 19, será realizada uma formação sobre mediação para estudantes e professores do CAp-UERJ, abordando diferentes processos de mediação educativa. A atividade terá como mote a apresentação de propostas inspiradas no acervo do Sesc RJ A Ciência dos Dias, exposição elaborada e desenvolvida pelo PequenoLab (Laboratório de Experiências em Arte, Ciência e Tecnologia), a partir do livro Como nascem os dias?, de Filipe Machado, cofundador do laboratório.
No dia 20, a exposição abordará questões relacionadas ao Sistema Solar, por meio dos módulos “Como nascem os dias?”, “Universo”, “Movimento” e “Rotação e Translação”. A mostra convida os participantes a refletirem sobre o Sol como fonte de energia e origem do tempo, além de discutir como, desde os tempos antigos, os seres humanos criam formas de acompanhar os ciclos do dia, da noite e das estações. A mediação será realizada pela equipe do PequenoLab e por estudantes do CAp-UERJ.
O acervo conta com recursos de acessibilidade, incluindo informações de fácil percepção, relevos e texturas que favorecem o contraste ao toque e garantem acesso a pessoas cegas e com baixa visão; proporção e altura das experiências que permitem a interação de pessoas de diferentes estaturas; além de interações táteis e legendas em braile no totem informativo.
Convidamos estudantes, educadores e toda a comunidade a participarem dessa experiência que une arte, ciência e tecnologia em uma proposta educativa, acessível e transformadora. Trata-se de uma oportunidade para descobrir novos olhares sobre o universo, ampliar conhecimentos e fortalecer vínculos entre educação, cultura e sociedade. Venha se inspirar, aprender e compartilhar conosco essa jornada pelo cosmos!
…………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………..
Fique por dentro das iniciativas do Sesc RJ clicando aqui e acompanhando nossas redes (YouTube, Instagram e Facebook). #SescRJEducação