Sesc Ramos

Sesc Ramos 3

Confira a programação de abril do Sesc Ramos

ACT Exposição Saltando Além do Brejo Desvendando Mitos sobre Anfíbios – A exposição trata da desmistificação de crenças populares negativas sobre os anfíbios, envolvendo explicações simples e didáticas acerca de sua biologia, fisiologia e comportamento, além da valorização do conhecimento etnobiológico de povos tradicionais, contando com exemplares de anfíbios preservados da coleção didática do LAR-UFRJ.
Dia 30/04 (Segunda a sexta) – 08h às 20h

ACT Visita mediada Saltando Além do Brejo Desvendando Mitos sobre Anfíbios – A mediação será realizada pelo monitor que realizará uma abordagem que vai tratar da desmistificação de crenças populares negativas sobre os anfíbios, envolvendo explicações simples e didáticas acerca de sua biologia, fisiologia e comportamento, além da valorização do conhecimento etnobiológico de povos tradicionais, contando com exemplares de anfíbios preservados da coleção didática do LAR-UFRJ.
Dia 30/04 (Terça a sexta) – 10h às 16h

ACT Exposição Física Acessível Entre Nessa Onda – A exposição pretende desenvolver conteúdos relacionados à ótica, área da Física que estuda a Luz, sua natureza, suas propriedades e suas aplicações, com a perspectiva de superar o desafio de transformar conceitos abstratos como comprimento de onda, frequência, espectroscopia e radiação eletromagnética em conteúdo acessível para o público das escolas públicas da região de Ramos e com implementações em acessibilidade.
Dia 30/04 (Terça a sexta) – 10h às 17h

ACT Gerações Conectadas Rodas de Conversa sobre Letramento Digital – As rodas de conversa desenvolvidas pela equipe do Olabi, que desenvolve trabalhos relacionados à Educação pelo viés da diversidade, inclusão e equidade na tecnologia e inovação, vai propor diálogos e reflexões sobre os usos de ferramentas digitais e as implicações destes nas relações sociais e culturais.
Dia 02 e 09/04 (Terça) – 10h às 12h e 14h às 16h

ACT Gerações Conectadas oficina sobre usos de aparelhos smartphone – A oficina vai propor que o público participante aprenda sobre os usos de aparelhos celulares smartphones, desde as operações básicas do telefone, até o uso de aplicativos e internet, possibilitando que os participantes se apropriem, por meio da prática, dos usos cotidianos de ferramentas tecnológicas e dos impactos sociais e culturais, que estas ocasionam.
Dia 16 a 30/04 (Terça e quinta) – 10h às 12h e 14h às 16h

ACT Roda de Conversa Papo Ciência – A roda de conversa tem a perspectiva de apresentar ao público a websérie Papo Ciência, disponível no canal do Sesc RJ no YouTube, promovendo diálogos sobre a importância do conhecimento científico, aproximando a ciência das práticas cotidiana dos participantes.
Dia 28/04 (Sábado e domingo) – 14h e 16h

ACT Lab Maker Experimentações Científicas – A atividade vai propor experimentos científicos, a partir da exibição dos episódios da webserie Papo Ciência, disponível no canal do Sesc RJ no YouTube e no Portal da Educação do Sesc RJ. A realização vai propor que o público se aproxime do método científico, que é uma maneira de explorar o mundo ao seu redor, por meio da realização de experimentos que seguem etapas de observação do método, formulação de hipóteses, realização do experimento e a aceitação ou rejeição da hipótese que foi formulada.
Dia 28/04 (Sábado e domingo) – 13h às 17h

ACT Exposição Interativa Vivendo o Universo da Robótica – A exposição interativa vai apresentar um pouco das atividades realizadas na área de Arte, Ciência e Tecnologia, mostrando de forma lúdica e educativa a relação existente entre artes, ciências e o meio em que vivemos, a partir dos usos de ferramentas relacionadas à novas tecnologias que envolvem robótica, programação, criação de protótipos e impressão 3D. Locais: quartas em escolas públicas e sábados na unidade Ramos.
Dia 17 a 27/04 (Quarta e sábado) – 13h às 17h

ACT Lab Maker oficina de Robótica com programação em Arduino – A oficina vai oportunizar que os participantes realizem seus projetos de robótica por meio da programação utilizando Arduino, com objetivo de ampliar seus conhecimentos sobre o movimento Maker, que prega o “faça você mesmo”, ao mesmo tempo que se apropriem de conceitos de física, matemática, programação e robótica, por meio do uso do Arduino, plataforma programável de prototipagem eletrônica de placa única e hardware livre.
Dia 17 a 27/04 (Quarta e sábado) – 14h às 16h

ACT Exposição interativa a ciência das cores – A exposição é composta por um minilaboratório que conta com equipamentos como becker e tubos de ensaio, para oportunizar que o público investigue pigmentos naturais, passando por todas as etapas de um laboratório, desde experiências com PH e de criação de tintas existentes na natureza.
Dia 20/04 (Sábado) – 09h às 15h

ACT Consciências Roda de Conversa sobre a herança Africana na Pequena África – A roda de conversa, ministrada por Cosme Felippsen, liderança local, morador do Morro da Providência, guia de turismo e mediador cultural, acontecerá no Circuito da Herança Africana na Pequena África, considerado um importante roteiro para contar não só a história da escravidão, mas também das culturas e resistências afro-brasileira.
Dia 26/04 (Sexta-feira) – 14h às 16h

Local: Sesc Ramos.

Fique por dentro das iniciativas do Sesc RJ clicando aqui e acompanhando nossas redes (YouTubeInstagram e Facebook). #SescRJEducação

Crédito da foto: Erbs Jr.

© Copyright Portal da Educação Sesc RJ 2024 - Todos os direitos reservados | Serviço Social do Comércio – Rio de Janeiro