Centro de Educação Infantil – Sesc Niterói inicia “Projeto Bilíngue – Infâncias em Descoberta” com atividades de Inglês e Espanhol
Desde setembro, o Centro de Educação Infantil do Sesc Niterói vive uma etapa repleta de descobertas. O Projeto Bilíngue – Infâncias em Descoberta introduziu o personagem Lelo Ramírez Montoya, que chegou à escola despertando curiosidade e encantamento nas crianças pela língua espanhola. Em outubro, essa proposta se ampliou com atividades de Inglês e Espanhol, reafirmando o compromisso do Sesc RJ com uma educação humanizada, lúdica e conectada às múltiplas linguagens da infância.
“Sempre trabalhei com ludicidade com públicos de todas as idades, mas criar um personagem como ferramenta de aprendizagem foi uma grande virada na minha trajetória como educador. A recepção das crianças e da equipe foi muito emocionante.” — Leandro Capilluppi, instrutor de espanhol do Centro de Educação Infantil – Sesc Niterói.
UM PERSONAGEM QUE ACOLHE E DESPERTA CURIOSIDADE
Lelo foi apresentado às turmas por meio de cartas, nas quais contava que viria aprender português com as crianças. Desde então, sua presença transformou momentos cotidianos — como a contagem diária de presenças — em experiências bilíngues ricas e divertidas. Em uma das turmas, a contagem em espanhol, mediada pela professora Débora, levou as crianças a repetirem os numerais, fortalecendo as vivências espontâneas da nova língua.
As reações foram diversas: curiosidade com o sombrero, encantamento com o traje, perguntas sobre sua fala “diferente” e abraços espontâneos. Na turma Algodão Doce, após a contação de histórias, a estudante Odara assumiu o papel de professora de Lelo, ensinando-lhe português, enquanto Cecília, em outra turma, atuou como “tradutora”, revelando protagonismo e cooperação. Às segundas-feiras, o personagem recepciona famílias e crianças na entrada da escola, tornando o início da semana mais leve e reforçando vínculos afetivos.
“A inserção da língua estrangeira na rotina da escola tem acontecido de forma interativa e lúdica. Além de dialogar com os eixos que estruturam o currículo e a proposta pedagógica da Educação Infantil, definidos pela legislação brasileira, essa vivência amplia um aspecto essencial do desenvolvimento infantil: a comunicação. As crianças constroem laços culturais, exercitam a curiosidade e, a cada encontro, descobrem novas possibilidades por meio desse contato brincante com a língua estrangeira, integrado ao seu cotidiano escolar.” — Rafael Neri, coordenador pedagógico do Centro de Educação Infantil – Sesc Niterói.
ATIVIDADES E EDUCAÇÃO PARA ALÉM DA LÍNGUA
A partir de outubro, atividades de Inglês e Espanhol passaram a integrar o cotidiano da escola. Mais do que ensinar um novo idioma, a proposta amplia horizontes, promove interações culturais e fortalece vínculos.
Inspirado em Paulo Freire, que defendia a educação como prática de liberdade, o projeto entende a linguagem como mediação de encontros e construção de sentidos coletivos. Dialoga também com a visão de Vygotsky sobre a aprendizagem como processo social, no qual o contato com o outro possibilita avanços no desenvolvimento. Loris Malaguzzi contribui com a ideia das cem linguagens da infância, estimulando a expressão múltipla e criativa, enquanto William Corsaro destaca o protagonismo infantil nas culturas de pares — algo evidente quando as crianças assumem papéis de professoras ou tradutoras nas interações com Lelo.
“O contato com uma língua estrangeira na Educação Infantil amplia o repertório das nossas crianças, favorece a abertura cultural desde cedo e estimula o desenvolvimento cognitivo. Espero que essa inserção enriqueça a rotina escolar, fortalecendo a curiosidade, a criatividade e a autonomia, além de ampliar suas formas de expressão.” — Wanessa Abal, diretora do Centro de Educação Infantil – Sesc Niterói
Essa iniciativa conecta-se à missão e aos valores do Sesc RJ, que valorizam inovação, inclusão, cooperação e excelência. Ao promover experiências bilíngues de forma lúdica e integrada ao cotidiano, o Centro de Educação Infantil reafirma seu compromisso com uma educação que une afeto, escuta e imaginação, transformando o aprender em um ato de encontro e descoberta.
“Criamos pontes culturais, sempre com a ludicidade como fio condutor.” — Antônio Marcos, instrutor de inglês do Centro de Educação Infantil – Sesc Niterói.
…………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………..
Fique por dentro das iniciativas do Sesc RJ clicando aqui e acompanhando nossas redes (YouTube, Instagram e Facebook). #SescRJEducação