IV Conferência das Infâncias: ciência além dos laboratórios!

IV Conferência das Infâncias: ciência além dos laboratórios!

No dia 18 de setembro, reunimos 550 crianças no Sesc Nova Iguaçu em um evento muito esperado e significativo, desenvolvido a partir da autoria, das pesquisas e do protagonismo das turmas.

 

 

As unidades participantes foram: Nova Iguaçu, Niterói, São João de Meriti, Duque de Caxias, Madureira, Tijuca (com Sesc +Infâncias e CREI) e Ramos.

 

 

Quando pensamos em ciência, é comum imaginar laboratórios cheios de equipamentos, pessoas de jaleco, tubos de ensaio e fórmulas complexas. No entanto, a ciência é muito mais do que isso e não está distante de nós. Ela está presente nas ruas, nas comunidades, nas escolas, nas casas, nas florestas. Ciência se faz sempre que alguém observa, pergunta, investiga e aprende.

 

 

O letramento científico começa com a curiosidade — um gesto simples, mas poderoso, de querer entender e transformar o mundo. Fazer ciência é, sobretudo, um ato coletivo e, na infância, manifesta-se no brincar e na interação.

 

 

A ciência precisa ser viva, pulsar no diálogo, na diversidade e na experimentação. É no encontro entre ciência e vida que o conhecimento realmente transforma. Por isso, é necessário ampliar e ressignificar onde e quem faz ciência. Esse foi o objetivo principal da IV Conferência das Infâncias.

 

 

O evento contou com os espaços brincantes: tem ciência na música, tem ciência nos alimentos, tem ciência na natureza, eu faço ciência, tem ciência na comunicação e tem ciência no brincar. As crianças circularam de acordo com seus interesses. Além de jogos, participaram de oficinas, experiências e exposições — todas planejadas, confeccionadas e mediadas por elas próprias.

 

 

 

 

O momento mais marcante aconteceu no teatro, com comunicações orais e apresentações artísticas — brincadeiras cantadas, danças e esquetes teatrais. Recebemos ainda dois convidados especiais: Xande, o menino que planta árvores no Parque Municipal Natural de Nova Iguaçu, e o Colégio Estadual Compositor Luiz Carlos da Vila, com um esquete teatral inspirado no seriado Chaves.

 

 

Cada momento foi apresentado pelas crianças que, ao final, receberam um certificado que, muito além de um papel, simboliza que criança faz ciência!

 

…………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………..

 

 

Fique por dentro das iniciativas do Sesc RJ clicando aqui e acompanhando nossas redes (YouTubeInstagram e Facebook). #SescRJEducação

© Copyright Portal da Educação Sesc RJ 2025 - Todos os direitos reservados | Serviço Social do Comércio – Rio de Janeiro