Convidamos para a 2ª Roda de Conversa Saúde Mental e População Negra, do NEABI Sesc RJ
A saúde é atravessada pelo social, e o sofrimento psíquico é um problema político que nos convoca a reconhecer nossos corpos como corpos políticos, afetados e mobilizados pelas estruturas que moldam a sociedade. Pensar saúde a partir da Psicologia e dos Direitos Humanos é compreender que ela não se limita ao físico ou mental, mas também envolve o espiritual e o social, especialmente quando falamos da população negra, cuja trajetória é marcada por violências que atravessam a vida de ponta a ponta. O racismo estrutura as relações, limita acessos e mata — não apenas pelo fuzil do Estado, mas pela negação cotidiana do bem viver. Em meio a um cenário de opressões, é preciso construir coletivamente estratégias de cuidado, baseadas na esperança, no afeto, na fé e na comunidade.
Nesta 2ª Roda de Conversa, cujo tema é Saúde Mental e População Negra, participarão Carolina Torelli (Psicóloga e Mestre em Relações Étnico-Raciais pelo Cefet-RJ) e Wilson Lima (Psicólogo, Pesquisador e Mestre em Relações Étnico-Raciais pelo Cefet-RJ).
A Roda de Conversa acontecerá no dia 22 de outubro (quarta-feira), às 14h, no Sesc Madureira II – Shopping dos Peixinhos, na Zona Norte do Rio, local onde o NEABI está sediado.
Mas o que é um NEABI?
Os NEABIs fazem parte de um conjunto de políticas afirmativas relacionadas ao cumprimento das Leis nº 10.639/2003 e nº 11.645/2008, que tornaram obrigatório o ensino de História e Cultura Africana, Afro-brasileira e Indígena nas escolas de todo o Brasil.
Esses núcleos são existentes em diversas instituições acadêmicas do país, e seu objetivo é fomentar a formação, a produção de conhecimentos e a realização de ações que contribuam para a valorização da história, das identidades e culturas negras, africanas, afrodescendentes e dos povos originários para a superação de diferentes formas de discriminação étnico-racial.
O Sesc RJ é o primeiro Sesc do Brasil a criar um núcleo com essa finalidade; e está sediado em Madureira, no Sesc Madureira II.
Na instituição, a iniciativa promoverá grupos de estudo, cursos e oficinas, rodas de conversa e palestras, seminários, publicações e outras atividades complementares ao longo do ano, fortalecendo o compromisso com uma educação plural e inclusiva.
Confira abaixo a programação de rodas de conversas previstas para este ano.
SERVIÇO
NEABI Sesc RJ – Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígena
Local: Sesc Madureira II – Shopping dos Peixinhos
Endereço: Avenida Ministro Edgard Romero, 81, Madureira – Rio (4º andar)
Programação gratuita
Classificação: 16 anos
SUJEITO À LOTAÇÃO
PROGRAMAÇÃO 2025 – NEABI SESC RJ
22/10, às 14h | Roda de conversa: Saúde mental e população negra
Carolina Michaella Borges Torelli – psicóloga e mestre em Relações Étnico-Raciais pelo Cefet-RJ.
Wilson Lima – psicólogo e pesquisador, mestre em Relações Étnico-Raciais pelo Cefet-RJ.
Mediação: Roberto Borges
05/11, às 14h | Roda de conversa: As comissões de heteroidentificação e os NEABIs: reflexões necessárias
Renan Moutinho – professor e pós-doutor pela Uerj.
Mariana Brito – presidente do Fórum de NEABIs do Cefet-RJ e doutora em Geografia pela UFRJ.
Mediação: Roberto Borges
19/11, às 14h | Roda de conversa: Amor, afeto e relações raciais
Roberto Borges – professor doutor e membro da AINALC e do CLACSO.
Carlos Matheus – ator e comunicador, integrante do projeto cultural Paulo da Portela.
Mediação: Roberto Borges
…………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………..
Fique por dentro das iniciativas do Sesc RJ clicando aqui e acompanhando nossas redes (YouTube, Instagram e Facebook). #SescRJEducação