1º Fórum das famílias do Sesc Nova Iguaçu

1º Fórum das famílias do Sesc Nova Iguaçu 2

Por Amanda da Paixão Montenegro

O Fórum expressa o resultado de um processo voltado ao fortalecimento e participação efetiva da comunidade escolar. Assim como é prática perene com as crianças, fomentamos articulações que alternem o protagonismo na proposição de ideias e atividades. Aos poucos, o Fórum foi ganhando forma e apresentando os interesses das famílias.

Desde junho, criamos estratégias para reunir temáticas que desejavam aprofundar. Em novembro, realizamos um “Entre nós”, e divulgamos a data definida para o I Fórum das famílias. As famílias votaram e escolheram os assuntos: educação socioemocional e como criar crianças sem preconceitos? Grupos se formaram, criaram possíveis logos e com uma votação virtual, escolhemos qual delas representaria o evento. Além disso, montamos uma comissão com mães e pais que nos ajudaram no planejamento e na organização de todo o evento.

Sendo assim, no dia 08 de dezembro realizamos o I Fórum das famílias do Sesc Nova Iguaçu, em parceria com o ACT – Arte, Ciência e Tecnologia. Reunimos, no total, 145 famílias. Pela manhã, tivemos uma palestra com a Bianca Reis (criadora do Espaço Aprender Mancala, pedagoga, psicopedagoga clínica e institucional) e à tarde com a Claudia Queiroz, Doutora em Educação pelo Proped/UERJ (Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro), professora de Educação Física do Município do Rio de Janeiro – SME (Secretaria Municipal de Educação), formadora da equipe da Gerência de Ed. Infantil da Escola de formação Paulo Freire – EPF/SME, especialista em Psicomotricidade – UERJ, especialista em Ed. Física Escolar – UFF e formação em Prática Psicomotora Aucouturier.

Além de ouvir as especialistas, as famílias tiraram dúvidas e relataram experiências. Foi um dia de trocas, desabafos, escuta sensível e olhar empático!

Tivemos também, exposições das crianças sobre os assuntos do Fórum que foram abordados anteriormente. Elas expressaram as suas opiniões e os sentimentos perante fotografias. Além disso, as turmas da Educação Infantil e do Sesc+ Infância desenharam as suas famílias e com esse material, montamos a palavra “Sesc”, destacando a inclusão e a diversidade que são transversais em nosso dia a dia.

Estamos muito felizes com tudo o que vivenciamos. Pretendemos continuar e aprofundar essa proposta tão necessária e enriquecedora para as famílias.

© Copyright Portal da Educação Sesc RJ 2024 - Todos os direitos reservados | Serviço Social do Comércio – Rio de Janeiro