Acolher para fortalecer

Acolher para fortalecer 5

Volta às aulas da Educação Infantil do Sesc Niterói

A cada ano que se inicia numa escola, renasce o esperançar em um mundo melhor e mais amoroso.

O primeiro contato que temos é com as famílias, que chegam até nós à procura de uma vaga para suas crianças. E até que isto se concretize, um longo caminho é percorrido – da abertura do edital à assinatura do contrato de matrícula.

Por esta razão, nosso Encontro de Acolhimento é especialmente dedicado a essas pessoas que buscam uma Educação Integral permeada pelo afeto, pelo compromisso com as infâncias e pelo respeito incondicional ao brincar.

Estiveram presentes 84 responsáveis, de um total de 87 crianças matriculadas em tempo integral, um público grande e animado!

Começamos com a recepção afetuosa da gestão da unidade, Vera Lúcia Tinoco e Denizes Fonseca, seguida da apresentação cultural dos músicos, Luciana Amoêdo e Davi Maia, pais de Vinícius, de 5 anos, e um solo de dança de Danielle Lopes, mãe de Maria Flor, também de 5 anos. Esse trio emocionou a plateia e, certamente, inspirou mais familiares a mostrarem seus dons, seja na arte, na culinária, no artesanato, ou em qualquer habilidade que possam compartilhar em diferentes momentos.

Tivemos a participação de Cristiane Tavares, analista de Educação em Saúde da unidade Niterói, com um novo projeto para acompanhar o desenvolvimento das crianças, orientando as famílias para prevenção e cuidados com a saúde dos pequenos. Partindo da nutrição escolar, uma das prioridades de nossa escola, a nutricionista, Sabrina Paixão, se disponibilizou a orientar as famílias de crianças que apresentam alergias, intolerâncias ou seletividade alimentar, guiada pelo mapa que a escola já construiu através do diálogo e da pesquisa com cada família. Cada detalhe pensado para trazer segurança e confiança, principalmente numa escola de tempo integral.

Conversamos sobre a proposta pedagógica da escola, sobre as atividades e exibimos as lindas fotos do dia a dia com as crianças e, para demonstrar a realidade desta prática, tivemos o ponto alto desse encontro com os depoimentos de pais e crianças que concluíram a Educação Infantil no ano passado e voltaram, especialmente, para contar suas vivências. Foi emocionante perceber o quanto esse lugar importa em suas vidas! Ingrid e Bruno Liberato, com seu filho, Luar, encheram nossos corações de alegria!

Como um último destaque, porém não menos importante, os profissionais que compartilham o fazer cotidiano da Escola Sesc Niterói: a coordenadora pedagógica Anne Gladys, a secretária Wanessa Abal, além das professoras e dos professores que demonstraram uma integridade técnica e comportamental potente em suas apresentações às famílias. Era possível ver em seus olhos, enquanto falavam sobre suas experiências nesse espaço de aprendizagem, o conhecimento teórico e prático da proposta que nos move. Podemos dizer que estamos bem alinhados com a ideia Paulo Freire: “é fundamental diminuir a distância entre o que se diz e o que se faz, de tal forma que, num dado momento, a tua fala seja a tua prática”.

Que o ano de 2023 seja tão inspirador quanto esse encontro e que os laços entre família e escola sejam fortalecidos e ampliados! Estamos plenos de gratidão!

Sejam bem-vindos à nossa escola!

Por Claudia Tona
Diretora Escola Sesc Niterói

 

 

 

 

 

© Copyright Portal da Educação Sesc RJ 2025 - Todos os direitos reservados | Serviço Social do Comércio – Rio de Janeiro