Descolonizando o conhecimento: racismo e estratégias de resistência
O projeto CONSCIÊNCIAS da área de Educação do Sesc RJ lança um ciclo de palestras, que acontecerá do dia 06 de junho ao dia 13 de julho, visando contribuir para a desconstrução e discussão das questões referentes à raça e ao racismo estrutural brasileiro. Ministradas por Obirin Odara, pesquisadora sobre colonialidade, racismo, branquitude, tempo e novas tecnologias. O ciclo é gratuito e está com as inscrições abertas.
Diante a complexidade das relações raciais no Brasil, o estudo sobre relações raciais se faz necessário não somente para compreender a estrutura que produz a desigualdade entre brancos, negros e indígenas no país, mas, sobretudo, porque impacta a dimensão subjetiva e formação das identidades de forma violenta para aqueles que são não-brancos.
Por essa razão, a valorização positiva da etnicidade negra e indígena passa por uma análise crítica da realidade, considerando a modernidade/colonialidade que nos forja como sujeitos, onde o conhecimento sobre esses aspectos desvela as possibilidades para a construção de alternativas de intervenção nessa realidade estruturalmente racista.
Este ciclo tem como objetivo discutir questões referentes à raça, desigualdade racial e racismo, a partir de uma outra perspectiva, onde não apenas o negro e o indígena sejam objetos de reflexão, mas a própria branquitude como uma identidade construída a partir da negação do Outro.
Assim, almejamos consolidar discussões relevantes acerca da ancestralidade, aquilombamento e valorização das identidades flageladas pela violência colonial.
Confira a programação completa aqui.
Mediadora: Obirin Odara
É pesquisadora sobre colonialidade, racismo, branquitude, tempo e novas tecnologias. É mestra em Políticas Sociais pela Universidade de Brasília e doutoranda em Filosofia pela UFRJ. Compõe o time do StudioKrya – um estúdio multimacedado que visa ampliar o horizonte do futuro negro e periférico a partir da perspectiva ancestral acerca da tecnologia.