Sesc Madureira I

Sesc Madureira I 2

Programação de abril do Sesc Madureira I

ACT Oficina Gerações Conectadas – A oficina Gerações Conectadas propõe ao público a inclusão social e digital através de atividades em rede, utilizando como ferramenta a linguagem virtual presente nos computadores, smartphones e tablets. Nossa principal finalidade é fazer com que os participantes se tornem cada vez mais protagonistas na produção e consumo consciente de conteúdos nas redes virtuais.
Dia 30/04 (Terça, quarta e sexta-feira) – 10h às 12h / 13h às 15h

ACT Oficina Fotografia Digital – A oficina busca desenvolver a análise e técnica fotográfica, esclarecendo algumas questões para melhorar a qualidade de uma foto através do enquadramento, luz e foco, utilizando como recurso os programas digitais.
Dia 27/04 (Sábado) – 13h às 15h

ACT Roda de Conversa Papo Ciência – Na dinâmica da atividade serão exibidos e contextualizados episódios da webserie Papo Ciência, disponível no canal do Sesc RJ (Portal da Educação) e no YouTube, apresentando ao público a difusão da ciência com uma linguagem leve e acessível.
A atividade será realizada em escolas públicas da região com a finalidade de divulgar o projeto ACT do Sesc Rio aos educadores e demais profissionais da educação, além de potencializar/fortalecer nossas parcerias.
Dia 24/04 (Quinta-feira) – 18h às 20h

ACT Curso Formação de Professores – Prevenção e combate ao cyberbullying: plataformas digitais que auxiliam o planejamento de atividades escolares para a melhor vivência entre os alunos – O curso tem a finalidade de apresentar aos professores e educadores plataformas digitais que auxiliam o planejamento de atividades escolares, capazes de sensibilizar os alunos ao respeito e a empatia, compreendendo a importância da prevenção e combate ao cyberbullying.
Dia 23 a 30/04 (Terça-feira) – 8h às 12h / 13h às 16h

ACT Palestra Como identificar, prevenir e combater o cyberbullying no ambiente escolar – A palestra apresenta aos alunos, educadores e professores práticas e informações capazes de identificar e combater a modalidade virtual do bullying, promovendo a conscientização e empatia no ambiente escolar.
Dia 17 a 24/04 (Quarta-feira) – 10h às 11h / 14h às 15h

ACT Exposição Roda de Invenções – A exposição interativa convida o público a experimentação criativa através de materiais dispostos, capazes de proporcionar atividades educativas para diferentes idades.
Dia 14/04 (Domingo) – 13h às 20h

ACT Consciências: Visita Mediada Árvore de Baobá e a Ancestralidade Africana – A visita mediada apresenta ao público a instalação do artista plástico Davi Lourenço em formato de árvore de baobá, símbolo sagrado para os povos africanos e importante fonte de resistência ancestral.
Com cerca de 2m de altura a instalação artística consiste em uma estrutura metálica, revestida de materiais reciclados, representando o baobá, a ser utilizada como importante instrumento para contação de histórias voltadas à educação antirracista e ao letramento racial. / Em parceria com a Biblioteca, a instalação artística estará exposta no setor junto aos livros com temas afro-brasileiros, incentivando o público à leitura e ao conhecimento de nossas raízes ancestrais.
Dia 30/04 (Terça a sexta-feira) – 9h às 19h

ACT Consciências: Curso Preparatório de Mestrado e Doutorado para Pessoas Negras e Periféricas – O curso visa capacitar pessoas negras (o maior grupo étnico racial no Brasil, podendo se estender a outros grupos sociais excluídos), com o intuito de promover a representatividade do corpo discente e docente em busca de uma pós-graduação mais plural e uma sociedade mais igualitária, mitigando, assim, os efeitos do racismo estrutural, sobretudo, nos locais de produção do conhecimento.
Voltado para pessoas de todas as áreas que querem ingressar em uma pós-graduação stricto sensu (mestrado ou doutorado), o curso abordará a escrita de projeto de pesquisa, estratégias para a entrevista, criação e preenchimento do Currículo Lattes, estrutura básica do projeto de pesquisa, escrita de revisão de literatura/referencial teórico e o desenvolvimento de uma boa metodologia.
Dia 27/04 (Sábado) – 9h30 às 17h30

ACT Consciências: Palestra Combatendo o Racismo Estrutural e seus Impactos na Educação Brasileira – A palestra apresenta ao público a importância do letramento racial e dos valores éticos enquanto ferramenta de combate ao racismo estrutural, contribuindo para a formação cidadã de todos, proporcionando uma melhor prática na convivência das relações étnico-raciais no ambiente escolar.
Dia 25/04 (Quinta-feira) – 13h às 15h

Local: Sesc Madureira I.

Fique por dentro das iniciativas do Sesc RJ clicando aqui e acompanhando nossas redes (YouTubeInstagram e Facebook). #SescRJEducação

© Copyright Portal da Educação Sesc RJ 2024 - Todos os direitos reservados | Serviço Social do Comércio – Rio de Janeiro