No mistério do sem-fim
Cecília Meireles
No mistério do sem-fim
equilibra-se um planeta.
E, no planeta, um jardim,
e, no jardim, um canteiro;
no canteiro, uma violeta,
e, sobre ela, o dia inteiro,
entre o planeta e o sem-fim,
a asa de uma borboleta.
Por Claudia Tona
Existe um antigo mantra indiano sobre o meio-ambiente que diz: “eu sou todo em ti, tu és todo em mim.” Todos os seres da natureza estão interligados, são interdependentes. As crianças sabem bem disso desde que chegam ao nosso planeta. Elas são unas com a água, a terra, o fogo, o ar e o éter, misturando-se à natureza o tempo todo. Por isto amam o chão. Ao crescerem, vão se desconectando lentamente, até que o intelecto supervalorizado nos tempos atuais, aliado à competitividade imposta pela sociedade, leva ao esquecimento da mãe terra que nos acolhe.
Em contrapartida, vários educadores em todo o mundo vêm destacando a necessidade de um retorno à natureza, às nossas raízes e o quanto as experiências das crianças nos espaços naturais contribuem para o seu desenvolvimento físico, emocional e mental, ampliando a afetividade nas relações entre elas e o universo.
A prática pedagógica desenvolvida na Educação do Sesc valoriza essa conexão com a Natureza, até porque não é preciso nem sequer estimular as crianças, pois elas já são espontaneamente atraídas para a terra.
As turmas da Escola Sesc Niterói estão sempre em verdadeiras expedições exploratórias, pisando na terra, observando as formas e cores da vegetação e dos insetos, ouvindo o canto dos pássaros, percebendo os aromas, respirando o ar mais purificado e dando asas à imaginação – curiosos que são – com as hipóteses que levantam sobre a vida desses elementos e seres que fazem parte de nós.
A sequência de fotos mostra a Turma das Ideias, do Sesc+ Infância, contemplando e experimentando esse ambiente repleto de vida, onde sentem-se pertencentes ao mesmo lar.
Para saber mais sobre o tema, leia o Manifesto por escolas com mais natureza, completo em português: https://criancaenatureza.org.br/wp-content/uploads/2022/10/Portuguese-SalzburgGlobal_Statement_Global_Lessons.pdf
Fotos: Anne Gladys