Abertura do projeto CONSCIÊNCIAS 2023

Abertura do projeto CONSCIÊNCIAS 2023 1

O Sesc RJ inicia, no dia 13 de abril, a programação 2023 do Projeto Consciências, com uma palestra da professora, pesquisadora e ex-ministra da Igualdade Racial Nilma Lino Gomes. Em palestra, ela irá abordar o crescente repúdio ao racismo na sociedade e também lançar dois livros sobre a temática. O evento vai acontecer às 13h30h, no auditório da Fecomércio, no Flamengo, Zona Sul do Rio. A entrada é franca.

O projeto CONSCIÊNCIAS – Tempo de esperançar,  apresenta uma agenda antirracista e sistemática anual repleta de cursos, workshops, oficinas, rodas de conversa, apresentações e muito mais. A programação poderá ser conferida ao longo do ano aqui no portaldaeducacao.sescrio.org.br, no site do Sesc RJ: sescrio.org.br e no Instagram das unidades Sesc.

Confira aqui a programação:
Sesc Tijuca
Sesc Teresópolis

 

Abertura do projeto CONSCIÊNCIAS 2023

 

“É preciso ter esperança, mas ter esperança do verbo esperançar, porque tem gente que tem esperança do verbo esperar. E esperança do verbo esperar não é esperança, é espera. Esperançar é se levantar, esperançar é ir atrás, esperançar é construir, esperançar é não desistir! Esperançar é levar adiante, esperançar é juntar-se com outros para fazer de outro modo” (Paulo Freire).

Dados do Atlas da Violência de 2020 reafirmam a gravidade do preconceito racial no país, que é estrutural. No Brasil, em 2018, 75% das vítimas de homicídio eram negras. Em dez anos (2008 a 2018) as taxas de homicídios apresentaram um aumento de 11,5% para os negros, enquanto para os brancos houve diminuição de 12,9%.

O racismo faz parte do processo civilizatório brasileiro. A miscigenação foi fruto da violência contra a população negra. A discriminação faz parte de nossa rotina, está presente no mercado de trabalho, na média salarial, na diferença de condições de moradia e de saneamento básico das populações negras marginalizadas.

Mas novos ventos começaram a soprar em 2020: a reação popular nas ruas, praças e redes sociais contra a forma estúpida com que negros são expostos à violência. Percebemos que cresce na sociedade o repúdio ao racismo e que, sim, vidas negras importam. As eleições municipais também trouxeram uma expectativa de que é possível mudar, lutar por uma nação justa, por igualdade de oportunidades e de que não podemos abrir mão das políticas sociais afirmativas e de inclusão da história, literatura e cultura negra nas escolas e universidades e da representação nos poderes democráticos constituídos.

O projeto CONSCIÊNCIAS tem por objetivo promover a discussão e a reflexão acerca das temáticas e problemáticas relacionadas à questão de raça e o racismo estrutural brasileiro. O projeto se organiza por meio de programações educativas contínuas, tendo por base as ciências humanas e sociais. Em articulação com territórios, sujeitos, instituições, busca-se implementar uma programação sistemática distribuída pelas unidades do Sesc RJ, promovendo a educação antirracista em consonância à Lei Federal 10.639/03.

É possível mudar e construir um país justo e igualitário e pôr fim a toda forma de discriminação. É preciso retomar os caminhos da busca pela justiça social. Sabemos que os desafios para a realização de uma educação transformadora não são simples e nem fáceis. Precisamos apostar na esperança do verbo esperançar, ou seja, ir atrás, construir mediações entre o conhecimento, a cultura e os saberes e não desistir. É tempo de esperançar.

 

 

© Copyright Portal da Educação Sesc RJ 2024 - Todos os direitos reservados | Serviço Social do Comércio – Rio de Janeiro