Sesc São João de Meriti

Sesc São João de Meriti 7

Confira a programação de maio do Sesc São João de Meriti

A História dos Jogos – O jogo é uma das tradições mais antigas da humanidade e uma das mais presentes no dia a dia das sociedades contemporâneas. a Exposição A história dos Jogos apresenta um panorama selecionado dos maiores marcos dessa jornada. Trazendo uma linha do tempo com ilustrações e exemplos práticos dessa evolução dentro da exposição. Além do conhecimento sobre o assunto, oferecemos também a oportunidade ao visitante de efetivamente experimentar alguns dos jogos mais atraentes interessantes.
Dia: de 01 a 31/05 (Terça a domingo) – 9h às 17h

Arena de Jogos Históricos – Arena de Jogos de tabuleiros históricos populares no antigo Egito, na China e África. Pesquisas de historiadores apontam que os primeiros jogos de tabuleiro registrados são datados em cerca de 7.000 anos a.C. “Mancala”, por volta de 5.000 a.C. a 4.000 a.C. foram criados o Senet. Ambos eram jogos de tabuleiro com origem africana.
Dia: de 01 a 31/05 (Terça a domingo) – 9h às 17h

Oficina de Games Educativos – Oficina de produção de jogos educacionais pedagógicos e andragógicos (serious games), voltados para dispositivos móveis, Internet e Desktops. Apresentaremos todas as etapas para a criação de um jogo de computador; onde o objetivo é estimular a criação de jogos independentes. Como parte do Workshop, os alunos produzirão um mini game (jogo curto) para ser publicado online.
Dia: de 04 a 25/05 (Sextas) – 13h às 16h

Cosplay – Apresentação artística – Os eventos de cosplay em ambientes nerds têm como principal objetivo proporcionar uma experiência envolvente e inclusiva para os participantes e espectadores. Por meio da expressão criativa, diversão e entretenimento, os cosplayers têm a oportunidade de compartilhar seus interesses, celebrar a diversidade e promover o respeito mútuo. Esses eventos não apenas incentivam o desenvolvimento de habilidades artísticas e a exploração da criatividade, mas também ajudam os participantes a desenvolver autoconfiança e autoestima ao se transformarem em seus personagens favoritos
Dia: 25/05 (Sábado) – 10h às 16h

Mulheres no controle – Uma jornada pelo universo Gamer – Personagens como Zelda, Lara Croft e Gris, notáveis por suas histórias de superação, desafios e conquistas, serão retratadas em cenas dentro de dioramas temáticos. A exposição também apresenta a Princesa Peach e a aventureira Aurora de “Child of Light”, ambas reconhecidas por sua doçura, inteligência, pureza e espírito aventureiro. (ACERVO)
Dia: 25/05 (Sábado) – 10h às 16h

Palestra Fernanda Ribeiro – Dublagem e Representatividade – Dubladora desde os 7 anos, Fernanda Ribeiro já deu voz às princesas Rapunzel (Enrolados, 2010) e Merida (Valente, 2012) na fase infantil. Também fez a Charlotte (A Princesa e o Sapo, 2009), e a Ellie, de Up – Altas Aventuras (2009) quando crianças. Dublou a Darla, de Procurando Nemo, e também a Ervilha, de Toy Story 3 (2010). Em 2020 foi vítima de racismo por não acreditarem que ela, uma mulher negra, ter dublado personagens e princesas brancas. A dubladora Fernanda Ribeiro, que foi vítima de racismo ao contar que dublou algumas princesas da Disney, foi contratada para dublar a série “Lovecraft country”, que está em sua reta final na HBO. A jovem dá voz à personagem Diana (Jada Harris). Essa é a primeira vez que Fernanda dubla uma atriz negra.
Dia: 25/05 (Sábado) – 10h às 16h

Criação de animes usando software livre – Oficina que demonstra técnicas sobre a linguagem de animação, caracterizando animação em 3d com estilo de animação japonesa conhecida popularmente como Anime, através de ferramentas democráticas, softwares livres de computação gráfica
Dia: 23/05 (Quinta) – 10h às 16h

Apresentação – The Screeners – “Com a proposta de apresentar releituras rock’n’roll de trilhas sonoras clássicas do universo “nerd” No repertório da banda estão grandes sucessos como De Volta para o Futuro, Star Wars, Game of Thrones, Thundercats,Street Fighter, Batman, Superman, entre outros”
Dia: 25/05 (Sábado) – 10h às 16h

Exposição RPG – Exposição de livros independentes de jogos de RPG, artistas e mestres para mediação de mesas para jogar em grupos, a partir da interação do público presente na atividade
Dia: 25/05 (Sábado) – 10h às 16h

Exposição de Desenvolvedores de Jogos Independentes – 8 estudios de games, expondo seus games e trabalhos experimentais de desenvolvimento em Inteligência Artificial, com stands expositivos, monitoria e profissionais para atender o público e interagir explicando e orientando.
Dia: 25/05 (Sábado) – 10h às 16h

Exposição Gamificação de Territórios da Baixada Fluminense – A exposição é uma maneira de celebrar nossa região e às histórias que a tornam única. Vamos apresentar de uma forma divertida e interativa, diversas informações sobre a história, a vida cotidiana e sobre nosso ecossistema da Baixada Fluminense (BXD). Através da gamificação, estamos unindo gerações e enriquecendo o entendimento sobre nosso próprio território. Virtualizando o território e explorando características físicas, sociais, espaciais, mas também como forma de repensar a realidade de territórios periféricos com o uso dos óculos de realidade virtual estaremos também demonstrando a acessibilidade de novas tecnologias que possibilitam o desenvolvimento de games com cenários e temáticas cada vez mais comuns à nossa realidade.
Dia: 24 de maio (Sexta) – 10h às 16h

Oficina de Fanzine – Arte Educadora e Ilustradora Ana Carolina Oliveira que conduzirá às atividades. O trabalho da artista é rico em cores e fala sobre a diversidade no país. Ana Carolina Oliveira é uma Ilustradora formada em Artes Visuais pela Universidade federal do Rio de Janeiro, trabalha produzindo ilustrações e histórias em quadrinhos, nessa atividade ela mostrar para o público como se expressar através do fanzine. Fanzine é uma forma de publicação com temas autorais.
Dia: 24 de maio (Sexta) – 10h às 16h

Local: Sesc São João de Meriti.

Siga o Instagram do Sesc São João de Meriti

Fique por dentro das iniciativas do Sesc RJ clicando aqui e acompanhando nossas redes (YouTubeInstagram e Facebook). #SescRJEducação

© Copyright Portal da Educação Sesc RJ 2024 - Todos os direitos reservados | Serviço Social do Comércio – Rio de Janeiro