Sesc RJ oferece formação continuada e gratuita a professores da rede estadual
Parceria do Sesc RJ com a Secretaria de Estado de Educação (Seeduc) é um projeto-piloto que deve ser expandido para outros estados. Antônio Nóvoa, professor titular da Universidade de Lisboa, inaugurou a iniciativa com palestra on-line.
Na live “Educação depois da pandemia”, o professor Titular da Universidade de Lisboa, Antônio Nóvoa, Acadêmico e Doutor em Ciências da Educação pela Universidade de Genebra, fala sobre os desafios da escola na atualidade, como a crise sanitária da covid-19 e o homeschooling.
Sesc & Seeduc | Educação depois da pandemia com António Nóvoa
A palestra inaugura o Projeto de Formação Continuada Docente do Sesc que, por meio dos seus departamentos regionais, oferece cursos de qualificação a professores da educação básica pública do país. O projeto-piloto está sendo realizado no Rio de Janeiro, através de uma parceria entre Sesc RJ e a Secretaria de Estado de Educação (Seeduc). Depois, o modelo deve ser adaptado e aplicado em outras unidades da federação. No estado, a iniciativa integra a campanha Rio de Mãos Dadas, conjunto de ações do Sistema Fecomércio RJ (Sesc RJ e Senac RJ) que visa envolver as pessoas em um clima de positividade em 2021.
Em um primeiro momento, foram atendidos 500 profissionais que atuam nas escolas públicas estaduais. A seleção ficou a cargo da Seeduc. Ao longo de 2021, foram 12 cursos on-line, com duração de 30 e 20 horas e aulas disponibilizadas em plataformas de Educação a Distância e também no canal do Sesc RJ no Youtube. Cada curso contempla palestra, intervenção cultural, roda de conversa sobre práticas docentes e aulas síncronas e assíncronas, atividades que têm como suporte conteúdos digitais elaborados exclusivamente para o projeto.
“O Sesc RJ sempre trabalhou no sentido de apoiar políticas públicas que resultem na redução das desigualdades, e a formação continuada de professores tem esse papel. Ao preparar os professores para os novos desafios da educação, nesse momento de mudanças bastante profundas, estamos contribuindo para a melhoria do ensino no nosso estado”, afirma a Diretora Regional do Sesc RJ, Regina Pinho.
O Secretário de Estado de Educação, Comte Bittencourt, diz que a proposta do projeto vai ao encontro dos objetivos da pasta, que é a valorização permanente do corpo docente da rede estadual:
“Essa parceria com o Sesc RJ reforça o compromisso que a Secretaria de Estado de Educação tem de oferecer qualificação aos profissionais da rede, que é um dos nossos pilares. Os cursos vão aprimorar o trabalho docente em diversas áreas do conhecimento para desenvolver as competências e habilidades necessárias”, diz o Secretário.
Saiba mais sobre Antônio Nóvoa
Antônio Nóvoa é graduado em Ciências da Educação pela Universidade de Lisboa, instituição da qual é Professor Titular. Também é Mestre e Doutor na mesma área pela Universidade de Genebra. O Docente foi escolhido para a palestra que marcou o início do projeto porque dedica a carreira ao estudo e à produção acadêmica sobre o assunto. Entre as ideias que defende, está a de se “devolver a formação de professores aos professores”. Segundo sua tese, é preciso conceber a formação de professores a partir de uma perspectiva da própria profissão, levando em consideração suas práticas e identidades. Também entende que a formação deve estar associada à pesquisa e à prática docente, além de propor a promoção de espaços de debates e de deliberação que reforce a presença do profissional da educação na sociedade.
Serviço:
Palestra on-line “Educação depois da pandemia”
Com: Antônio Nóvoa
Doutor em Ciências da Educação pela Universidade de Genebra. Professor titular da Universidade de Lisboa
Transmissão: YouTube do Sesc RJ
Realização: Sesc RJ
Parceria: Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro (Seeduc)
Conheça também a palestra O trabalho de formação continuada de professores, de Luciano Meira