Mapa de brincadeiras

Visite a exposição virtual Mapa de brincadeiras

Movimento pela Infância e o Direito ao Brincar: Visite a exposição virtual Mapa de brincadeiras

A mostra é um projeto colaborativo com os alunos do Sesc+ Infância. 

Que tal visitar uma exposição virtual e ainda participar de uma caça ao tesouro? O professor Jeferson Fernandes, do Sesc+ Infância da Unidade Sesc Tijuca, preparou a mostra Mapa das Brincadeiras, uma cartografia imaginária de mundos simbólicos brincantes preparados pelas crianças. A iniciativa faz parte das ações do Movimento pela Infância e pelo Direito ao Brincar, criado por nossa equipe de Educação.

A exposição interativa Mapa das Brincadeiras apresenta um ambiente digital em que os participantes têm acesso ao universo da brincadeira e da diversão das crianças. Jeferson Fernandes criou esse “tour” com a participação das alunas e dos alunos do Sesc RJ. No espaço, é possível navegar por um ambiente virtual com as produções da cartografia imaginária. O tesouro está escondido em diversos códigos QR espalhados por lá, que levam você a várias dicas de construção de brinquedos, brincadeiras e desafios.

Segundo o professor, o projeto nasceu de forma colaborativa: “o material começou a ser pensado a partir de uma indagação de nossas crianças sobre como poderiam brincar de forma variada com espaços e materiais reduzidos. Desta forma, iniciamos um processo de pesquisa e criação de brincadeiras com este perfil e que posteriormente seriam acomodadas em um portfólio em forma de mapas, tendo como inspiração os jogos de tabuleiros e games”, explicou ele.

Para ajudar a pensar o mapa, definimos que cada um poderia desenhar uma ilha real ou imaginária com um tema de seu interesse e que as sugestões de brincadeiras fariam referência à temática escolhida”, contou o professor Jeferson Fernandes. “Tendo concluído os desenhos, definimos que cada ilha teria sugestão de três atividades, para que a criança pudesse ter a opção de construir um brinquedo, aprender uma brincadeira e também executar um desafio”.

Para isto, a equipe do Sesc+ Infância criou uma caça ao tesouro virtual: com a ajuda de um leitor de código QR, o visitante tem acesso aos conteúdos preparados pelas crianças. Navegando na exposição é possível visualizar os desenhos em forma de quadros, conferir a descrição de cada obra dando duplo click sobre elas e ainda ter acesso aos conteúdos multimídia que contam um pouco mais sobre o projeto e ensinam como navegar e interagir com os elementos da exposição.

Vem com a gente nessa jornada!
Clique aqui e visite a exposição!

 

 

 

Saiba tudo o que acontece na Educação do Sesc RJ aqui.

Fique por dentro das iniciativas do Sesc RJ clicando aqui e acompanhando nossas redes (YouTubeInstagram e Facebook). #SescRJEducação

© Copyright Portal da Educação Sesc RJ 2024 - Todos os direitos reservados | Serviço Social do Comércio – Rio de Janeiro