Exposição Arte de Código Aberto

Exposição Arte de Código Aberto

Exposição Arte de Código aberto, do artista-programador Vamoss, chega a Madureira.

Na exposição Arte de Código Aberto, o artista-programador Vamoss propôs uma trajetória poética no contra-fluxo de artistas e programadores: a obra, diante dos olhos do público, projeta diversas imagens e também o programa que o constitui, com todos os seus parâmetros, regras e dimensões.

A exposição foi organizada em dois núcleos: Interativa e Gerativa. No núcleo Interativo, o público era convidado à interagir com o código aberto, mudando a relação entre os dados apresentados, reprogramando-os e experimentando novas apresentações. Já no núcleo de obras gerativas, as obras eram formadas no instante da exposição, renovando-se de tempos em tempos, criando imagens inéditas e irrepetíveis.

Ao compartilhar o código que compõe o cerne das imagens, podemos ver como tudo é feito: desde a linguagem na qual a obra foi construída, aos parâmetros e sinais que determinam a estrutura do trabalho: a interação acontecia de maneira colaborativa, provocando o público a experimentar suas próprias ideias, desvendando possibilidades e descobrindo caminhos.

 

Essa foi uma oportunidade de compreender como operam os programas que influenciam nossa maneira de viver: nas máquinas hospitalares, nas escolas, na mídia, nos celulares, nas redes sociaimodulando nossa emoção, orientando nosso comportamento, presentes em todas as partes do planeta e para além dele, antes, durante e depois de nossas existências. Compreendendo como essas ferramentas operam e funcionam, é possível também imaginar como todas as coisas que nos cercam, visíveis e invisíveis, podem influenciar, orientar e afetar a maneira como nos relacionamos com o mundo.

 

 

Na exposição Arte de Código Aberto as obras ficaram expostas em diferentes suportes, entre impressas, generativas e três delas interativas, ou seja, preparadas para receber as intervenções do público.

Vamoss é artista-programador e diretor de tecnologia na SuperUber desde 2011. Integra conteúdo, hardware, software, design e arquitetura para desenvolver projetos únicos. Graduado em Design pela ESPM-Rio, trabalha com mídia interativa desde 2004, desenvolvendo projetos para espaços físicos, celular e web. Mestre em Economia Criativa na ESPM-Rio, onde se engajou com a comunidade de programação criativa no Brasil para criar o EncontrosDigitais.com.br, uma plataforma colaborativa para compartilhar conhecimento entre programadores criativos e a sociedade.

Para saber mais sobre o artista:
Site: vamoss.com.br
Twitter: twitter.com/vamoss
Insta: instagram.com/vamoss
Links: https://github.com/Vamoss


SERVIÇO EXPOSIÇÃO ARTE DE CÓDIGO ABERTO

Horário de funcionamento: Segunda a Sábado | das 10h às 16h
Local: Sesc Madureira II – Shopping dos Peixinhos (Shopping São Luiz)
Av. Min. Edgard Romero, 81
Gratuito
Classificação: Livre

 

© Copyright Portal da Educação Sesc RJ 2024 - Todos os direitos reservados | Serviço Social do Comércio – Rio de Janeiro