Exposição Arte de Código Aberto

Exposição Arte de Código Aberto

Exposição Arte de Código aberto, do artista-programador Vamoss, inaugura dia 16 de agosto no Sesc Tijuca.

Na exposição Arte de Código Aberto, o artista-programador Vamoss propõe uma trajetória poética no contra-fluxo de artistas e programadores: a obra, diante dos olhos do público, projeta diversas imagens e também o programa que o constitui, com todos os seus parâmetros, regras e dimensões.

A exposição está organizada em dois núcleos: Interativa e Gerativa. No núcleo Interativo, o público é convidado à interagir com o código aberto, mudando a relação entre os dados apresentados, reprogramando-os e experimentando novas apresentações. Já no núcleo de obras gerativas, as obras são formadas no instante da exposição, renovando-se de tempos em tempos, criando imagens inéditas e irrepetíveis.

Ao compartilhar o código que compõe o cerne das imagens, podemos ver como tudo é feito: desde a linguagem na qual a obra foi construída, aos parâmetros e sinais que determinam a estrutura do trabalho: interação acontece de maneira colaborativa, provocando o público a experimentar suas próprias ideias, desvendando possibilidades e descobrindo caminhos.

 

Essa é uma oportunidade de compreender como operam os programas que influenciam nossa maneira de viver: nas máquinas hospitalares, nas escolas, na mídia, nos celulares, nas redes sociais, modulando nossa emoção, orientando nosso comportamento, presentes em todas as partes do planeta e para além dele, antes, durante e depois de nossas
existências. Compreendendo como essas ferramentas operam e funcionam, é possível também imaginar como todas as coisas que nos cercam, visíveis e invisíveis, podem influenciar, orientar e afetar a maneira como nos relacionamos com o mundo.

Na exposição Arte de Código Aberto as obras ficarão expostas em diferentes suportes, entre impressas, generativas e três delas interativas, ou seja, preparadas para receber as intervenções do público.

Vamoss é artista-programador e diretor de tecnologia na SuperUber desde 2011. Integra conteúdo, hardware, software, design e arquitetura para desenvolver projetos únicos. Graduado em Design pela ESPM-Rio, trabalha com mídia interativa desde 2004, desenvolvendo projetos para espaços físicos, celular e web. Mestre em Economia Criativa na ESPM-Rio, onde se engajou com a comunidade de programação criativa no Brasil para criar o EncontrosDigitais.com.br, uma plataforma colaborativa para compartilhar conhecimento entre programadores criativos e a sociedade.

Para saber mais sobre o artista:
Site: vamoss.com.br
Twitter: twitter.com/vamoss
Insta: instagram.com/vamoss
Links: https://github.com/Vamoss


SERVIÇO EXPOSIÇÃO ARTE DE CÓDIGO ABERTO
Inauguração: 16 de agosto de 2022
Período em cartaz: até 15 de novembro
Horário de funcionamento: Terça a sexta de 9h às 18h | Sábados, domingos e feriados de 9h às 17h
Local: Espaço ACT, Sesc Tijuca | Endereço: Rua Barão de Mesquita, 539, Tijuca
Gratuito
Classificação: Livre

Informações para a imprensa:
Marcelle Braga: 21 98842-4820
E-mail: braga.marcelle@gmail.com

© Copyright Portal da Educação Sesc RJ 2022 - Todos os direitos reservados | Serviço Social do Comércio – Rio de Janeiro