Exposição Por Dentro das Dobras

Por Dentro das Dobras

O Origami está nos ajudando a entender o universo, desde a vastidão do espaço sideral até o núcleo de nossas células.
A jornada começou com uma mistura única de arte e ciência.

Como imaginar que simplesmente dobrar uma superfície plana nos ajudaria a descobrir o mundo ao nosso redor? No entanto, parece que, de qualquer nível que observamos o universo, a lógica das dobraduras está em ação!

Essa proposta traz a montagem física e virtual de quatro origamis. Através de óculos de realidade virtual, os visitantes poderão “entrar” por dentro desses origamis e experienciar de uma maneira totalmente nova essas formas parametrizadas.

As versões físicas dessas dobraduras serão expostas penduradas sobre as mesas, especialmente criadas para essa exposição. Serão escolhidos modelos que vêm inspirando diferentes áreas do conhecimento, tais como arquitetura e design, engenharia mecânica, exploração espacial e medicina.

A exposição de origamis “Por Dento das Ondas” é aberta ao público e está na galeria de arte do Sesc Três Rios, que funciona de terça a sábado, das 09h às 16h.

Por Dentro das Dobras 1 Por Dentro das Dobras 2 Por Dentro das Dobras 3

 

 

 

 

 

 

 

 

BIOGRAFIA DO ARTISTA

Rafael Ski trabalha com as ferramentas do seu tempo: a chamada “baixa tecnologia de ponta”, utilizando componentes eletrônicos acessíveis, simples e cotidianos combinados com tecnologias avançadas, como reconhecimento facial, sensores de movimento elaborados e intrincadas movimentações de partículas digitais. Nesse sentido, o artista brasileiro está sempre explorando o impacto das novas tecnologias em nosso cotidiano. Desde 2010 desenvolve pesquisas no campo das artes digitais e tem exibido suas proposições e instalações em diversas galerias nacionais e internacionais, se destacando Madrid/Espanha, Teerã/Irã, Birminghan/Reino Unido e, mais recentemente, Dubai/EAU. Trabalhando com mídias digitais e interativas, seu objetivo artístico não é circunscrito pela própria tecnologia: embora Ski utilize o raciocínio lógico para criar ambientes interativos, ele busca despertar o público, provocando reações e sentimentos que vão muito além da esfera da razão. Dentro desse ambiente potencialmente frio e racional, o artista busca a humanização das tecnologias.

Perfil no Instagram: @rafaelski.arte
O artista: https://www.rafaelski.com.br/


Unidade:
Sesc Três Rios

Rua Nelson Viana, 327 – Três Rios
Horário de funcionamento: Terça a sábado, das 09h às 16h.

© Copyright Portal da Educação Sesc RJ 2024 - Todos os direitos reservados | Serviço Social do Comércio – Rio de Janeiro