FAQ dos Cursos de Imersão em Línguas Estrangeiras Sesc

Informações Gerais

1. O que é o Curso de Imersão em Línguas Estrangeiras?
O Curso tem como objetivo promover o aprendizado de idiomas estrangeiros (inglês e espanhol) ampliando a visão de mundo, os conhecimentos e atendendo as necessidades dos alunos, proporcionando um aprendizado dinâmico, lúdico, contextualizando a realidade local e ampliando a possibilidade de colocação profissional dos participantes.

2. Como saber o nível em que devo me inscrever?
O nível básico A1 corresponde ao nível inicial da língua e é recomendado a estudantes que tiveram nenhum ou pouco contato com a língua alvo. Ao final deste nível, espera-se que o estudante seja capaz de compreender e usar expressões familiares e cotidianas; apresentar-se e apresentar outros e ser capaz de fazer perguntas e dar respostas sobre aspectos pessoais.

O nível básico A2 corresponde ao nível inicial da língua e é recomendado a estudantes que já possuem o nível básico A1 do idioma. Ao final deste nível, espera-se que o estudante seja capaz de compreender frases e expressões frequentes relacionadas com áreas de prioridade imediata; de se comunicar em tarefas simples e em rotinas que exigem uma troca de informação simples e direta sobre assuntos que lhe são familiares acerca de atualidades, fatos ocorridos e situações futuros de forma simples.

O nível intermediário B1 corresponde ao nível intermediário da língua e é recomendado a estudantes que já possuem o nível básico completo. Ao final deste nível, espera-se que o estudante seja capaz de compreender as questões e assuntos lhe são familiares; lidar com situações e contextos encontrados na região onde se fala a língua-alvo; e produzir um discurso simples, expressar sua opinião e justifica-la de forma coerente.

O nível intermediário B2 corresponde ao nível intermediário da língua e é recomendado a estudantes que já possuem o nível intermediário B1. Ao final deste nível, espera-se que o estudante seja capaz de compreender as ideias principais em textos complexos sobre assuntos concretos e abstratos, incluindo discussões técnicas na sua área de especialidade; se comunicar com certo grau de espontaneidade com falantes nativos; descrever experiências e acontecimentos, bem como expor razões e justificativas para uma opinião, um projeto e falar sobre situações hipotéticas.

O nível avançado C1 corresponde ao nível avançado da língua e é recomendado a estudantes que já possuem o nível intermediário completo. Ao final deste nível, espera-se que o estudante seja capaz de compreender um vasto número de textos longos e exigentes, reconhecendo os seus significados implícitos; exprimir-se de forma fluente e espontânea sem precisar procurar muito as palavras; usar a língua de modo flexível e eficaz para fins sociais, acadêmicos e profissionais; exprimir-se sobre uma grande variedade de temas e explicar um ponto de vista sobre um tema da atualidade, expondo as vantagens e os inconvenientes de várias possibilidades.

O nível avançado C2 corresponde ao nível avançado da língua e é recomendado a estudantes que já possuem o nível avançado C1. Ao final deste nível, espera-se que o estudante seja capaz de compreender praticamente tudo o que ouve ou lê; resumir as informações recolhidas em diversas fontes orais e escritas, reconstruindo argumentos e fatos de um modo coerente; exprimir-se de modo claro sobre temas complexos, de forma clara e bem estruturada, manifestando o domínio de mecanismos de organização, de articulação e de coesão do discurso.

3. Como saber quais vagas estão sendo oferecidas?
As vagas para o público PCG podem ser verificadas através de Edital PCG, disponível no site www.sescrio.org.br e no Portal da Educação pelo link https://portaldaeducacao.sescrio.org.br/

4. Quem pode participar?
Destina-se a atender jovens a partir de 15 anos e adultos a partir de 18 anos.

5. Eu não tenho cartão Sesc, posso me inscrever no Curso?
Sim, você pode se inscrever e, todos aqueles que forem aprovados nas vagas disponíveis, terão suas credenciais Sesc providenciadas.

6. O curso é presencial ou virtual?
O Curso de Imersão possui as duas modalidades: presencial e virtual. Para saber dias, horários e vagas disponíveis, consulte nosso site www.sescrio.org.br ou nosso Portal da Educação https://portaldaeducacao.sescrio.org.br/.

7. Terão vagas gratuitas?
Sim. Verificar as vagas no Edital PCG.

8. Como posso me inscrever para vagas gratuitas?
A candidatura a uma vaga do PCG se fará por meio de preenchimento do Formulário de Inscrição on- line, através do link https://programas.sescrio.org.br/sec_Login/ .

9. Qual o critério para ter direito à uma vaga gratuita?
• Possuir renda familiar bruta de até três salários mínimos nacionais;
• Ter, no mínimo, 15 anos na data da convocação para o curso;
• Fazer o correto preenchimento do Formulário de Inscrição on-line, Formulário de Renda Bruta Familiar, e envio da documentação abaixo:

– RG (foto do documento em formato JPG)
– CPF (foto do documento em formato JPG)
– Comprovante de residência (foto do documento em formato JPG)
– Comprovante de renda (com emissão inferior a 60 dias – foto do documento em formato JPG)
– Todas essas informações podem ser consultadas no Edital PCG, disponível no site www.sescrio.org.br e no Portal da Educação https://portaldaeducacao.sescrio.org.br/.

10. Fiquei ciente da abertura das vagas gratuitas para o Curso de Imersão em Línguas Estrangeiras e tenho interesse em participar, o que devo fazer?
• Se você tem renda familiar bruta de até 3 salários mínimos, você precisa ler todo o Edital disponível no site www.sescrio.org.br e no Portal da Educação https://portaldaeducacao.sescrio.org.br/ e se inscrever no Curso pelo link https://programas.sescrio.org.br/sec_Login/

11. Qual o prazo para as inscrições?
De 24/01/2024 a 07/02/2024 é o período de inscrição pelo link https://programas.sescrio.org.br/sec_Login/ . Mais informações acesse o edital no site: www.sescrio.org.br ou o Portal da Educação https://portaldaeducacao.sescrio.org.br/

12. Posso realizar a inscrição em qualquer unidade?
A inscrição será realizada somente vitualmente. O link para o formulário de inscrição é https://programas.sescrio.org.br/sec_Login/

13. Outra pessoa pode fazer a inscrição por mim?
As inscrições serão virtuais, devendo ser realizadas pelo próprio candidato ou seu responsável legal.

14. Quero fazer um nível mais avançado do Idioma, o que fazer?
Para os níveis subsequentes ao nível básico A1, o candidato deverá ser aprovado no teste de nivelamento do Curso de Imersão em Língua Estrangeira.

O candidato pode se inscrever nos níveis subsequentes ao A1. Porém, após classificação PCG, também precisará ser aprovado no teste de nivelamento do Curso de Imersão em Língua Estrangeira para garantir a vaga na turma e módulo desejado.

O teste de nivelamento será realizado em formato on-line através de link a ser enviado pelo e-mail.

Caso o candidato não compareça ao nivelamento na data informada, será desclassificado e sua inscrição passará para o status inativo.

15. Preciso comprar o material/livro do curso?
Hoje, o material é disponibilizado de forma gratuita. Para a modalidade virtual, o material didático estará disponível em ambiente virtual. Para a modalidade presencial, o estudante poderá adquirir o material didático físico, conforme nível matriculado.

16. Quando será divulgado o resultado do processo de inscrição?
Os resultados serão divulgados no site no dia 06/03/2024, conforme descrito no cronograma – item 12 do Edital PCG disponível no site www.sescrio.org.br ou no Portal da Educação https://portaldaeducacao.sescrio.org.br/

17. Como é feita a classificação das vagas PCG.
A classificação dos candidatos a uma vaga do PCG obedecerá ao menor valor obtido no Índice Classificatório – IC.

O Índice Classificatório, que determinará a classificação dos candidatos, será obtido mediante a aplicação da fórmula IC = (RF x DF x M) ÷ GF, onde:

▪ IC = Índice Classificatório
▪ RF = Renda Familiar (somatório da renda bruta familiar)
▪ DF = Pessoa com deficiência (não = 1; sim = 0,8)
▪ M = Moradia (própria = 1; cedida = 0,8; alugada ou financiada = 0,5)
▪ GF = Grupo familiar (número de membros do grupo familiar, incluindo o candidato)

18. Como saberei se fui contemplado nas vagas do Curso de Imersão?
A lista de aprovados nas vagas PCG será divulgada no site www.sescrio.org.br no dia 06/03/2024.

O interessado também pode consultar sua inscrição pelo Menu “Consulta” do Portal de Inscrição https://programas.sescrio.org.br/sec_Login/.

Caso o status da inscrição esteja “Recebido”, o processo de avaliação ainda não foi concluído, devendo o interessado aguardar as datas previstas no item 12 neste Edital.

Caso o status da inscrição esteja “Em Espera”, o processo de avaliação foi concluído e a documentação deferida. Porém, o interessado deverá aguardar a liberação de vagas remanescentes.

Caso o status da inscrição esteja “Ativo”, o processo de avaliação foi concluído e a documentação deferida. O interessado foi aprovado no número de vagas disponíveis, atentando ao contato do Sesc, por e-mail, com a convocação para a aula presencial ou virtual.

A inscrição passará para o status “Inativo”, caso haja alguma inconsistência nos documentos inseridos ou caso os formulários não estejam devidamente preenchidos, de acordo com os itens 4.4 e 4.5 deste Edital.

19. Como faço minha matrícula?
A matrícula dos classificados será realizada automaticamente no sistema institucional SAED, pela equipe da gerência de educação.

20. Posso perder a matrícula?
Sim, o não comparecimento nos 2 (dois) primeiros dias de aula, implicará na perda irrevogável da vaga, com a consequente chamada imediata do candidato classificado na posição seguinte para o preenchimento da mesma.

Caso queira confirmar a disponibilidade de vagas o candidato deverá enviar e-mail para cursodeimersao@sescrio.org.br

21. Quais os valores para público pagante?
Se você tem renda superior a 3 salários mínimos, basta se inscrever no Curso pelo link https://programas.sescrio.org.br/sec_Login/.

 

Estão abertas as vagas para o Curso de Idiomas em Inglês e Espanhol

22. Quando iniciarão as aulas?
O início está previsto para a semana do dia 09/03/2024, porém dependerá do quórum mínimo de 8 alunos por turma.

23. Eu posso trancar a minha matrícula?
O Sesc RJ não trabalha com trancamento de matrículas, caso o aluno desista do curso, o mesmo deverá enviar e-mail para cursodeimersao@sescrio.org.br solicitando o cancelamento da matrícula.

24. Eu paguei e resolvi cancelar a minha matrícula. Tenho direito à devolução do valor pago?
Caso não haja a prestação de serviço, isto é, o aluno não compareça a nenhuma aula, o valor poderá ser devolvido.

25. Qual o critério de faltas nas aulas?
Caso o aluno apresente um total de 03 faltas consecutivas no mês, será comunicado sobre a ausência para justificativas. Caso não apresente documentação comprobatória, terá sua matrícula cancelada.

26. Sou PCG e não fui contemplado nas vagas gratuitas. Posso fazer o curso como pagante?
Sim, conforme disponibilidade de vagas você pode se abster da condição e participar. Para solicitar, é preciso enviar e-mail para cursodeimersao@sescrio.org.br.

27. Os cursos e oficinas possuem certificado de conclusão?
Os cerificados curso de imersão em línguas estrangeiras ficam disponíveis em nossa plataforma EAD para que o próprio aluno possa fazer o download do arquivo após a conclusão do nível. Não disponibilizamos os certificados da forma impressa.

28. O certificado é pago?
Não há cobrança pelo certificado.

29. Quais unidades vão ter o curso de Imersão em Línguas Estrangeiras?

Sesc Barra Mansa
Sesc Campos
Sesc Duque de Caxias
Sesc Madureira I
Sesc Madureira II
Sesc Niterói
Sesc Nova Friburgo
Sesc Ramos
Sesc São Gonçalo
Sesc São João de Meriti
Sesc Teresópolis
Sesc Tijuca
Sesc Três Rios

© Copyright Portal da Educação Sesc RJ 2024 - Todos os direitos reservados | Serviço Social do Comércio – Rio de Janeiro