Na primeira semana de abril foram promovidas ações educativas sobre o tema e ao longo do mês atividades assistenciais foram desenvolvidas em diversas unidades.

 

Entre os dias 2 e 6 de abril, o Sesc São João de Meriti apresentou o “Fórum Inclusivo: Conversando Sobre o Autismo”, evento cujo o intuito é conscientizar a população sobre o TEA – Transtorno do Espectro Autista, um transtorno de desenvolvimento que prejudica, em resumo, a capacidade de se comunicar e interagir. Normalmente detectado entre 1 ano e meio e 3 anos de idade, ele acarreta uma grande dificuldade para firmar relações sociais ou afetivas, levando os autistas a viver em um mundo isolado.

De acordo com a estimativa da Organização Mundial da Saúde (OMS), 70 milhões de pessoas no mundo vivem com essa deficiência intelectual. No Brasil, a estimativa é que este número alcance dois milhões de pessoas. O grau de comprometimento é de intensidade variável: vai desde quadros mais leves, como a síndrome de Asperger (na qual não há comprometimento da fala e da inteligência), até formas graves em que o paciente se mostra incapaz de manter qualquer tipo de contato interpessoal e é portador de comportamento agressivo e retardo mental.

Visando conscientizar a população e oferecer assistência a autistas e familiares, o Sesc RJ desenvolveu ações assistenciais ao longo do mês de abril. Uma campanha de conscientização do Autismo e o lançamento do espaço de atendimento a pessoas com autismo, no Sesc Tijuca, contou com ações no contraturno escolar, integrando as áreas de Saúde e Assistência no desenvolvimento de ações terapêuticas, lúdicas, criativas e inovadoras de atenção à criança e ao adolescente autistas, estavam no cronograma.

Além disso, foi desenvolvido um material informativo e um artigo com orientações e depoimentos sobre o tratamento de crianças autistas, legislação, orientações quanto aos equipamentos públicos de saúde e possibilidade de tratamento.

O Fórum Inclusivo- Conversando sobre o Autismo, aconteceu nos dia 02 a dia 06 de abril de 2019 com palestras e oficinas voltadas para o tema do autismo. Teve o objetivo de gerar um debate, auxiliar no rompimento de paradigmas e contribuir para uma sociedade mais inclusiva não apenas para as pessoas com TEA mas para todas as diferenças, transtornos, síndromes e necessidades. 

O Fórum contou com a presença de profissionais especialistas da área de inclusão. Entre os nomes estão Doutoras em Educação, terapeutas, familiares de autistas e pessoas autistas para compartilharem suas experiências sobre o tema.

Fotos da abertura do Primeiro Fórum Inclusivo, que aconteceu no ano de 2019 na unidade Sesc São João de Meriti.
Crédito das fotos: Hebert

 

1º Fórum Inclusivo - Conversando sobre o Autismo

 

 

© Copyright Portal da Educação Sesc RJ 2024 - Todos os direitos reservados | Serviço Social do Comércio – Rio de Janeiro