3º Fórum Inclusivo: evento no Rio discutiu a inclusão em sala de aula
De volta ao ambiente presencial, Fórum Inclusivo do Sesc RJ aconteceu nas unidades de Nova Iguaçu, São João de Meriti e Niterói.
O Sesc RJ realizou do dia 26 ao 30/4 o “III Fórum Inclusivo: Conversando sobre práticas educativas”, evento que reuniu especialistas, comunidade escolar, ativistas, pessoas com deficiência e outros interessados no tema para discutirem a educação inclusiva e os desafios nessa área.
Entre os assuntos que foram abordados em palestras, oficinas, rodas de conversas, minicursos e relatos de experiência estão a Comunicação Alternativa (CA) no contexto escolar; o discurso capacitista; o desenvolvimento e a escolarização de crianças com Síndrome Congênita do vírus Zika; os mitos e verdades sobre o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH); o planejamento educacional individualizado; o direitos das pessoas com deficiência; e a importância do brincar para a inclusão, entre outros.
A terceira edição do Fórum Inclusivo do Sesc RJ marca o retorno da atividade ao ambiente presencial. Em 2021, por conta da pandemia, o evento ocorreu por meio das plataformas digitais. O Fórum acontece, tradicionalmente, em abril, mês da data mundial de conscientização sobre o Autismo: dia 2. A proposta do evento é produzir conhecimentos que contribuam para a elaboração de diretrizes que fundamentem práticas inclusivas em todas as infâncias.
3° Fórum Inclusivo: Conversando sobre práticas educativas
Baixe a programação completa aqui.
PROGRAMAÇÃO:
26 DE ABRIL DE 2022
Unidade: Sesc São João de Meriti
9h/ 9h30 min – ABERTURA
10h – PALESTRA “A COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA NO CONTEXTO ESCOLAR”
Palestra sobre as possibilidades do uso da Comunicação Alternativa (CA) no desenvolvimento de práticas pedagógicas inclusivas.
Palestrante – Professora Drª Cátia Walter (UERJ/PROPED): Graduação em Fonoaudiologia – USC – Bauru (1985); Mestrado e Doutorado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial) pela UFSCar-PPGEEs (2000 e 2006); Pós-doutorado em Comunicação Alternativa (PROPED-UERJ).
11h – PALESTRA “CONTOS QUE CONTO DA NEUROATIPICIDADE”
As pessoas com autismo, entre outras neuroatipicidades, assim como todos os que o circundam de forma direta ou indireta, tendem a possuir diversas narrativas a serem contadas. Na palestra “Contos que conto da neuroatipicidade”, Andressa Leal irá abordar temáticas do dia a dia, de pessoas neurodiversas, com embasamento científico, como também uma “pitada” da sua própria realidade.
Palestrante – Professora Andressa Leal: Pedagoga formada pela UERJ; Neuroeducadora; Mestranda em diversidade e inclusão pela UFF; profissional de pré-alfabetização, alfabetização e estimulação cognitiva em espaço multidisciplinar na Barra da Tijuca.
12h – INTERVALO
13h – OFICINA CONSTRUINDO RECURSOS PARA COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA
A Oficina tem como objetivo discutir o uso da Comunicação Alternativa (CA) no contexto escolar, com foco na elaboração de materiais pedagógicos.
Professora Stephanie Silvia: Doutoranda em Educação pelo Proped-UERJ; Consultora em inclusão; Membro da diretoria da ISAAC- BRASIL; Pesquisadora do Laboratório de Tecnologia Assistiva e Comunicação Alternativa-LATECA; Pedagoga-FISIG; Graduada em Letras-UFRN; Escritora.
15h30 – PALESTRA “PISTAS SOBRE A ORGANIZAÇÃO DO DISCURSO CAPACITISTA”
A palestra irá abordar como os estudos da deficiência, os estudos decoloniais e a teoria crítica podem nos levar a refletir sobre o capacitismo. Seremos provocados sobre conceitos de capacidade, potencial, acessibilidade, prognóstico etc. Queremos, ao fim, estimular a continuidade da luta contra o capacitismo aliada a outras lutas contra os demais sistemas de opressão de matrizes estruturais.
Palestrante – Professora Ma. Adriana Luna (Rede Sarah): Graduada em Pedagogia (UFRJ); Especialista em Psicopedagogia (PUC Rio); Mestre em políticas públicas (UFMA). Experiência clínica e educacional. Experiência em atendimento educacional especializado na área de deficiência intelectual, transtornos globais do desenvolvimento, autismo e múltiplas deficiências em instituições privadas de ensino. Membro da equipe da Rede Sarah de Neurorreabilitação, desde 1997.
27 DE ABRIL DE 2022
Unidade: Sesc São João de Meriti
10h – PALESTRA “PESQUISA E AÇÕES INTERSETORIAIS ENTRE EDUCAÇÃO E SAÚDE NA PROMOÇÃO DO DESENVOLVIMENTO E ESCOLARIZAÇÃO DE CRIANÇAS COM A SÍNDROME CONGÊNITA DO VÍRUS ZIKA”
Serão apresentados projetos de pesquisa desenvolvidos desde 2017, que tem como base o modelo de cuidados com a participação mais ativa das crianças e seus familiares, assim como a realização de pesquisas sobre as ações intersetoriais entre educação, saúde e assistência social na promoção da escolarização e do desenvolvimento de crianças.
Palestrante – Professora Drª Miriam Calheiros: Fisioterapeuta; Doutora em Ciências pelo Programa de Pós-Graduação em Saúde da Mulher e da Criança do Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira (IFF/ Fiocruz); Pesquisadora no grupo de pesquisa Estudos socioculturais do processo saúde-doença-cuidar; Professora colaboradora no Programa de Pós-Graduação stricto sensu Saúde da Mulher e da Criança IFF/Fiocruz; Pesquisadora do Observatório de Educação Especial e Inclusão Educacional (ObEE) da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ).
11h – PALESTRA “COMPREENDENDO O TDAH – MITOS E VERDADES”
A palestra abordará sobre o TDAH, seu conceito, subtipos e os mitos e verdades que envolvem o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade.
Palestrante – Rita Peres: Psicóloga, Psicopedagoga e Neuropsicóloga.
12h – INTERVALO
13h – CURSO “PLANEJAMENTO EDUCACIONAL INDIVIDUALIZADO – COMO FAZER?”
Curso acerca de uma ferramenta básica da inclusão escolar, o PEI (Plano de Ensino Individualizado) que é o documento que norteia o processo de inclusão, prevendo as adaptações e todas as estratégias para o aluno aprender. Sendo fundamental também, para nortear o trabalho dos professores.
Palestrante – Renata Batista: Pedagoga; Especialista em Psicopedagogia; Especialista em Psicomotricidade; Treinamento Teacch; Formação internacional em DIR/Floortime pelo ICDL nos EUA.
17h30 – PALESTRA “AS CONTRIBUIÇÕES DO CURRÍCULO FUNCIONAL NATURAL NAS ATIVIDADES PEDAGÓGICAS”
Esta palestra tem como principal intenção, abordar um currículo diferenciado que tem apresentado na literatura, resultados positivos para o desenvolvimento de atividades pedagógicas de uma forma geral.
Palestrante – Professora Gerusa Moura: Pedagoga; Especialista em Mediação Escolar e Processos Inclusivos; Mestranda do ProPEd/UERJ; Sênior do Instituto JNG – Moradias Independentes.
28 DE ABRIL DE 2022
Unidade: Sesc Nova Iguaçu (Local: Salão Nobre)
9h/9h30 – ACOLHIMENTO
9h30/9h45 – CONVERSA SOBRE INCLUSÃO COM CRIANÇAS DO PROJETO SESC+ INFÂNCIA E DA EDUCAÇÃO INFANTIL
9h45/10h30 – PALESTRA “OS DIREITOS DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA”
Serão abordados os direitos, os benefícios e as gratuidades das pessoas com deficiência. Acreditamos que essas informações precisam ser mais conhecidas e compartilhadas para que todos e todas lutem pelos seus direitos.
Palestrante – Deisimar Estolano: Advogada; Pós-graduada em Direito do Trabalho e Direito Previdenciário, mãe de uma criança com TEA.
10h30/10h45 – TEMPO RESERVADO PARA PERGUNTAS
10h45/11h – INTERVALO
11h/12h – PALESTRA “INTERVENÇÃO ABA PARA O AUTISMO”
ABA refere-se ao termo em inglês “Applied Behavior Analysis” e pode ser traduzido para o português como “Análise do Comportamento Aplicada”. A palestra compartilhará a fundamentação e possibilidades desse método.
Palestrantes – Patrícia Borges: Pedagoga; Psicopedagoga; Pós-graduanda em Análise do Comportamento Aplicada ao Autismo, Atrasos de Desenvolvimento Intelectual e Atrasos de Linguagem na UFSCAR; Coordenadora Pedagógica ABA Mais.
Vanessa Mendes: Psicóloga; Pós-graduada em Administração Escolar, Supervisão Escolar, Pedagógica e Orientação Educacional pela Universidade de Nova Iguaçu; Pós-graduanda em Análise do Comportamento Aplicada ao Autismo, atrasos de Desenvolvimento Intelectual e Atrasos de Linguagem na UFSCAR.
Fátima de Carvalho: Psicóloga; Pós-graduanda em Análise do Comportamento Aplicada ao Autismo, atrasos de Desenvolvimento Intelectual e Atrasos de Linguagem na UFSCAR; Coordenadora Técnica ABA Mais.
12h/12h15 – TEMPO PARA PERGUNTAS E SORTEIO DE UM LIVRO
12h15/13h15 – INTERVALO PARA O ALMOÇO
13h15/14h – EXPOSIÇÕES E PONTO DE LEITURA
Exposições:
- AEE na Escola Sesc de Educação Infantil – Serão compartilhados o trabalho desenvolvido no Atendimento Educacional Especializado na Escola Sesc Nova Iguaçu.
- O que é a inclusão? – Apreciação de registros das crianças da Educação Infantil e Projeto Sesc+ Infância sobre a inclusão.
- Exposição TSI: Circuito de Prevenção de Quedas – Atividade voltada para a conscientização sobre os riscos de quedas nas tarefas cotidianas, com foco na prevenção e acessibilidade.
- Exposição Interativa ACT: TecnoSentidos – Instalação sensorial imersiva onde o público poderá experimentar uma variedade de paisagens sensoriais acessíveis. Um convite para compreender o que está por dentro das tecnologias através dos diferentes sentidos. A instalação será composta por experimentos makers tangíveis/ físicos, sonoros e olfativos.
Ponto de Leitura:
Com livros sobre inclusão, Quiz e Curiosidades Literárias.
14h/14h30 – CURTA-METRAGEM “SEREMOS OUVIDAS”, 2020 (CULTURA):
Curta-metragem documental, com duração de 13 minutos, que aborda o tema do feminismo surdo através dos depoimentos de três mulheres surdas de diferentes realidades sociais: Celma Gomes, Gabriela Grigolom e Klícia Campos.
14h30/15h – MEDIAÇÃO LITERÁRIA DO LIVRO “UM OUTRO PÔR-DE-SOL” DA AUTORA MARTA NEVES (BIBLIOTECA)
15h/16h – RODA DE CONVERSA SOBRE INCLUSÃO SOCIAL, COM FOCO NA INCLUSÃO DOS IDOSOS (TSI)
16h/16h30 – RELATOS DE EXPERIÊNCIAS: Trocas entre mães de crianças com deficiências da Educação Infantil e do Projeto Sesc+ Infância.
16h30/17h – ENCERRAMENTO (COM BRINCADEIRAS E SORTEIO DE LIVRO)
29 DE ABRIL DE 2022
Unidade: Sesc São João de Meriti
10h – PALESTRA “ACESSIBILIDADE E INCLUSÃO DA PESSOA SURDA NO ESPAÇO ESCOLAR”
Abordaremos aspectos voltados para o lugar do surdo dentro do ambiente escolar, a garantia de seu direito por um espaço bilíngue e acessível. Além de maneiras para que a comunicação por LIBRAS através de surdos e ouvintes seja respeitada e valorizada.
Palestrante – Professora Tatiane Xavier Sudre: Mestranda em Artes, Humanidades e Culturas (UNIGRANRIO); Especialista em Educação Especial Inclusiva (UERJ); Diretora Pedagógica e Professora de Libras da LL Idiomas (SJM); Professora de Sala de Recursos (Prefeitura de Niterói); Tutora/Mediadora (NEO) Pedagogia Bilíngue EAD do Instituto Nacional de Surdos (INES); Pesquisadora de Ensino de Língua Portuguesa para surdos como L2.
11h – VIVÊNCIAS E EXPERIÊNCIAS: O RELATO DE UMA PROFESSORA SURDA NA SUA TRAJETÓRIA ESCOLAR
Palestrante – Professora Luciana Elias de Souza Ribeiro: Pós-Graduada em Libras: Ensino, Tradução e Interpretação (UFRJ); Pedagoga Bilíngue (INES).
12h – INTERVALO
14h – OFICINA “INTRODUÇÃO DE LIBRAS: UM POUCO DE PRÁTICA”
Aprenderemos de forma simples e prática algumas formas de comunicação através da LIBRAS, utilizando sinais importantes em nosso dia a dia.
16h – RELATO DE EXPERIÊNCIAS: SESC+ INFÂNCIA E EDUCAÇÃO INFANTIL – A IMPORTÂNCI DO BRINCAR PARA A INCLUSÃO
Professoras e professores do Projeto Sesc+ Infância e da Educação Infantil irão compartilhar práticas inclusivas que têm como base o brincar.
Participantes: Educadores do SESC RJ.
30 DE ABRIL DE 2022
Unidade: Niterói
9h – PALESTRA INTERATIVA INCLUSÃO APÓS A PANDEMIA: UM DIÁLOGO NECESSÁRIO
Local: Teatro – 3º andar
Palestrante – Flávia Sorrentino Borges: Psicóloga Clínica; Pós-graduada em Avaliação Psicológica e Psicodiagnóstico, participante da Escola Lacaniana de Psicanálise do Rio de Janeiro, com famílias, professores e estudantes de Educação sobre as diferentes situações geradas no tempo de distanciamento social e como estas influenciam no comportamento das pessoas em geral.
10h às 12h – MINICURSOS
Local: Escola Sesc de Educação Infantil
1 – ACOLHER E ABRAÇAR A DIVERSIDADE – Sala dos Espelhos
Momento de diálogo após a palestra, acolhendo as dúvidas e anseios dos participantes através de vivências de grupo.
Flávia Sorrentino Borges
2 – PRODUÇÃO DE MATERIAIS ADAPTADOS – Sala 1 – térreo
Jogos adaptados para todas as crianças, acessíveis, de fácil produção, em sua maior parte feitos com materiais reutilizáveis.
Giovana Buzzo
3 – EU NO SEU LUGAR, VOCÊ NO MEU – Pátio externo
Jogos e desafios que levam os participantes a experimentarem o “lugar do outro”, uma atividade que estimula a empatia e a conscientização de que somos diferentes e precisamos compreender e respeitar este fato.
Rafael Coutinho Neri