2º Fórum Inclusivo on-line abordou a educação inclusiva em tempos de pandemia

 

2º Fórum Inclusivo – Conversando sobre práticas educativas, promovido pelo Sesc RJ, reuniu especialistas, comunidade escolar, ativistas, influenciadores digitais e pessoas com deficiência para discutirem os desafios e as experiências em educação inclusiva. Músico, youtuber e escritor Marcos Petry foi um dos destaques.  

O Sesc RJ realizou de 13 a 30 de abril de 2021 a 2ª edição do Fórum Inclusivo – Conversando sobre práticas educativas. O evento on-line reuniu especialistas, comunidade escolar, ativistas, pessoas com deficiência e outros interessados no tema numa programação onde se discutiu a educação inclusiva e os desafios nessa área, que foram ampliados pela pandemia. A participação foi gratuita, com algumas atividades abertas e outras limitadas mediante inscrição.

As lives abordaram a questão da inclusão escolar sobre diversos aspectos, como o brincar, a parceria escola e família, a importância das ONGs e os obstáculos na aprendizagem. Também houve palestras e rodas de conversa com relatos de experiência de práticas escolares inclusivas e a participação de profissionais que desempenham ativismo em prol da causa.

Quem abriu o evento, no dia 13/4, às 15h, foi Márcia e Hiram Fortes, mãe e filho participantes do Sesc+ Infância, projeto de educação complementar do Sesc RJ. Por meio de relatos de experiência, falaram do desenvolvimento integral de crianças com necessidades educacionais específicas. Em seguida, às 17h, a arte educadora Carla Giovana, que atua na Secretaria Municipal de Educação de Barra Mansa, falou sobre expressão, subjetividade e possibilidades.

Outro destaque da programação foi a participação da coordenadora do Observatório sobre Inclusão em Educação e Direitos Humanos (UFF/INFES), Jacqueline Gomes, que ampliou a importância do diálogo da universidade com a sociedade a partir das pesquisas em Sociologia do Diagnóstico. PHD em Bioética, a pesquisadora realizou, dia 23/4, a palestra “O laudo que é meu, a deficiência que é nossa: ensinar para diagnósticos ou ensinar para pessoas?”

 

Fórum Inclusivo | Arte e Acessibilidade: ocupando territórios através dos sentidos

 

Fórum Inclusivo | Caminhos para uma educação anticapacitista

 

Influenciadores e ativistas falaram de suas experiências

A jornalista Mariana Rosa, ativista pelos direitos das pessoas com deficiência e integrante do Coletivo Helen Keller, fez palestra no dia 26/4. A consultora e educadora falou sobre os “Caminhos para uma escola anticapacitista”.

No dia 27/4, a escritora e economista Glaucia Batista foi uma das convidadas de uma roda de conversa sobre o processo de ensino e aprendizagem de crianças com necessidades educativas específicas. Mãe de duas crianças diagnosticadas com transtornos do neurodesenvolvimento, ela mantém o perfil Humaninhos TDL (@humaninhostdl) no Instagram onde trata do assunto e de questões raciais.

O escritor, palestrante e músico Marcos Petry apresentou no dia 29/4, a palestra “O caminhar de um Jovem Autista – Aprendizagens e Possibilidades”. O profissional se dedica a compartilhar suas experiências com o público: presencialmente, por obras literárias e pelo seu canal no YouTube, “Diário de um Autista”.

 

Acompanhe nossas notícias também em nossas redes (YouTubeInstagram e Facebook) e fique por dentro das novidades do Sesc RJ. #SescRJEducação

© Copyright Portal da Educação Sesc RJ 2024 - Todos os direitos reservados | Serviço Social do Comércio – Rio de Janeiro