Projeto Entre Nós é retomado no Sesc Niterói em encontro de diálogo e afeto entre famílias e escola

Escola Sesc Niterói inicia projeto Escola de Pais com reflexões sobre infância

No dia 1º de setembro, o Centro de Educação Infantil do Sesc Niterói retomou o projeto Entre Nós, que tem como objetivo fortalecer os vínculos entre família e escola por meio de encontros dialógicos, lúdicos e reflexivos.

O primeiro episódio, intitulado “Um dia, também fui criança”, teve como inspiração a canção Bola de Meia, Bola de Gude, de Milton Nascimento, e promoveu uma ponte entre as infâncias de ontem e as de hoje.

Pais e responsáveis foram convidados a revisitar suas próprias memórias, refletindo sobre os desafios contemporâneos de educar crianças em uma sociedade atravessada pela tecnologia e por novas formas de convivência.

Entre as atividades, destacaram-se a roda de conversa sobre a infância dos responsáveis, o gráfico da família e a nuvem de palavras, que trouxe à tona sentimentos como cuidado, paciência, diálogo, amor e presença — valores fundamentais para a construção de relações saudáveis e afetivas com as crianças.

Mais do que um espaço de orientação, o Entre Nós se propõe a ser um lugar de construção coletiva, reafirmando a importância da escuta, do afeto e da corresponsabilidade no processo educativo.

O projeto seguirá com novos episódios ao longo dos próximos meses, abordando temas como responsabilidades ativas, limites, comunicação afetiva e convivência com as emoções, sempre em sintonia com a Proposta Pedagógica da Educação Infantil do Sesc RJ, que reconhece a criança como sujeito de direitos e valoriza a cultura de paz.


ENTRE NÓS – Conheça o projeto

O Entre Nós é um projeto que busca fortalecer os vínculos entre família e escola por meio de atividades que promovem a ampliação do diálogo na comunidade escolar. Essa iniciativa pedagógica tem como objetivo unir forças em favor de uma educação humanizada, vivenciada por adultos e crianças, tanto no espaço escolar quanto no âmbito familiar.

Com base na promoção da cultura de paz e no desenvolvimento de uma pedagogia afetiva, os encontros serão organizados de forma dinâmica, lúdica e reflexiva. Regido por esses princípios, o Entre Nós contará não apenas com a participação da comunidade escolar, mas também com diferentes profissionais, garantindo a efetivação do projeto.

Uma das principais pautas que justificam a necessidade desta edição do Entre Nós é a desafiadora missão de educar filhos em uma sociedade marcada pelos avanços tecnológicos — em especial o constante contato com as telas, que afeta diretamente as relações e a convivência entre adultos e crianças. Esse fenômeno social pode estar na raiz do aceleramento e da redução da concentração infantil, gerando outro grande dilema: a dificuldade em lidar com as emoções em grupo.

Por fim, esta ação não pretende ser um manual nem funcionar como uma proposta de autoajuda. O objetivo é unir forças, trocar saberes e compartilhar estratégias que fortaleçam as relações e tragam respostas coletivas aos principais dilemas vividos por adultos e crianças, dentro e fora do espaço escolar.

A música de Milton como fio condutor

As canções de Milton Nascimento inspiram e conduzirão os encontros, trazendo leveza, afeto e poesia às reflexões e trocas entre os participantes.


Cronograma de Encontros


1º Encontro: Bola de Meia, Bola de Gude (Um Dia, Também Fui Criança)

Objetivo: Criar uma ponte entre as infâncias, revisitando nossa criança interior e observando como vivemos e como vivem as crianças de hoje. Romper parâmetros, promover o diálogo entre gerações e compreender essa fase tão rápida, intensa e importante para a formação do adulto.
Módulos: Infâncias; Demandas e Necessidades; Memórias e Projeções.


2º Encontro: E Agora, Rapaz? (Responsabilidades Ativas)

Objetivo: Entender o papel de pais, mães, avós, tios e responsáveis na educação das crianças. Assumir responsabilidades, reconhecer fragilidades e buscar apoio para desempenhar essa função de forma consciente.
Módulos: Composição e Conceitos; Responsabilidades; Parcerias.


3º Encontro: Menino Maluquinho (Infância como Fase da Vida)

Objetivo: Compreender as diferentes etapas do desenvolvimento infantil, distinguindo o que faz parte do processo natural e o que requer intervenção para não comprometer o crescimento da criança.
Módulos: Criança Física; Criança Emocional; Criança Social.


4º Encontro: Brigas Nunca Mais (Regras e Limites)

Objetivo: Ressaltar a importância das regras e dos limites como elementos fundamentais da educação infantil. Diferenciar ações agressivas de alternativas educativas e destacar o papel do diálogo e dos combinados nesse processo.
Módulos: Regras; Cultura de Paz; Afeto e Limites.


5º Encontro: Encontros e Despedidas (Comunicação Afetiva e Assertiva)

Objetivo: Desenvolver estratégias de comunicação que favoreçam a cultura de paz entre os pares. Buscar o equilíbrio entre escuta e fala, fortalecendo o diálogo em prol da educação das crianças.
Módulos: Escuta Sensível; Diálogos; Tomada de Decisões.


6º Encontro: Caçador de Mim (Lidando com As Emoções)

Objetivo: Compreender as emoções que permeiam a infância, apoiar o gerenciamento dessas emoções e buscar alternativas para lidar com diferentes sensações.
Módulos: Emoções; Conflitos; Convivência.


7º Encontro: Coração de Estudante (Minha Criança Fora de Casa)

Objetivo: Reconhecer a escola como parceira no processo educacional, fortalecendo o vínculo para além dos convites pontuais e ampliando as ações conjuntas que contribuem para a formação de sujeitos de direitos e deveres.
Módulos: Amigos da Escola; Parceria com as Famílias; Construção Coletiva.


8º Encontro: Canção da América (Minha Criança para O Mundo)

Objetivo: Aprender a crescer junto com as crianças, compreendendo suas necessidades em cada etapa e favorecendo seu desenvolvimento para além dos espaços da casa e da escola. Refletir sobre uma criança para a vida, para o mundo.
Módulos: Projeções Futuras; Olhar para Si; Raízes e Impactos.


9º Encontro: Aula-Passeio

10º Encontro: Encerramento

Culminância festiva pela conclusão do projeto;
Formação da Associação de Pais e Responsáveis.


“É preciso uma aldeia inteira para educar uma criança.”

Provérbio africano

…………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………..

 

Fique por dentro das iniciativas do Sesc RJ clicando aqui e acompanhando nossas redes (YouTubeInstagram e Facebook). #SescRJEducação

© Copyright Portal da Educação Sesc RJ 2025 - Todos os direitos reservados | Serviço Social do Comércio – Rio de Janeiro