Semana Mundial do Brincar 2022 6

Semana Mundial do Brincar 2022

O BRINCAR PELA CIDADE

 

A Semana Mundial do Brincar do Sesc RJ, que aconteceu do dia 21 ao 31 de maio foi marcada por diversas atividades que dão ênfase à importância do brincar para as infâncias.

 

Brincar é fundamental para as infâncias. Observando as crianças, podemos perceber a importância dessa atividade para o desenvolvimento e como elas constroem estruturas complexas a partir de elementos simples e possibilidades disponíveis.

 

Em 2022, pensamos no encontro entre as infâncias e na necessidade de ocupar praças, parques, ruas, jardins, centros culturais e de lazer. Por muito tempo, esses espaços foram sinônimo de liberdade, de experiências únicas, de oportunidades para fazer amigos, seja para um instante ou para toda a vida.

 

O brincar tem o poder de trazer ao tempo presente, brincadeiras antigas, apreendidas nas relações, na troca entre gerações. Ou de antecipar o tempo futuro, por meio de jogos simbólicos, da imaginação.

 

Brincar pela cidade é um verdadeiro convite aos inusitados possíveis, gerados pelas propriedades investigadas em cada lugar, nos momentos exatos dos acontecimentos. É como o movimento do Impressionismo, onde a cada segundo muda o cenário. Dependendo da localidade essa ocupação acontece com maior ou menor frequência. O fato é que não ocupar esses territórios, significa impedir as crianças que ali habitam o exercício do direito de ir e vir em segurança, de pensar projetos brincantes que incluam todos da cidade. Precisamos refletir sobre espaços de convivência e circulação que tragam dignidade, mobilidade, acesso. Na Semana Mundial do Brincar, levantamos o tema já amplamente abordado pelo mundo afora sobre a necessidade de cidades mais seguras e abertas ao brincar. O Brincar Pela Cidade envolve sair por aí com as infâncias para identificar problemas e criar soluções, ou seja, ocupar para transformar!

 

Semana Mundial do Brincar na mídia:
Sesc RJ promove Semana Mundial do Brincar com atividades em Niterói até o dia 29 de maio
Sesc de Nova Iguaçu promove Semana Mundial do Brincar a partir de hoje

 

Unidades participantes:
Barra Mansa | Campos | Madureira | Niterói | Nova Iguaçu | Quitandinha | São João de Meriti | Teresópolis | Tijuca

 

 

Algumas fotos do evento:

 

 

 

 

 

 

 

 

Hospital também é lugar de brincar
O espaço Brincante foi montado no saguão do elevador da pediatria do Hospital Universitário Antônio Pedro.
Foram preparadas atividades simples, que as crianças pudessem realizar sem muitos processos.
Coisas simples como uma contação de história, uma dobradura e um pião, podem fazer a alegria de qualquer criança. O brincar pode tornar
lúdico o ambiente hospitalar, possibilitando um momento “mais leve” para as crianças diante de um momento tão delicado. – Niterói

 

 

 

© Copyright Portal da Educação Sesc RJ 2022 - Todos os direitos reservados | Serviço Social do Comércio – Rio de Janeiro