Tecnobalaio

ACT – Tecnobalaio

Podcast Tecnobalaio

Por Diogo Toledo

A grande demanda no mercado de podcast vem crescendo nos últimos anos e teve seu uso impulsionado desde a criação do iPod, pela Apple, no ano de 2005, e com a comercialização do serviço de streaming para podcast (o iTunes), de acordo com Flores (2014). A origem da expressão podcast tem sua autoria atribuída a Adam Curry, ex-VJ da MTV, no ano de 2004, o termo Podcast é uma junção das palavras iPod e broadcast (transmissão via rádio). Com essa popularização, diversos conteúdos foram e estão sendo desenvolvidos, e diante desse cenário, o projeto do Tecnobalaio busca através de temas transdisciplinares, abordando questões da cultura popular brasileira, ciência e divulgação científica, arte, tecnologia, música, games, entre outros, apresentar um conteúdo rico para os ouvintes e também divulgando as atividades realizadas pelo Sesc RJ, em especial da área da Educação por meio dos projetos de Arte, Ciência e Tecnologia.

Com os avanços tecnológicos e o uso do nosso tempo mais escasso, acabamos por “consumir” uma infinidade de produtos e informações sem muito filtro e tempo para analisar as opções. Diante deste cenário, a facilidade de se informar e realizar as tarefas cotidianas simultaneamente vem sendo o ponto positivo e de crescimento dos podcasts. De acordo com Castells (2005), ao falar sobre o ser na sociedade informacional, o autor entende que identidade é “o processo pelo qual um ator social se reconhece e constrói significado principalmente com base em determinado atributo cultural ou conjunto de atributos”. Nesse contexto entendemos que o podcast é uma ferramenta importante para essa construção, assim como outros meios de comunicação foram em outrora.

Também, a comunicação mediada por computadores possibilita o dialogo em tempo real, reunindo pessoas com os mesmos interesses em conversa interativa multireal, por escrito. Respostas adiadas pelo tempo podem ser superadas com facilidade, pois as novas tecnologias de comunicação oferecem um sentido de instantaneidade que derruba as barreiras temporais, como ocorreu com o telefone mas, agora, com maior flexibilidade, permitindo que as partes envolvidas na comunicação deixem passar alguns segundos ou minutos, para trazer outra informação e expandir a esfera de comunicação sem a pressão do telefone, não adaptado a longos silêncios (CASTELLS, 2005, p. 553).

No exposto acima, Castells elucida como as novas tecnologias aproximam os indivíduos, tornando a comunicação mais rápida e ao mesmo tempo mais acessível. Nesse interim faz-se necessário a discussão sobre o uso do tempo, conforme mencionado anteriormente, e a dificuldade que temos em lidar com a organização do mesmo. A necessidade que o regime de trabalho atual exige das pessoas uma produtividade, bem como as tarefas de casa, atenção a família e dedicação aos estudos tornam o tempo cada vez menor e nem sempre conseguimos ter um momento de lazer, de reflexão ou apenas de ócio. Desta forma, torna-se possível em muito dos casos, conciliar algumas dessas atividades com o momento de ouvir podcast e otimizar o tempo. 

O objetivo da realização dos podcast para o projeto Tecnobalaio é o de podermos apresentar um conteúdo de qualidade, reforçando o papel institucional do Sesc RJ e do programa de Educação no Rio de Janeiro, principalmente nas regiões periféricas, que possuem um acesso mais restrito à educação, cultura e ciência.

Diante de um cenário atual de incertezas, e o mundo moderno enfrentando, de tempos e tempos, novos desafios, nos obrigam a nos reinventarmos, criarmos soluções e buscarmos um equilíbrio. O sociólogo polonês Zygmunt Bauman (2001) apresenta o conceito de modernidade líquida, que expressa bem a realidade pós-moderna, como um período de liquidez, de volatilidade, de incerteza e insegurança, ao mesmo tempo em que nos torna mais bem adaptados aos meios (percebemos isso na diferença e facilidade das crianças de hoje em dia em relação as de 20, 30 anos atrás). Ainda segundo Bauman, o nível de fluidez dessa sociedade líquida determina como estaremos mais ou menos integrados a mesma. Sendo assim, a maneira e os meios aos quais utilizamos para nos informar, como criamos e desenvolvemos nossa identidade, tudo isso se torna uma nova forma de nos socializarmos, realizando trocas de conhecimentos com outras pessoas e nos fazendo indivíduos reflexivos e críticos.

Os episódios dos podcast são voltados para jovens, adultos e idosos, pois os temas são transversais, ficando a critério do ouvinte e a sua identificação ao assunto. Pretendemos democratizar a discussão, com o objetivo de apresentar conteúdo de interesses múltiplos e assim atingir a maior amplitude etária possível, sempre respeitando a proposta pedagógica e conceitual deste projeto.

Acesse o podcast Tecnobalaio

 

Fique por dentro das iniciativas do Sesc RJ clicando aqui e acompanhando nossas redes (YouTubeInstagram e Facebook). #SescRJEducação

 

 

 

 

© Copyright Portal da Educação Sesc RJ 2024 - Todos os direitos reservados | Serviço Social do Comércio – Rio de Janeiro