“É preciso ter esperança, mas ter esperança do verbo esperançar,
porque tem gente que tem esperança do verbo esperar.
E esperança do verbo esperar não é esperança, é espera.
Esperançar é se levantar, esperançar é ir atrás,
esperançar é construir, esperançar é não desistir!
Esperançar é levar adiante, esperançar é juntar-se com
outros para fazer de outro modo.”
– Paulo Freire
A organização deste livro apresenta, a partir de artigos e relatos de experiências, algumas das ações que foram desenvolvidas e relacionadas ao projeto Consciências, no âmbito das unidades do Sesc RJ, em escolas públicas e nos eventos externos que participamos no ano de 2023. Para além do registro, acreditamos que os textos desta coletânea possam inspirar e disponibilizar ferramentas teórico-metodológicas para a disseminação de uma educação democrática e libertadora.
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O despertar das consciências | Volume 2
A edição deste ano contou com a valorosa contribuição dos eixos das Infâncias e de Pensamento em Linguagens (PEL), em adição aos manuscritos de Arte, Ciência e Tecnologia (ACT). Estes compõem os três eixos que integram a Gerência de Educação do Sesc RJ, e que atuam na proposição de ações baseadas no anticapacitismo, antirracismo, e pelo letramento científico, valorizando diferentes cosmovisões, pluri-identidades e sujeitos histórico-sociais enquanto produtores de conhecimentos.
Esta publicação reúne um total de 20 manuscritos – um em PEL, seis em Infâncias, e treze em ACT, distribuídos em sete artigos e treze relatos de experiências. São 51 autores, entre colaboradores do Sesc RJ e profissionais convidados que atuam ou atuaram em mais de dez unidades na execução das atividades do projeto. Assim como na edição anterior, as autorias são de predominância feminina, representando aproximadamente 80% do total dos textos. Da mesma forma, os autodeclarados pardos e pretos, representam a mesma porcentagem.
Nos demais manuscritos, temos pessoas negras e não-negras, atuando em conjunto para a proposição de ações antirracistas e pautando a importância da participação de pessoas brancas na luta contra o racismo.
Nas páginas que seguem, mergulhamos em uma jornada rumo à necessidade de uma transformação social, profunda e essencial.
Neste sentido, este livro não apenas abraça a urgência deste espaço-tempo, que é a implementação concreta e a ampliação da educação antirracista, mas também nos convida a adentrar em um “tempo de esperançar”.
Paulo Freire nos ensinou sobre a importância de entender a educação como uma prática política, com vistas à conscientização, à libertação e à transformação social. Isto posto, nos convoca a agir, não como meros espectadores dos desafios impostos, mas como agentes protagonistas.
Esperança não é esperar, tampouco demonstrar passividade. É ação para o enfrentamento dos obstáculos, com determinação, ação coletiva e criatividade.
Este livro reúne vozes e perspectivas diversas unidas em um propósito comum: iluminar o caminho para uma educação antirracista transformadora. Lembra-nos, ainda, que não podemos ignorar a história, a responsabilidade coletiva e o potencial que cada um de nós possui para fazer a diferença. O “tempo de esperançar” é agora e a educação é a ferramenta com a qual podemos (re)edificar nosso passado com histórias múltiplas e moldar um presente-futuro mais justo e equitativo.
Convidamos você, leitor, a se unir à discussão sobre a transformação que a educação antirracista traz. Que essa jornada inspire ações concretas e sustentadas, e que juntos possamos criar um mundo onde a esperança floresça sobre o racismo.
Adriano Rocha
Bernardo de La Vega Vinolo