Livro Reis e Rainhas do Mundo

Livro Reis e Rainhas 16

Conheça o livro Reis e Rainhas do Mundo

Por Amanda da Paixão Montenegro

No Projeto Sesc+ Infância as crianças são protagonistas e escolhem por meio de votações e assembleias uma temática que será a base para as pesquisas do grupo. Acreditamos que quando as mesmas socializam as suas hipóteses, curiosidades e afinidades, a aprendizagem será mais significativa e prazerosa; desenvolvendo assim, de maneira holística e valorizando as infâncias.

Nesse sentido, por meio do brincar estudamos, registramos e conversamos sobre as monarquias, Período Imperial e Período Medieval. Descobrimos um mundo de histórias, tradições, aprendizagens e diversão!

Realizamos um baile medieval, em que compartilhamos as nossas vivências e descobertas. As famílias e a Educação Infantil foram convidadas para apreciar as exposições, as comidas medievais e dançar junto conosco. Além disso, um livro autoral também foi escrito coletivamente e publicado.

 

O que será que os reis e rainhas das crianças fariam para ter um mundo melhor?

Essa é a abordagem do livro autoral das crianças do Projeto Sesc+ Infância do Sesc Nova Iguaçu. Vale destacar que, elas ilustraram também as personagens da história.

As crianças utilizaram muita imaginação e criatividade para elaborar o enredo, nos convidando para refletir sobre o que desejamos para o mundo. Depois que a turma mergulhou nesse processo de publicação, entenderam quanto esforço e dedicação são necessários.

Com o livro escrito, lembraram-se das escolhas deliberadas que fizeram ao contar a história, compararam e contrastaram as suas próprias estratégias de escrita com as de outros autores publicados. Isso, por sua vez, ajudou a enriquecer a compreensão do processo de leitura e escrita. É claro que há mais no projeto de um livro do que apenas boa prática de leitura e escrita. As crianças aprenderam como se comunicar de forma mais eficaz, observando a importância da edição, de revisar o seu próprio trabalho e o quanto isso é valioso!

Destaca-se também, que a escrita é uma poderosa ferramenta de construção de identidade, pois é com ela que a criança irá expor seus pensamentos, criações e valores; uma liberdade de expressão, de leitura de mundo. Vez, voz, cidadania de fato e de direito. Esse é o Sesc+ Infância!

 

Livro Reis e Rainhas

 

Clique aqui e saiba tudo o que acontece na Educação do Sesc Rj.

Fique por dentro das iniciativas do Sesc RJ clicando aqui e acompanhando nossas redes (YouTubeInstagram e Facebook). #SescRJEducação

© Copyright Portal da Educação Sesc RJ 2024 - Todos os direitos reservados | Serviço Social do Comércio – Rio de Janeiro