Vamoss inaugura exposição Arte de Código Aberto no Sesc Tijuca

Exposição Arte de Código Aberto

Um dos maiores precursores na criação de obras de arte que utilizam códigos computacionais como matéria prima para desenvolver projetos únicos de arte digital, o artista-programador Vamoss inaugura dia 16 de agosto, no Sesc Tijuca, a exposição Arte de Código Aberto. Na mostra, o público poderá interagir e alterar algumas obras criadas por ele, e dessa forma, ter a oportunidade de compreender como funcionam os programas que influenciam a nossa maneira de viver.

“Esses programas estão nos celulares, nas máquinas hospitalares, nos carros, nas casas, em toda parte do mundo e de nossas vidas. Para se pensar as ferramentas que queremos amanhã, primeiro é preciso entender como essas ferramentas funcionam”, diz Vamoss.

Segundo ele, nesta exposição, a possibilidade de aprendizado de programação é beneficiada pela experimentação, expressividade e visão crítica durante a prática criativa.

Vamoss inaugura exposição Arte de Código Aberto no Sesc Tijuca

Para entender o processo criativo de Vamoss, é preciso compreender o que é Arte Feita em Código. Trata-se do resultado da experimentação programando computadores com a intenção de se expressar. O artista-programador traduz em imagens as formas e ideias algorítmicas que surgem aleatoriamente em seu pensamento. A partir de um conceito abstrato, ele traduz em códigos os procedimentos necessários para sua modelagem e se deixa permear pelas descobertas que surgem durante o processo experimental. É uma cooperação entre código e criatividade, determinismo e imprevisibilidade, ordem e caos. Uma dança do artista com o computador. “Admiro o quão dinâmicas, inteligentes, artísticas e interativas as obras de arte computacionais podem ser”, diz ele.

Já a Arte de Código Aberto possibilita que o público não apenas veja as imagens elaboradas pelo artista, como também altere o código utilizado para produzir estas imagens.
O código aberto (open source) altera as formas de se relacionar com o trabalho de arte ao possibilitar que outras pessoas criem variações do trabalho original, difundindo a arte feita em código dentro do paradigma da colaboração. “Criar um trabalho de arte nesse contexto é estar aberto a uma vida própria do trabalho, que estará em contato com uma comunidade ávida por estudá-lo e alterá-lo”, diz Vamos.

Na exposição Arte de Código Aberto as obras ficarão expostas em diferentes suportes, entre impressas, generativas e três delas interativas, ou seja, preparadas para receber as intervenções do público.

“Se na natureza as formas de vida se adaptam ao ambiente, num trabalho de arte de código aberto a vida se dá através de um diálogo com as pessoas que irão olhar, comentar, curtir, compartilhar, usar, brincar, copiar ou mesmo alterar tal trabalho e, assim, difundindo-o nas redes. Sugiro que os visitantes pensem como uma criança ao alterar o código sem medo de quebrar o programa”, afirma o artista.

Vamoss é artista-programador e diretor de tecnologia na SuperUber desde 2011. Integra conteúdo, hardware, software, design e arquitetura para desenvolver projetos únicos. Graduado em Design pela ESPM-Rio, trabalha com mídia interativa desde 2004, desenvolvendo projetos para espaços físicos, celular e web. Mestre em Economia Criativa na ESPM-Rio, onde se engajou com a comunidade de programação criativa no Brasil para criar o EncontrosDigitais.com.br, uma plataforma colaborativa para compartilhar conhecimento entre programadores criativos e a sociedade.

Para saber mais sobre o artista:
Site: vamoss.com.br
Twitter: twitter.com/vamoss
Insta: instagram.com/vamoss
Link: https://github.com/Vamoss

SERVIÇO EXPOSIÇÃO ARTE DE CÓDIGO ABERTO
Inauguração: 16 de agosto de 2022
Período em cartaz: até 15 de novembro
Horário de funcionamento: Terça a sexta de 9h às 18h | Sábados, domingos e feriados de 9h às 17h
Local: Espaço ACT, Sesc Tijuca | Endereço: Rua Barão de Mesquita, 539, Tijuca
Gratuito
Classificação: Livre

Informações para a imprensa:
Marcelle Braga: 21 98842-4820
E-mail: braga.marcelle@gmail.com

© Copyright Portal da Educação Sesc RJ 2022 - Todos os direitos reservados | Serviço Social do Comércio – Rio de Janeiro