“O território usado é o chão mais a identidade. A identidade é o sentimento de pertencer àquilo que nos pertence. O território é o fundamento do trabalho,
o lugar da residência, das trocas materiais e espirituais e do exercício da vida.”
(SANTOS, 1999)
No dia 03/05 as crianças da Turma das Plantas participaram intensamente de uma visita ao Parque Municipal de Nova Iguaçu, onde fizeram uma expedição exploratória no local e brincaram na oficina de carimbos naturais oferecida pela Secretaria de Meio Ambiente e ministrada pela subgestora do Programa Municipal de Educação Ambiental Jaqueline Kely. Em meio aos muitos olhares, texturas, aromas, sons, cores e sabores tiveram uma manhã inesquecível. Fortalecer a compreensão de que a terra é um organismo vivo e que fazemos parte desse sistema, nos impulsiona a exercer práticas cotidianas alinhadas a esta ética, possibilitando vivências mais ampliadas e ações de cuidado.
Destacamos que a visita também representa o Projeto: “Pertencendo ao que nos pertence: aqui é a Baixada Fluminense” que constrói o entendimento de um saber situado, que envolve o pertencimento de um cidadão no mundo. Um ato de resistência e resiliência que valoriza as experiências espaciais das crianças em seu território.