Projeto Consciências – Lutando contra o racismo

Projeto Consciências - Lutando contra o preconceito 10

“A educação não transforma o mundo. Educação muda as pessoas. Pessoas transformam o mundo”.   

Paulo Freire                                                                                                                        

Para que um indivíduo que sofre opressão social, perceba-se enquanto um ser oprimido, ele precisa tomar consciência sobre a realidade que ele está submetido. Da mesma forma, o indivíduo opressor deve se conscientizar sobre sua prática e suas implicações… Isso se aplica também ao advento do racismo estrutural brasileiro que é internalizado pelas pessoas que o sofrem e pelas pessoas que o praticam. A tomada de consciência faz nos perceber que o racismo é uma grande mazela no Brasil, e que precisa ser combatida cotidianamente. A educação, por sua vez, não pode ficar alijada desse processo. De acordo com Paulo Freire: “A educação não transforma o mundo. Educação muda as pessoas. Pessoas transformam o mundo”.  A superação do racismo ainda presente em nossa sociedade é um imperativo. É uma necessidade moral e uma tarefa coletiva, de brancos e negros, de primeira grandeza. E a educação é um dos terrenos decisivos para que sejamos vitoriosos nesse esforço.

O projeto CONSCIÊNCIAS do SESC RJ visa fomentar o pensamento crítico e a mudança de comportamento dos participantes, para que assim, possamos contribuir para uma sociedade mais justa e igualitária, combatendo o racismo e todas as suas interseções e ramificações.

Com uma programação multilinguagem, distribuída por três unidades do SESC RJ, entre os meses de abril e dezembro, iremos envolver professores, pesquisadores, artistas e o grande público em um grande debate acerca do racismo, buscando caminhos e estratégias para a superação, bem como, evidenciando a valiosa contribuição do povo negro para a formação da sociedade brasileira.

O projeto será realizado de abril a dezembro percorrendo as unidades Madureira (abril a junho), São João de Meriti (julho a setembro) e Ramos (outubro a dezembro).

 


 

PROGRAMAÇÃO DE AGOSTO DO PROJETO CONSCIÊNCIAS
SÃO JOÃO DE MERITI

 

 

TURMALINA 18-50
12 e 13/8 | 17h e 19h | 12 anos | GRÁTIS

O espetáculo tem como título o último endereço onde viveu João Cândido Felisberto, líder da Revolta da Chibata e refaz os caminhos percorridos pelo “Almirante Negro” como forma de celebrar sua história e combater o apagamento de sua memória, promovido sistematicamente pelos “brasis oficiais”. O episódio que levou ao fim dos castigos corporais na Marinha brasileira é o ponto de partida para a trajetória de vida de um personagem fundamental na luta pela igualdade racial no país.

O espetáculo ocorrerá no Sesc  São João de Meriti e estará sujeito a lotação máxima. Para maiores informações entrar em contato através do e-mail: leandro.ferra@sescrio.org.br

 

 

CURSOS PENSADORES QUE CONSTROEM UMA EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA
18 e 25/8 e 01/9 | 14h | Livre | GRÁTIS

O curso apresenta ao público os principais pensadores e intelectuais que ao longo dos últimos anos constroem e atuam diretamente a favor de uma educação antirracista através de suas práticas e metodologias.

O curso será ministrado pelo professor Vladimir de Oliveira. Vladimir é coordenador pedagógico e articulador social com vivência em atividades escolares em período integral, além da prática educacional em movimentos sociais e ONGS.

O curso ocorre em formato presencial, em parceria com o Instituto de Educação de São João de Meriti. Para maiores informações entrar em contato através do e-mail: leandro.ferra@sescrio.org.br

 

 

LIVE MULHERES NEGRAS NA CONSTRUÇÃO DA EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA
23/8 | 16h | Livre| GRÁTIS

A live apresenta a importância, influência e luta das mulheres negras pelo direito à educação, sobretudo, a defesa pela educação antirracista, tendo como referência o exemplo da professora, filósofa e antropóloga brasileira Lélia Gonzalez.

A live ocorre em formato virtual no Instagram do Sesc São João de Meriti. Para maiores informações entrar em contato através do e-mail: leandro.ferra@sescrio.org.br

Convidadas:

Melina de Lima:

Melina de Lima é historiadora e neta da grande intelectual e ativista Lélia Gonzalez, que foi uma das precursoras do feminismo negro no Brasil. Manter e espalhar esse legado é essencial e necessário, e foi aí que surgiu o PROJETO LÉLIA GONZALEZ VIVE, que é de coautoria de Melina, com mais familiares de Lélia, a ONG Nossa Causa e voluntários de várias partes do Brasil. Recentemente, se juntou a família em mais uma forma de dar luz a esse legado, é a Diretora de Educação e Cultura do Instituto Memorial Lélia Gonzalez, que terá início em breve.

Bio resumida:

Melina de Lima é historiadora e neta da grande intelectual e ativista Lélia Gonzalez, que foi uma das precursoras do feminismo negro no Brasil. Diretora de Educação e Cultura do Instituto Memorial Lélia Gonzalez.

Eliane de Almeida:

Eliane Almeida é Yalorixá, artesã e modeladora em barro. Sobrinha de Lélia Gonzalez, está à frente do projeto Lélia Gonzalez Vive, que promove ações para manter e divulgar o legado da autora.

Mediação:

Juliana de Moraes Monteiro:

Juliana de Moraes Monteiro é doutora em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio, 2019) . Atualmente, é bolsista Nota 10 da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ), por meio da qual realiza pesquisa de pós-doutorado na Universidade Federal do Rio de Janeiro na linha de Gênero, raça e colonialidade, e coordena o projeto Mulheres que leem mulheres.  É co-autora de Trauma/ arte contemporânea brasileira, autora de O que a Esfinge ensina a Édipo: sobre os limites de interpretação na arte contemporânea e co-organizadora de Agambiarra: escritos sobre a filosofia de Giorgio Agamben.

Bio resumida:

Juliana de Moraes Monteiro é doutora em Filosofia pela PUC-Rio. Atualmente, realiza pesquisa de pós-doutorado na Universidade Federal do Rio de Janeiro na linha de Gênero, raça e colonialidade, e coordena o projeto Mulheres que leem mulheres.

 

 

PROGRAMAÇÃO DE JULHO DO PROJETO CONSCIÊNCIAS
SÃO JOÃO DE MERITI

 

CURSO
MEMÓRIAS, RESISTÊNCIA E ANCESTRALIDADES
23, 30/7 e 06/8 | 9h | Livre | GRÁTIS
O curso apresenta ao público a conscientização sobre a importância do conhecimento da história negra, suas origens e heranças para que de fato tenhamos uma educação pautada em práticas antirracistas.
O curso está sujeito a agendamento prévio Verifique e solicite a inscrição por e-mail: leandro.ferra@sescrio.org.br ou pelo telefone: (21) 2755-6828.

 

Programação do Projeto Consciências 9

 

MESA DE DEBATE
POVOS INDÍGENAS, SUAS VIVÊNCIAS E TECNOLOGIAS ANCESTRAIS
20/7 | 15h | Livre | GRÁTIS
A mesa de debate tem como proposta discutir a importância dos povos indígenas, suas vivências e tecnologias ancestrais enquanto aspectos essenciais para a nossa origem social.
Informações: leandro.ferra@sescrio.org.br ou pelo telefone: (21) 2755-6828.
O evento é livre, gratuito e presencial na Unidade Sesc São João de Meriti.

 

Programação do Projeto Consciências 7

 

CURSO
MEMÓRIAS, RESISTÊNCIA E ANCESTRALIDADES
23, 30/7 e 06/8 | 9h | Livre | GRÁTIS
O curso apresenta ao público a conscientização sobre a importância do conhecimento da história negra, suas origens e heranças para que de fato tenhamos uma educação pautada em práticas antirracistas.
O curso está sujeito a agendamento prévio Verifique e solicite a inscrição por e-mail: leandro.ferra@sescrio.org.br ou pelo telefone: (21) 2755-6828.

 

Programação do Projeto Consciências 9

 

LIVE
SABERES ANCESTRAIS DA MULHER INDÍGENA NO BRASIL
26/7 | 16h | Livre | GRÁTIS
A live apresenta ao público a importância e representatividade da mulher indígena no Brasil, sua ancestralidade, saberes e seu aspecto essencial para o desenvolvimento e origem da nossa formação sociocultural.
Informações: leandro.ferra@sescrio.org.br ou pelo telefone: (21) 2755-6828.
O evento é livre, gratuito e virtual no Instagram da Unidade Sesc São João de Meriti.

 

Programação do Projeto Consciências 10

 

MESA DE DEBATE
ANCESTRALIDADES QUILOMBOLAS, SEUS ESPAÇOS E HISTÓRIAS
27/7 | 15h | Livre | GRÁTIS
A mesa de debate tem como proposta discutir a ancestralidade presente nos quilombos enquanto importante espaço de produção social, resistência e valorização da cultura africana.
Informações: leandro.ferra@sescrio.org.br ou pelo telefone: (21) 2755-6828.
O evento é livre, gratuito e presencial na Unidade Sesc São João de Meriti.

 

Programação do Projeto Consciências 8

 

 


PROGRAMAÇÃO DE JUNHO DO PROJETO CONSCIÊNCIAS

PROGRAMAÇÃO DA SEDE

PALESTRA “O LUGAR DO BRANCO NAS RELAÇÕES RACIAIS BRASILEIRAS”
30/06 | 15h | Gratuito | Auditório da Sede | Rua Marquês de Abrantes, 99 – Flamengo

Temas abordados: racismo estrutural; racismo institucional; racismo inter-pessoal; branquitude; negritude; organizações sociais.
Palestra com a professora Lia Vainer Schucman.

Sobre a autora: Doutora em Psicologia Social pela Universidade de São Paulo (USP) com estágio de Doutoramento no Centro de Novos Estudos Raciais pela Universidade da Califórnia.
Professora do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), pesquisadora de Psicologia e Relações étnico-raciais. Autora dos livros: “Entre o Encardido, o Branco e o Branquíssimo: Branquitude, Hierarquia e Poder na Cidade de São Paulo” (Veneta 2020) e “Famílias Interraciais: tensões entre cor e amor” (EDUFBA, 2018).

 

Programação do Projeto Consciências 2

 

 


 

PROGRAMAÇÃO DE MADUREIRA

CURSO PREPARATÓRIO PARA MESTRADO E DOUTORADO PARA PESSOAS NEGRAS, INDÍGENAS E ASIÁTICAS
04/06 a 25/06 | aos sábados | 13h30 às 17h30 | 18 anos | Carga horária total: 16h | Atividade Híbrida

A equipe de Arte, Ciência e Tecnologia do SESC Madureira convida a sociedade civil a participar do Curso Preparatório de Mestrado e Doutorado para Negros, Indígenas e Asiáticos, a ocorrer nos sábados de junho (04, 11, 18 e 25/06), de 13h30 às 17h30, com o objetivo de auxiliar estas parcelas da população a alcançar posições acadêmicas de maior valor mercadológico e intelectual para a sociedade, reforçando valores, saberes, fazeres e locais étnicos e identitários.

O preparatório visa capacitar pessoas negras, como o maior grupo étnico racial no Brasil e outros grupos étnico-raciais excluídos, com o intuito de promover a representatividade no corpo discente e docente em busca de uma pós-graduação mais plural e uma sociedade mais igualitária.

Mediadores: Patrícia Dias, Arlete Nery, Jéssica Coelho e Leopoldo Pio.

Link para realizar inscrição: bit.ly/sesconsciencias
Dúvidas na plataforma acesse tutorial: https://bit.ly/3FB0aaI
Informações: bernardo.vinolo@sescrio.org.br

 

Programação do Projeto Consciências

 

 

 

LIVE “MULHERES NEGRAS: DISCURSOS SOBRE A SOLIDÃO NAS MÍDIAS SOCIAIS”
10/06 | 16h | Carga horária: 1h | Livre | Instagram Sesc Madureira
A palestra virtual tem como objetivo discutir as relações e estruturas de poder no contexto da manutenção das relações étnico-sociais desiguais e discriminatórias em um recorte feminino e virtual.
Palestrante: Glenda Melo. Não há necessidade de inscrição.

 

Programação do Projeto Consciências 3

 

CINECLUBE AFRO: CURTA-METRAGEM “CRAQUE ESQUECIDO”
11/06 | 10h | Carga horária: 2h | 12 anos | Unidade Madureira | Teatro Sesc Madureira
A programação consiste na exibição de curta-metragem com temática de negritude como ferramenta educativa para debater questões relacionadas ao racismo, identidade e ancestralidade negra.

Sinopse: Eis que começa o sonho! O sonho da maioria dos meninos brasileiros, o de ser um craque de bola. Um deles, nascido lá pelos idos de 1932 em Marechal Hermes, também nutria esse sonho. No meio futebolístico se destacou e ganhou um apelido curioso: “Ladrão de Bola”, Paulinho Ladrão de Bola. Se outrora fora um craque, lembrado por muitos, ovacionado por uns e odiado por tantos outros, nos dias de hoje, não se lembra das coisas.
Mediação: Ygor Lioi (direção) e Clementino Junior (cineasta).
Inscrições devem ser realizadas na hora e no local do evento.

 

Programação do Projeto Consciências 4

 

ACERVOS, IDENTIDADES E ARTEFATOS NEGROS: MEDIAÇÕES PRESENCIAIS DE PATRIMÔNIOS DIGITALIZADOS
15 e 22/06 | 10h | Carga horária: 2h | Livre | Unidade Madureira
A programação consiste na mediação de acervos virtuais e digitalizados de museus e instituições de memória negra no país de maneira presencial. O objetivo da atividade é trazer estes acervos para dentro do Sesc, a partir do contexto de valorização da identidade, tecnologia e ciência negra e brasileira. Serão abordadas duas exposições: (1) Das Galés às Galerias: representações e protagonismos do negro no acervo do Museu Nacional de Belas Artes e (2)  Design e Tecnologia na Escravidão: as habilidades e conhecimentos africanos que construíram o novo mundo e inspiram o presente do Museu Afro Brasil.
Inscrições devem ser realizadas na hora e no local do evento.

PASSEIO TURÍSTICO PELA PEQUENA ÁFRICA
18/06 | 07h30 e 13h30 | Carga horária: 3h | Gratuito | Público PCG
A programação consiste em um tour presencial pela região da Pequena África com o objetivo de conhecer locais historicamente relevantes para a origem, cultura e história da população negra, como o Cais do Valongo, Pedra do Sal, e museus de acervo preto da região do Centro e Gamboa.
Mediador: Cosme Felippsen
Atividade reservada para o TSI da Unidade Madureira e Instituições de território parceiras.

CINECLUBE AFRO: CURTA-METRAGEM “DIAS DE QUARENTENA”
18/06 | 16h | Carga horária: 2h | 10 anos | Unidade Madureira | Teatro Sesc Madureira
A programação consiste na exibição de curta-metragem com temática de negritude como ferramenta educativa para debater questões relacionadas ao racismo, identidade e ancestralidade negra. Sinopse: Uma família tenta se adaptar à quarentena para combater o (Covid-19) nas primeiras semanas da pandemia. Direção: Juciara Awô e Luana Arah. Debatedora: Mariana Maia (roteiro e atuação).
Mediação: Davidson Davis Candanda (direção) e Clementino Junior (cineasta).
Inscrições devem ser realizadas na hora e no local do evento.

CURSO “RACISMO RECREATIVO: O QUE É, COMO IDENTIFICÁ-LO E SUAS ABORDAGENS EM ESPORTE COLETIVOS”
21/06 | 9h – 12h e 13h – 16h | Carga horária: 3h | 1º E.M. | Colégio Estadual Professor José Accioli
A programação tem como objetivo discutir o racismo estruturalmente camuflado nas relações cotidianas, como no humor, esportes e brincadeira, trazendo estratégias de reconhecimento e abordagens de resolução de conflitos.
Mediadora: Camila Reis Tomaz.
Atividade fechada para público interno da instituição de ensino.

LIVE “PRETO: POTÊNCIA DOS PÉS À CABEÇA”
22/06 | 15h | Carga horária: 1h | Livre | Instagram Sesc Madureira
A palestra virtual tem cunho educativo e objetivo de debater, a partir de um recorte humanístico e científico, sobre a saúde mental e como a ausência da mesma tem contribuído para um genocídio silencioso na população preta.
Palestrante:
 Mariana Leão e Raphaela Caboclo. Não há necessidade de inscrição.

CURSO “MARKETING DIGITAL E EMPREENDEDORISMO NEGRO”
22, 23 e 24/06 | 18h | Carga horária: 5h | 14 anos | Plataforma: Microsoft Teams
A programação consiste em um curso introdutório de empreendedorismo negro, abordando plataformas, ferramentas e estratégias de marketing digital e estudos de caso, além de debater questões como racismo algorítmico e representatividade virtual negra.
Mediador: Vitor Maia. Vitor Maia é especialista em marketing digital, homem negro que atua na coordenação de mídia de participantes do programa Big Brother Brasil.

Link para realizar inscrição: bit.ly/sesconsciencias
Dúvidas na plataforma acesse tutorial: https://bit.ly/3MbftZw
Informações: bernardo.vinolo@sescrio.org.br

 

Programação do Projeto Consciências 5

 

OFICINA “CORPO E TERRITÓRIO: UMA REPRESENTAÇÃO SOBRE RACISMO AMBIENTAL”
24/06 | 9h – 12h e 13h – 16h | Carga horária: 3h | 2º E.M. | Colégio Estadual Professor José Accioli
Encontros dinâmicos e expositivos sobre a temática do Racismo Ambiental e suas ramificações na Natureza, Corpo e Território. Visando trabalhar o conceito mais atrelado às práticas cotidianas e reconhecimento das estruturas sociais.
Mediadora: Pammella Casimiro.
Atividade fechada para público interno da instituição de ensino.

OFICINA “MOVIMENTO PRETO: LINGUAGENS CORPORAIS ANTIRRACISTAS E SUA RELEVÂNCIA NO RESGATE DE SI”
01/07 | 9h-12h e 13h-16h | Carga horária: 3h | 3º E.M. | Colégio Estadual Professor José Accioli
A programação possui como objetivo a busca pelo autoconhecimento a partir de traços e movimentos corporais que indicam trajetórias e ancestralidades, como capoeira, jongo, charme, entre outros.
Mediadora: Camila Reis Tomaz.
Atividade fechada para público interno da instituição de ensino.

 


 

MAIO

LIVE “RELEITURA DE ACERVOS AFRICANOS: DA RESERVA COMUNITÁRIA À EXPOSIÇÃO IMPERIALISTA COMERCIAL”
11/05 | Quarta-feira 10h  Carga horária: 1h | Livre | Instagram Sesc Madureira
A palestra virtual tem como objetivo debater a importância das comunidades locais moçambicanas como sala de reserva e conservação do património genuinamente local, em contraponto com a globalização e as entidades legais que servem como uma sala de exposição do património universal eurocentrado. Informações: bernardo.vinolo@sescrio.org.br

Palestrante: Innocent Abubakar, docente na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Lúrio (FCSH) e diretor do Centro de Estudos Culturais e Religiosos do Oceano Índico (CECROI), sediado na Ilha de Moçambique, na província de Nampula, República de Moçambique.

 

Live “Releitura de acervos africanos: da reserva comunitária à exposição imperialista comercial”

 

LITERATURA E ORALIDADE: INSTRUMENTOS DO EDUCAR E DO REGISTRO DE MEMÓRIAS, SABERES, FAZERES E HISTÓRIAS NEGRAS
12/05 | 13h30 | Carga horária: 1h30min | Livre | Unidade Madureira
A palestra de abertura do projeto CONSCIÊNCIAS possui como objetivo debater a importância do registro de memórias, fazeres e saberes como forma de (re) existência da cultura e identidade negra, e como instrumento de educação antirracista e identitária.

Palestrante: Renato Nogueira, doutor em Filosofia, pesquisador de estudos afro-brasileros e indígenas

LANÇAMENTO DO LIVRO “AZOILDA LORETTO DA TRINDADE: O BAOBÁ DOS VALORES CIVILIZATÓRIOS AFRO-BRASILEIROS”
12/05 | 15h | Carga horária: 30min | Livre | Unidade Madureira
Faremos o lançamento do livro da escritora Gisele Rose, cuja proposta é construir uma biografia filosófica da intelectual negra Azoilda Loretto da Trindade. A obra discute variados aspectos de sua trajetória, como as condições de sua relativa invisibilidade como membro efetiva da história do movimento negro, ressaltando e enfatizando seu legado e sua importância para a luta antirracista. Informações: bernardo.vinolo@sescrio.org.br

Palestrante: Gisele Rose, filósofa, professora, pesquisadora e escritora. Membro da Associação Brasileira de Pesquisadorxs Negrxs (ABPN).

A LITERATURA NEGRA E O SEU PAPEL NA TRANSFORMAÇÃO DOS MOVIMENTOS LITERÁRIOS: A LITERATURA COMO ARTE QUE DÁ VOZ E VEZ AO GÊNERO, RAÇA E A DIVERSIDADE CULTURAL
12/05 | 16h | Carga horária: 1h | Livre | Unidade Madureira
A programação tem como objetivo discutir a importância da literatura na representatividade étnico-racial de histórias, vivências e contidianos negros, a partir de narrativas suburbanas e afrocentradas. Informações: bernardo.vinolo@sescrio.org.br

Palestrantes: Jessé Andarilho, Júlio Emílio Braz e Talita Peixoto (Mediação)

 

Sesc Madureira 8

 

Projeto Consciências - Lutando contra o preconceito 2

 

OFICINA “PRÁTICAS E CONHECIMENTOS AFROCENTRADOS”
14, 15, 21, 22, 28, 29/05 | 10h | Carga horária: 3h | Livre | Unidade Madureira 3
A programação tem como objetivo discutir práticas africanas atreladas à cultura, ancestralidade e saberes, como a pintura tribal, etnobotânica e raízes africanas, e máscaras africanas. Informações: bernardo.vinolo@sescrio.org.br

Mediadora: Regiane Silva

 

 

CURSO “ETNOMATEMÁTICA DAS TRANÇAS AFRICANAS”
13 e 20/05 | Terça-feira 14-18h | Carga horária: 8h | Livre | Unidade Madureira
O curso tem como proposta apresentar conhecimentos ancestrais e tradicionais africanos a partir das tranças, abordando sua história social, cultural e política e a presença da matemática nos penteados trançados. Informações: bernardo.vinolo@sescrio.org.br

Mediadora: Luane Bento dos Santos, docente de Sociologia na Educação Básica e pesquisadora de Relações Étnico-raciais na PUC-RJ

 

Projeto Consciências - Lutando contra o preconceito 3

 

MASTERCLASS “ÁFRICA E DIÁSPORA: CAMINHOS PLURIVERSAIS”
18/05 | Terça-feira 18h30 – 20h30 | Carga horária: 2h | Livre | Zoom
“África e Diáspora: caminhos pluriversais” tem como objetivo refletir sobre África e a Afrodiáspora no que tange história, cultura, literatura e arte, filosofia com foco na pluriversalidade. Informações: bernardo.vinolo@sescrio.org.br

Mediadora: Aza Neri, doutora em Literaturas Africanas – UFRJ, pós-doutoranda em Filosofia Africana/UFRJ, coordena o Núcleo de Filosofia Política Africana do Laboratório Geru Maa/UFRJ e o Núcleo de Estudos Geracionais sobre Raça, Arte, Religião e História – UFRJ.

 

 

CURSO “A ALMA DO QUINTAL: MORADORES, ANCESTRAIS, RITUAIS E ENRAIZAMENTOS”
19/05 | Quinta-feira 14-18h | Carga horária: 4h | Livre | Unidade Madureira
Nesta oficina iremos buscar a “alma do quintal”, levando em conta especialmente a questão da presença de ancestrais e antepassados, observando as cosmologias e as ecologias que orientam essa presença. Informações: bernardo.vinolo@sescrio.org.br

Mediadora: Safira Karina Reink Silva, cientista social e professora de Sociologia.

 

 

CINECLUBE AFRO: CURTA-METRAGEM “BLACKOUT”
21/05 | 16h | Carga horária: 2h | Livre | Unidade Madureira
A programação consiste na exibição de curta-metragem com temática de negritude como ferramenta educativa para debater questões relacionadas ao racismo, identidade e ancestralidade negra. Informações: bernardo.vinolo@sescrio.org.br

Sinopse: O Rio de Janeiro futurista permanece igual. Violações de direitos, racismo e machismo ainda dão o tom da relação entre o poder público e a favela. Porém, algo está prestes a mudar.

Debatedora: Rossandra Leone (realizadora).

 

 

ATIVIDADES EM PARCERIA COM O MUSEU DA HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA (MUHCAB)

 

Projeto Consciências - Lutando contra o preconceito 4

 

VISITA MEDIADA PELO ACERVO DO MUSEU DA HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA
14/05 | 10h às 12h | Livre |MUHCAB

A programação consiste em uma visita pelo acervo expositivo do museu, mediada por representantes do setor de educação e/ou de museologia do MUHCAB.

OFICINA “VALORES CIVILIZATÓRIOS AFRO-BRASILEIROS”
14/05 | 13h às 16h | Livre |MUHCAB
A programação consiste em uma oficina que propõe o uso de valores civilizatórios afro-brasileiros na promoção de uma educação antirracista, tendo como elo a afetividade que perpassa por todo o processo. Esta prática pedagógica compõe uma nova estrutura educacional com base na compreensão dos sujeitos, nas experiências vividas, em corpos inseridos num sistema de invisibilidade que dentro deste processo emergem como sujeitos visíveis. Informações: bernardo.vinolo@sescrio.org.br

Mediadora: Gisele Rose, filósofa, professora, pesquisadora e escritora. Membro da Associação Brasileira de Pesquisadorxs Negrxs (ABPN).

MESA REDONDA “ORIGENS, MEMÓRIAS E PATRIMÔNIOS NEGROS: ESPAÇOS MUSEAIS COMO FORMA DE RESISTÊNCIA”
14/05 | 16h às 17h | Livre | MUHCAB
A programação consiste em uma mesa redonda para debater a importância, desafios e perspectivas dos espaços de acervo, memória e patrimônio negro para a educação antirracista e resistência cultural, étnica e identitária, com representantes de museus locais. Informações: bernardo.vinolo@sescrio.org.br

Convidados: Márcia Souza (Museu de Favela), Antônio Carlos Firmino (Museu Sankofa), Leandro Santana (MUHCAB) e mediação por Larissa Machado (MUHCAB).

CINE CLUBE AFRO: CURTA-METRAGEM “COROAÇÃO”
14/05 | 17h às 18h | Livre | MUHCAB
A programação consiste na exibição de curta-metragem com temática de negritude como ferramenta educativa para debater questões relacionadas ao racismo, identidade e ancestralidade negra. Informações: bernardo.vinolo@sescrio.org.br

Sinopse: Mulheres negras sustentam a ancestralidade, o lugar de fala e ação no ori. CoroAção subverte rodilhas, baldes, cargas. O trapo insignificante é coroa sagrada. Um corpo negro caminha, erguendo um balde, suportando um oceano, refazendo os passos da própria história. Direção Juciara Awô e Luana Arah. Debatedora: Mariana Maia (roteiro e atuação) e Clementino Junior.

APRESENTAÇÃO ARTÍSTICA COM BIETA
14/05 | 18h às 19h | Livre | MUHCAB

Artista: Bieta, djay ,multimídia e pesquisadora das culturas de matrizes afro-brasileiras e africanas diaspóricas. Informações: bernardo.vinolo@sescrio.org.br

© Copyright Portal da Educação Sesc RJ 2024 - Todos os direitos reservados | Serviço Social do Comércio – Rio de Janeiro