Curso Marketing Digital e Empreendedorismo Negro

Curso Marketing Digital e Empreendedorismo Negro

A convivência virtual é uma realidade presente na vida de todos nós atualmente, principalmente após a pandemia que parou o mundo em 2020. Essa vivência online é possibilitada pela inteligência artificial das máquinas e de diversos algoritmos. Eles são códigos que aprendem os padrões de comportamento humano, entendem que tipos de interação uma pessoa está mais propensa a fazer, que perfis de pessoas um determinado usuário poderá se interessar em seguir, e etc. A essa dinâmica de aprendizado chamamos machine learning.

O grande problema é que o racismo está enraizado no comportamento humano, nas nossas relações, comentários e na preferência publicitária em capas de revistas, modelos, influenciadores e figuras públicas de sucesso. Como a máquina aprende através de dados coletados, fornecidos e criados por humanos, a escassa presença de pessoas negras performando a construção desse aprendizado faz com que os algoritmos impulsionem e deem mais visibilidade ao “padrão embranquecido” enquanto o conteúdo de pessoas negras é naturalmente deixado de lado, com menor alcance.

Responsáveis pelas maiores redes sociais da atualidade reconheceram o problema e se comprometeram a buscar tecnicamente uma solução eficaz para eliminar essa desvantagem aprendida pela inteligência artificial. Enquanto esse trabalho interno é realizado, através de práticas de comportamento online, fortalecimento e impulsionamento intencional podemos auxiliar o processo de machine learning para que o algoritmo possa compreender e replicar conteúdo de forma mais igualitária.

Esse trabalho pode ser feito com uma boa estratégia de presença digital, para que profissionais e influenciadores negros possam a cada dia diminuir essa discrepância. Com esse propósito, convidamos a todos para o curso “Marketing Digital e Empreendedorismo negro” que ocorreu nos dias 22, 23 e 24/06, às 18h, na plataforma virtual Microsoft Teams, pela Unidade Sesc Madureira. A programação consiste em um curso introdutório de empreendedorismo negro, abordando plataformas, ferramentas e estratégias de marketing digital e estudos de caso, além de debater questões como racismo algorítmico e representatividade virtual negra.

 

 

Programação do Projeto Consciências 5

 

Vitor Maria Franco
Formado em Marketing com Especialização em Canais Digitais, e criador do Método R3. Atua liderando estratégias online para empresas, influenciadores e negócios.

© Copyright Portal da Educação Sesc RJ 2024 - Todos os direitos reservados | Serviço Social do Comércio – Rio de Janeiro