Laboratórios Brincantes: ciranda dos cientistas no setor de botânica da UFF

LABORATÓRIOS BRINCANTES: CIRANDA DOS CIENTISTAS NO SETOR DE BOTÂNICA DA UFF

“Durante toda a minha vida, as novas descobertas sobre a natureza me alegraram como uma criança.”
Marie Curie

 

Por Claudia Tona

Laboratórios Brincantes é um projeto de Educação Científica com crianças e adolescentes de 2 a 15 anos, tendo como objetivo despertar e estimular o interesse pela pesquisa, a reflexão e o fazer científico, tanto para meninos, quanto para meninas, desde a primeira infância. Nascido em plena pandemia, em decorrência da curiosidade das jovens mentes acerca da vacina contra a COVID-19, os Laboratórios Brincantes vêm se expandindo em outros temas.

No mês do Movimento pela Infância e o Direito ao Brincar, acontece a Ciranda dos Cientistas no Setor de Botânica da UFF, que nos abriu as portas para que os pequenos cientistas conheçam equipamentos científicos reais, mediados pelos professores e alunos do Projeto de Pesquisa em Botânica.

Segundo o professor Rafael Neri, responsável pelo Sesc+ Infância de Niterói, “o Herbário do Setor de Botânica da faculdade de Biologia da UFF foi uma experiência incrível! As crianças vivenciaram momentos de aprendizagens em meio à ‘natureza universitária’, recebendo informações de grande relevância para seu processo educacional e para a vida, saberes compartilhados por estudiosos, dentro de um espaço acadêmico que nos mostra o quão lúdico pode ser o campo científico.

A turma aproveitou cada momento, perguntou, admirou, experimentou, pesquisou e aprendeu com teoria e prática. Plantamos conhecimentos, cultivamos a pesquisa e “colheitamos” ideias e saberes.”

Esses momentos em que, além de experimentarem um laboratório profissional, as crianças entram em contato com a natureza exuberante do campus onde se situa o setor, oferecem muita beleza para os olhos contemplativos. Lá, começando pela alameda de chegada, ladeada por árvores cujos galhos se entrecruzam, aprenderam como se faz a coleta, a seleção, a secagem e o armazenamento das espécies. Sentiram também, como a natureza é essencial em nossa vida. Aquelas folhas e flores transformam-se em medicamentos, roupas, alimentos, essências e tantas outras maravilhas que nutrem a todos os seres vivos.

Certamente, todas as crianças e adultos saem de lá, a cada Ciranda, com algo mais a ser compartilhado e com a possibilidade de se apropriarem dos saberes científicos a fim de se tornarem pesquisadoras e pesquisadores em suas próprias áreas de interesse – desde já – sem esperar pelo futuro.

 

© Copyright Portal da Educação Sesc RJ 2024 - Todos os direitos reservados | Serviço Social do Comércio – Rio de Janeiro