A Praça do Rink é nossa! – Semana Mundial do Brincar 2022

A Praça do Rink é nossa! - Semana Mundial do Brincar 2022 1

Brincar pela cidade é um verdadeiro convite aos inusitados possíveis, gerados pelas propriedades investigadas em cada lugar, nos momentos exatos dos acontecimentos. É como o movimento do Impressionismo, onde a cada segundo muda o cenário. Dependendo da localidade, essa ocupação acontece com maior ou menor frequência. O fato é que não ocupar esses territórios, significa impedir as crianças que ali habitam o exercício do direito de ir e vir em segurança, de pensar projetos brincantes que incluam todos da cidade. Precisamos refletir sobre espaços de convivência e circulação que tragam dignidade, mobilidade, acesso. Na Semana Mundial do Brincar, levantamos o tema já amplamente abordado pelo mundo afora sobre a necessidade de cidades mais seguras e abertas ao brincar. O Brincar Pela Cidade envolve sair por aí com as infâncias para identificar problemas e criar soluções, ou seja, ocupar para transformar!

A Praça do Rink, bem no miolo comercial e cultural de Niterói, é um local arborizado e espaçoso, com esculturas por toda parte. É a praça mais próxima da comunidade onde se situa nossa escola. Passando por lá todos os dias é possível observar que este espaço público que poderia ser lindo, acolhedor e seguro para crianças e adultos, não está sendo cuidado como merece.

Foi assim que resolvemos levar as crianças para ocupar a praça com a proposta de transformá-la. Mas, como fazer isto? Levando as crianças para observar como está a praça hoje e refletirem sobre o que é preciso para torná-la um lugar brincante e cheio de natureza em pleno centro da cidade.

E assim está acontecendo nossa ocupação. Escolhemos a Semana Mundial do Brincar  para iniciar por seu significado, e estamos só começando a apropriação desse território tão fértil. Afinal, a Praça do Rink é nossa!

 

Semana Mundial do Brincar 2022 48  Semana Mundial do Brincar 2022 46 Semana Mundial do Brincar 2022 45 Semana Mundial do Brincar 2022 44

© Copyright Portal da Educação Sesc RJ 2024 - Todos os direitos reservados | Serviço Social do Comércio – Rio de Janeiro