Sesc RJ recebe o educador italiano Aldo Fortunati

Seminário com o tema infâncias, direitos das crianças, protagonismo e educação com o autor italiano promovido em parceria com o SESC e PAula Baggio

Por Priscila Pincos e Adriana Santos

No dia 11 de junho o Sesc RJ recebeu o ilustre educador italiano Aldo Fortunati.  A palestra aconteceu na unidade Sesc Copacabana e contou com a presença de 170 participantes entre estudantes do curso de formação de professores e professores de diferentes localidades do estado do RJ.

Aldo defende a pedagogia indireta, reconhecendo e valorizando o protagonismo das crianças, a construção de um novo modo de pensar a participação e a presença das famílias na gestão da escola, trazendo a experiência de um lugar de atuação onde a teoria pedagógica é elaborada em estreita relação com a prática. Nessa perspectiva os educadores precisam confiar e permitir que as crianças realizem suas experimentações de forma autônoma, com o mínimo de intervenção possível do adulto. Para Aldo, não existe educação sem pesquisa, perguntas e questionamentos. Em sua palestra enfatizou a necessidade de rompimento da visão de produção das escolas tradicionais da Educação Infantil.

Além da palestra do dia 11 de junho, Aldo Fortunati visitou a Educação Infantil da unidade Sesc Niterói, espaço que dialoga com as propostas do educador e que oportuniza as crianças matriculadas um ambiente com uma educação que valoriza as culturas das infâncias, reconhece o protagonismo infantil e o brincar como fundamental para o desenvolvimento holístico.

 

Minibio

Aldo Fortunati é presidente da La Bottega di Geppetto – Centro Internacional de Pesquisa e Documentação sobre a Infância Gloria Tognetti  e Diretor da Área da Infância e da Adolescência do Istituto degli Innocenti em Florença. Professor da Universidade de Florença e especialista do Eurosocial em programas de cooperação internacional, é membro sênior do Gruppo Nazionale Nidi Infanzia e Representante Nacional da Itália na World Forum Foundation.

Nos últimos 20 anos,  coordenou projetos de pesquisa e atividades de monitoramento de políticas em nome do governo nacional italiano e dirigiu programas de cooperação internacional na América Latina.

 

Matéria

Três anos depois, Aldo Fortunati ministra palestra no Sesc. Saiba mais

 

 

Fotos da palestra no Sesc Copacabana

Crédito das fotos: Claudia Dantas

 

 

Visita o Sesc+ Infância de Niterói

Crédito das fotos: Claudia Dantas

© Copyright Portal da Educação Sesc RJ 2024 - Todos os direitos reservados | Serviço Social do Comércio – Rio de Janeiro