Curso Práticas Pedagógicas para uma Educação Antirracista

Rascunho automático 19

CURSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS PARA UMA EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA

Duração: de 09/09 a 05/10

Carga horária: 20h (16 horas virtuais + 4h material de apoio na plataforma)
Local: Virtual

A lei 10.639/03 se aplica aos estabelecimentos de ensino fundamental e médio. Seu parágrafo primeiro inclui “o estudo da História da África e dos africanos, a luta dos negros no Brasil, a cultura negra brasileira e o negro na formação da sociedade nacional, resgatando a contribuição do povo negro nas áreas social, econômica e política pertinente à História do Brasil”.

Desse modo, a proposta deste curso foi estabelecer uma conexão entre Brasil e África, através da literatura produzida em língua portuguesa e outras manifestações culturais tradicionais africanas, a partir da leitura e apresentação de textos teóricos e literários, livros didáticos aplicados à rede de ensino e abordagem sobre manifestações culturais de tradições africanas. Além disso, pretendemos exercitar elementos da prática pedagógica que possam auxiliar na elaboração de planos de aulas e ampliar o repertório das/dos estudantes, em alternativa aos estereótipos construídos pelas narrativas hegemônicas, inclusive em relação à raça e gênero.

 

Curso Práticas Pedagógicas para uma Educação Antirracista

 

© Copyright Portal da Educação Sesc RJ 2024 - Todos os direitos reservados | Serviço Social do Comércio – Rio de Janeiro