Darwin Day

Darwin Day

O Darwin Day é um evento comemorado mundialmente em alusão ao nascimento (12/02/1809) de Charles Robert Darwin, o “pai” da teoria da Evolução e considerado um dos maiores cientistas da história da humanidade. Em sua segunda edição, a área de Arte, Ciência e Tecnologia do Sesc RJ promove programações para marcar esse evento tão importante para divulgação e apropriação da ciência.

Confira abaixo a programação do Darwin Day:

SESC MADUREIRA I

ACT Darwin Day – Darwin Day – Aula passeio Caminhos de Darwin – Aula passeio com roteiro que mistura ciências, educação e cultura e atravessa algumas cidades do Estado do Rio de Janeiro por onde o naturalista Charles Darwin passou em 1832.
Dia 25/02 (Domingo) – 7h às 17h
Local: Sesc Madureira I

ACT Darwin Day – Oficina História Natural em Cores – A programação irá trabalhar a história de vida de organismos estudados por Darwin em sua viagem à Galápagos e da biodiversidade brasileira através de desenhos.
Dia 27, 28 e 29/02 (Terça, quarta e quinta) – 10h às 17h
Local: Sesc Madureira I

ACT Darwin Day – Oficina de Ilustração Naturalista em Tela – A programação tem como objetivo estimular a percepção e expressão detalhada e contextualizada do meio natural a partir de pinturas em tela. A atividade terá como apoio pinturas naturalistas tradicionais cuja proposta é representar, de maneira acurada, a biodiversidade nas suas variadas formas.
Dia 27, 28 e 29/02 (Terça, quarta e quinta) – 10h às 17h
Local: Sesc Madureira I

ACT Darwin Day – Exposição Conhecendo a Diversidade de Anfíbios com o Laboratório de Anfíbios e Répteis – A programação consiste em uma exposição com acervo científico e didático sobre anfíbios do Laboratório de Anfíbios e Répteis da Universidade Federal do Rio de Janeiro, falando sobre seu modo de vida, anatomia, biodiversidade e importância para o ecossistema.
Dia 27, 28 e 29/02 (Terça, quarta e quinta) – 10h às 17h
Local: Sesc Madureira I

SESC MADUREIRA II

ACT Darwin Day – Aula passeio Caminhos de Darwin – Aula passeio com roteiro que mistura ciências, educação e cultura e atravessa algumas cidades do Estado do Rio de Janeiro por onde o naturalista Charles Darwin passou em 1832.
Dia 25/02 (Domingo) – 7h às 17h
Local: Sesc Madureira I

ACT Darwin Day – Oficina Biocolagem Biodiversidade e as Teorias de Darwin – A programação proposta trata-se de uma oficina onde os participantes vão aprender as técnicas de biocolagem. Após as explicações teóricas, os participantes vão dar asas à criatividade e criar/recriar imagens a partir da biocolagem e suas possibilidades, mesclando arte, tecnologias e as questões relacionadas às Ciências Naturais usando como suporte e referência, os estudos das teorias de Darwin.
Dia 27/02 (Terça) – 10h às 16h
Local: Sesc Madureira II

ACT Darwin Day – Oficina Origem das espécies: Fósseis – A ideia é introduzir o trabalho do paleontólogo como “detetive do passado” desde a descoberta até a análise dos fósseis, por meio de atividades lúdicas e divertidas, como por exemplo, a mini escavação em caixa de areia, confecção de réplicas, pinturas em desenhos de fósseis, moldes de argila e jogos. Durante a oficina os visitantes terão a oportunidade de produzir réplicas de fósseis, além de manipular algumas amostras minerais.
Dia 27/02 (Terça) – 10h às 16h
Local: Sesc Madureira II

SESC RAMOS

ACT Darwin Day Visita mediada à Exposição Saltando Além do Brejo – A exposição trata da desmistificação de crenças populares negativas sobre os anfíbios, envolvendo explicações simples e didáticas acerca de sua biologia, fisiologia e comportamento, além da valorização do conhecimento etnobiológico de povos tradicionais, contando com exemplares de anfíbios preservados da coleção didática do LAR-UFRJ.
Dia  28/02 (Quarta) – 9h e 14h
Local: Sesc Ramos

ACT Darwin Day Oficina de Experimentações – As oficinas serão realizadas em parceria com o Laboratório de Répteis de Anfíbios da UFRJ, com a perspectiva de celebrar o aniversário e as pesquisas desenvolvidas pelo naturalista Charles Darwin, aproveitando a oportunidade de integração com a exposição “Saltando Além do Brejo: desvendando mitos sobre anfíbios” com as descobertas do cientista.
Dia 21/02 e 28/02 (Quarta) – 10h e 15h
Local: Sesc Ramos

© Copyright Portal da Educação Sesc RJ 2024 - Todos os direitos reservados | Serviço Social do Comércio – Rio de Janeiro