Festival Entrelinguagens 2022

Festival Entrelinguagens 2022 2

O Festival Entrelinguagens mal acabou, mas já estamos com saudade.

Então, vamos lembrar um pouco do que aconteceu no Festival Entrelinguagens 2022 nos dias 26 e 27 de novembro, no Sesc Alpina?
O nosso festival foi preparado com todo o carinho pela equipe de Educação do Sesc RJ. Com o objetivo de criar memórias e comemorar o término de mais um ano juntos, mais de 530 pessoas se reuniram e colocaram seus conhecimentos em prática através das oficinas, de muita música, fotos e sorrisos.

Destaques
Um dos destaques deste festival foram os encontros e reencontros entre alunos, seus instrutores e a equipe de Educação após dois anos de pandemia. Os participantes do Curso de Imersão e das oficinas de língua estrangeira puderam passar um dia juntos desfrutando de um ambiente de amizade e acolhimento. Outro ponto alto do nosso festival foi o local do evento. Por acontecer no Sesc Alpina, uma Unidade hoteleira em Teresópolis, os hóspedes puderam além de apreciar o ambiente, participar da programação, conhecer um pouco mais das propostas do Sesc RJ e experimentar um delicioso almoço oferecido pelo hotel.

 

OFICINAS REALIZADAS:

Construindo a nossa história: Os encontros e reencontros do festival foram um marco. Uma grande história com diferentes personagens e realidades foi construída a partir de imagens e da alegria entre os participantes.

Qual o formato da sua imaginação? Inspirada em um monstrinho azul com dentes grandes e olhos expressivos, um personagem de Liniers (um dos cartunistas de nossa exposição), os alunos criaram um boneco de pano com a imagem da sua imaginação. 

O improviso: A proposta desta oficina foi convidar os participantes a pensarem como a vida é imprevisível a partir da a expressão corporal e interação entre todos os participantes. 

Espaço Maker – Nesta oficina elaborada em parceria com o ACT, os participantes foram transportados ao mundo mágico da imaginação para criar a sua “porção mágica” misturando cores, sentimentos e novos conhecimentos.

O que nos cerca: A proposta desta oficina foi deixar que os alunos colocassem em quadrinhos suas impressões, inspirados na perspectiva peculiar que Calvin tem sobre Haroldo, ressaltando a importância de ver a beleza naquilo que nos cerca.

O que é essencial à vida? Um grande mural foi construído a partir do que é essencial para cada um. Sua elaboração foi inspirada nos quadrinhos do Armandinho, em que o personagem diz que o essencial à vida é o amor.

Jogos de tabuleiro: Com jogos de tabuleiro em língua estrangeira, os participantes puderam se divertir, além de praticar o idioma, fomentando a coletividade e a colaboração.

Brincadeiras culturais: A partir desta oficina os participantes do Festival foram convidados a conhecer um pouco mais sobre as culturas e tradições do continente Africano.

Escrita Criativa: Nesta oficina, os participantes puderam expressar seus sentimentos, pensamentos e experiências com muita criatividade e imaginação, através da criação de quadrinhos em língua estrangeira.

Espetáculo Romeu e Julieta: Ao longo do ano, os alunos tiveram a oportunidade, a partir da Oficina Clube de Leitores, de dialogar sobre o romance Romeu e Julieta. No Festival, eles puderam ver a representação de tudo que foi lido e debatido nos encontros.

E aí? Você gostou?

 

Deixe aqui a sua opinião.

Clique aqui ou acesse o QR code abaixo para responder a nossa pesquisa de satisfação.

 

Festival Entrelinguagens 2022 1

 

Confira abaixo a nossa galeria de fotos do Festival Entrelinguagens
Clique em cima da foto para ela ficar maior. Em seguida, clique no botão direito do mouse e vá em “salvar imagem como…” para salvar a sua foto.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

© Copyright Portal da Educação Sesc RJ 2024 - Todos os direitos reservados | Serviço Social do Comércio – Rio de Janeiro