Escola Sesc Niterói – 8 anos de respeito e afeto às infâncias

Escola Sesc Niterói – 8 anos de respeito e afeto às infâncias

Escola Sesc Niterói – 8 anos de respeito e afeto às infâncias

Por Claudia Tona

Fotos: Anne Gladys Ribas

 

A Escola de Educação Infantil Sesc Niterói completa 8 anos de muita vida! Inaugurada em 21 de março de 2015, no Centro de Atividades Sesc Niterói é situada próximo ao Morro do Estado, maior favela do município. De 2015 até hoje tem se desenvolvido de forma sensível, tanto na qualidade, quanto no tempo e no espaço. Atualmente, atende 87 crianças na Educação Infantil em tempo integral.

Na região central da cidade, é rodeada de espaços de cultura e de educação. Nossa escola conecta-se a todos esses espaços com aulas-passeio, tanto para crianças, como seus familiares, oportunizando livre acesso a outros territórios, criando um repertório para construção de conhecimento holístico.

As famílias são parte essencial na construção desse diálogo, pois visibilizam o que precisa ser realizado. A escuta da família aprimora as ações da escola, cujo desejo é ampliar a qualidade de vida.

É uma escola que interage com a comunidade, começando pelo local e se expandindo pela cidade e outras localidades, pois acredita que a educação só se faz com a cooperação de todos, como diz o provérbio indígena: “é preciso uma aldeia para se educar uma criança”.

A escola tem uma concepção pedagógica centrada no estudante, cuja autonomia é priorizada e o protagonismo incentivado com projetos que eles próprios pensam, criam e desenvolvem, desde a primeira infância, com a mediação dos educadores, que estimulam, observam, pesquisam e registram, criando memórias.

O dia a dia da Educação Infantil é repleto de detalhes, organizado com a consciência de que trabalhamos com pessoas em formação, onde há respeito pelo que elas são hoje, pelo que desejam, acreditam, sentem e expressam. Aqui, as crianças vivenciam atividades em espaços intencionalmente organizados para, por si só, favorecer a aprendizagem em campos de experiência. Os diferentes grupos etários interagem, dinamizando ainda mais o desenvolvimento. Cada qual tem sua sala de referência, porém, todos são livres para experimentar em outros campos, dentro e para além dos limites da escola.

Uma escola de sonhos é legítima em seu propósito educativo cotidiano. Por isto, garantimos uma prática cotidiana de excelência, na intimidade da escola e não apenas nos momentos em que ela é posta em evidência.

Nesses oito anos, pessoas chegaram, passaram por ela e se foram, dando lugar a outras pessoas, outras ideias, outras experiências. Nesse movimento circular, cada qual contribuiu, contribui, contribuirá com uma pequena célula, que, aglomerando-se formará uma outra vida, renovando-se constantemente.

Assim, a Escola Sesc Niterói escuta as necessidades da comunidade, criando novas propostas, desenvolvendo pessoas e lugares, garantindo o direito ao livre brincar que estimula a inventividade, toca mentes e corações de crianças e adultos, gerando um aprendizado potente e definitivo. Não é uma escola pronta, mas é aberta às transformações do mundo, em constante construção coletiva.

Que seja sempre assim, um porto seguro e potente, onde muitas pessoas se aprocheguem, deixem um pouco de si e levem muito mais!

 

 

© Copyright Portal da Educação Sesc RJ 2024 - Todos os direitos reservados | Serviço Social do Comércio – Rio de Janeiro