Festa Junina da unidade Sesc Nova Iguaçu

Festa Junina da unidade Sesc Nova Iguaçu

Por Amanda da Paixão Montenegro

Na Educação do Sesc, a parceria com as famílias é um movimento constante. O diálogo, a participação e o envolvimento de todos, enriquece as nossas vivências. Acreditamos que juntos e juntas somos uma potência e que essa união nos fortalece e contribui para o desenvolvimento integral das crianças. Um ótimo exemplo dessa cooperação, foi a participação da família da aluna Sophie Rodrigues Gonçalves que está conosco desde 2020.  Sua mãe, Sueli Rodrigues, elaborou um cordel sobre os projetos e as músicas escolhidas por cada turma para a festa junina. O cordel foi declamado pelo pai da Sophie, Fabrício Gonçalves. Os lindos versos rimados antecederam as apresentações, contextualizando as danças e enfatizando a cultura nordestina. Essa expressão artística além de surpreender o público presente, gerou curiosidade, encantamento e dinamizou ainda mais a nossa proposta brincante. Portanto, o trabalho apresentado criou conexões e memórias afetivas.

“Na verdade eu não estou nervosa, eu estou emocionada, porque o meu pai está lendo na festa o cordel que a minha mãe escreveu” (Transcrição da frase dita pela Sophie antes de dançar).

 

Fotos da aluna Sophie Rodrigues Gonçalves e da família no Sesc Nova Iguaçu

 

O Cordel

Para ler, clique na imagem abaixo ou acesse aqui o pdf 

 

Vídeo da Sueli Rodrigues falando sobre o cordel que desenvolveu

 

 

 

 

 

 

 

© Copyright Portal da Educação Sesc RJ 2024 - Todos os direitos reservados | Serviço Social do Comércio – Rio de Janeiro