I Fórum das famílias – Escola Sesc Niterói

I Fórum das famílias - Escola Sesc Niterói 21

I Fórum das famílias – A parceria família-escola no desenvolvimento das Infâncias

 

“Essa comunidade vai muito além do nosso relacionamento cara a cara uns com os outros, como seres humanos.”
Parker Palmer

 

Por Claudia Tona

Na Educação do Sesc, as famílias têm papel fundamental e sua relevância é reconhecida por meio do diálogo constante, pois somos uma comunidade. Segundo Palmer, apud bell hooks, em seu livro Ensinando Comunidade – uma Pedagogia da Esperança, o bom ensino está relacionado a conhecer, sentir, perceber essa comunidade, e então conduzir os estudantes a entrar nela. Não podemos fazer isto sem a presença efetiva das famílias, em toda sua diversidade, sua riqueza cultural presente nas histórias compartilhadas.

O Fórum das Famílias era um projeto desejado pela gerência de educação e pelas representações das escolas. Desde o início de nossa escola, em 2015, as famílias têm participação e presença garantidas no cotidiano, tanto que foi criado o Projeto Entre Nós, onde compartilhamos ideias e saberes. No distanciamento social, porém, o Entre Nós se fortaleceu, tornando-se o fio invisível que nos manteve capazes de tecer a trama da educação remota, sem perder os laços de afeto. Foram vários encontros on-line, com vivências que nos ajudaram – educadores e famílias – a enfrentar os desafios desconhecidos até então.

O principal objetivo do I Fórum das Famílias é a busca coletiva pela educação integral das infâncias, educando-nos simultaneamente. Desde o início do ano foram realizados encontros para reflexão sobre o momento atual e seus desdobramentos no comportamento de todos nós. Desses encontros surgiram os temas mais latentes para serem trabalhados no Fórum. Nesse tempo todo, fomos descobrindo o que temos em comum, bem como o que nos separa e o que nos diferencia. Segundo Bell Hooks, autora que nos inspirou nesse trabalho em comunidade, muitas pessoas temem encontrar diferenças porque acham que as nomear com sinceridade levará ao conflito, mas nós nos tornamos mais sãos quando enfrentamos a realidade e aprendemos a explorar nossas diferenças, celebrando-as sempre que possível. A unidade dentro da diversidade exige solidariedade dentro de uma estrutura de valores, crenças e desejos relacionados a um espírito universal. (hooks, 2021).

Nesse sentido, foram três encontros com rodas de conversa e vivências voltadas para o tema geral. Para possibilitar a participação de mais pessoas, cada encontro aconteceu em dias e horários diferentes:

– 25/11 – 13 às 17h – Atenção à saúde Integral das Crianças
– 26/11 – 08 às 12h – As Relações Parentais e o Desenvolvimento Infantil
– 26/11 – 13 às 17h – Aproximando Ainda Mais a Família da Escola

Para fundamentar temas tão fortemente voltados à Psicologia da Educação, contamos com a participação da equipe de especialistas da DesenvolverSer, que preparou, além das Rodas de Conversa, representações inspiradas no Teatro do Oprimido, jogos cooperativos, interação com as crianças e professoras. Enquanto as famílias se ocupavam do fórum, as crianças brincavam nos espaços preparados para elas.

Tornando nossos encontros momentos inspiradores, tivemos a participação de Danielle Lopes, mãe de Maria Flor, dançando ao som da flauta transversa de Luciana Amoêdo, mãe de Vinícius, encantando todos os participantes, garantindo memórias plenas de arte e afeto.

 

I Fórum das famílias - Escola Sesc Niterói 22

I Fórum das famílias - Escola Sesc Niterói 21 I Fórum das famílias - Escola Sesc Niterói 20

 

 

 

 

 

 

 

 

Espaço das crianças

 

Rodas de conversa

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Jogos cooperativos

 

Música e dança

 

Teatro do oprimido

 

© Copyright Portal da Educação Sesc RJ 2024 - Todos os direitos reservados | Serviço Social do Comércio – Rio de Janeiro