I Fórum das famílias – A parceria família-escola no desenvolvimento das Infâncias
“Essa comunidade vai muito além do nosso relacionamento cara a cara uns com os outros, como seres humanos.”
Parker Palmer
Por Claudia Tona
Na Educação do Sesc, as famílias têm papel fundamental e sua relevância é reconhecida por meio do diálogo constante, pois somos uma comunidade. Segundo Palmer, apud bell hooks, em seu livro Ensinando Comunidade – uma Pedagogia da Esperança, o bom ensino está relacionado a conhecer, sentir, perceber essa comunidade, e então conduzir os estudantes a entrar nela. Não podemos fazer isto sem a presença efetiva das famílias, em toda sua diversidade, sua riqueza cultural presente nas histórias compartilhadas.
O Fórum das Famílias era um projeto desejado pela gerência de educação e pelas representações das escolas. Desde o início de nossa escola, em 2015, as famílias têm participação e presença garantidas no cotidiano, tanto que foi criado o Projeto Entre Nós, onde compartilhamos ideias e saberes. No distanciamento social, porém, o Entre Nós se fortaleceu, tornando-se o fio invisível que nos manteve capazes de tecer a trama da educação remota, sem perder os laços de afeto. Foram vários encontros on-line, com vivências que nos ajudaram – educadores e famílias – a enfrentar os desafios desconhecidos até então.
O principal objetivo do I Fórum das Famílias é a busca coletiva pela educação integral das infâncias, educando-nos simultaneamente. Desde o início do ano foram realizados encontros para reflexão sobre o momento atual e seus desdobramentos no comportamento de todos nós. Desses encontros surgiram os temas mais latentes para serem trabalhados no Fórum. Nesse tempo todo, fomos descobrindo o que temos em comum, bem como o que nos separa e o que nos diferencia. Segundo Bell Hooks, autora que nos inspirou nesse trabalho em comunidade, muitas pessoas temem encontrar diferenças porque acham que as nomear com sinceridade levará ao conflito, mas nós nos tornamos mais sãos quando enfrentamos a realidade e aprendemos a explorar nossas diferenças, celebrando-as sempre que possível. A unidade dentro da diversidade exige solidariedade dentro de uma estrutura de valores, crenças e desejos relacionados a um espírito universal. (hooks, 2021).
Nesse sentido, foram três encontros com rodas de conversa e vivências voltadas para o tema geral. Para possibilitar a participação de mais pessoas, cada encontro aconteceu em dias e horários diferentes:
– 25/11 – 13 às 17h – Atenção à saúde Integral das Crianças
– 26/11 – 08 às 12h – As Relações Parentais e o Desenvolvimento Infantil
– 26/11 – 13 às 17h – Aproximando Ainda Mais a Família da Escola
Para fundamentar temas tão fortemente voltados à Psicologia da Educação, contamos com a participação da equipe de especialistas da DesenvolverSer, que preparou, além das Rodas de Conversa, representações inspiradas no Teatro do Oprimido, jogos cooperativos, interação com as crianças e professoras. Enquanto as famílias se ocupavam do fórum, as crianças brincavam nos espaços preparados para elas.
Tornando nossos encontros momentos inspiradores, tivemos a participação de Danielle Lopes, mãe de Maria Flor, dançando ao som da flauta transversa de Luciana Amoêdo, mãe de Vinícius, encantando todos os participantes, garantindo memórias plenas de arte e afeto.
Espaço das crianças
Rodas de conversa
Jogos cooperativos
Música e dança
Teatro do oprimido