Lançamento da Plataforma Giro na Praça

Lançamento da Plataforma Giro na Praça

Lançamento de Giro na Praça – plataforma multimídia que reúne imagens aéreas e de arquivo, fotografias 360º, documentários e áudio-guias em uma cartografias surpreendente da Praça General Osório de Ipanema.

Com realização do Sesc RJ, e idealizado pelo estúdio CRUA, o webdoc Giro da Praça mescla audiovisual, imagens de arquivo e depoimentos em áudio: um convite a uma experiência virtual multimídia para preservar a memória e divulgar as histórias da Praça General Osório em Ipanema, Rio de Janeiro. O webdoc foi produzido para celebrar a recente revitalização da Praça.

O lançamento aconteceu no sábado, dia 17/12/22, de 18 às 20h. Houve abertura com uma banda de fanfarra e de artistas circenses, seguida da projeção do curta metragem documental “Giro na Praça” e uma roda de conversa com participantes do projeto.

 


 

Sobre a Revitalização da Praça General Osório
A partir da união da sociedade civil, poder público e empresários, o projeto Revitaliza General Osório foi executado em uma parceria entre a Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, o Instituto Carioca Cidade Criativa (ICCC), o Sesc RJ e a Fecomércio, que viabilizou uma grande reforma na Praça General Osório, a partir de abril de 2022. O chafariz das Saracuras foi restaurado, o espaço para cães (o Parcão) foi reestruturado, novos brinquedos foram feitos para o parquinho das crianças e uma academia para a 3ª idade foi instalada no local. Cinco meses depois, a praça foi entregue repaginada e sinalizada, beneficiando os 40 mil moradores do bairro.

Sobre o processo de produção
Durante o projeto de produção da plataforma, o Estúdio CRUA realizou no Sesc Tijuca o Lab da Praça, um laboratório de oficinas sobre o cinema documental, cartografias de memórias e narrativas imersivas ministradas pelos professores Luciana Bezerra (Nós do Morro), André Paz (Unirio/Bug404) e Sophia Pinheiro (UFF) aberto ao público e gratuito. O terceiro dia do Lab da Praça contou com o Cabine Aberta, um set de filmagem que gravou depoimentos e memórias de moradores, transeuntes, trabalhadores e frequentadores da praça e que se transformou em um dos minidocumentários da plataforma.

Sobre a Praça General Osório
A praça General Osório não é badalada à toa: ladeada pelas ruas Visconde de Pirajá, Teixeira de Melo, Jangadeiros e Prudente de Morais – hoje cheias de bares, restaurantes e serviços úteis – foi criada em 1894 pelo Barão de Ipanema, que loteou o bairro e deu a ele sua nobre alcunha. A cinco minutos da praia desde sempre frequentada por artistas e intelectuais, no bairro mais boêmio e vanguardista da zona sul do Rio de Janeiro, foi cenário de encontros e ideias transformadoras, que transcenderam a própria cidade.

É certo que o nome da praça – que homenageia o marechal que liderou a guerra do Paraguai –  não combina muito com seu aspecto transgressor. O espaço foi e continua sendo cenário de importantes acontecimentos, como o surgimento da Banda de Ipanema em plena ditadura militar, o happening Bandeiras, em 1968 e sua feira hippie, que desde este mesmo ano até hoje, é um espaço aberto para a exposição de trabalhos de diversos artistas.

Em 2009 a inauguração da estação de metrô General Osório trouxe mais acesso à visitação da praça, que agora é ainda mais frequentada depois de sua revitalização, finalizada em agosto de 2022.

Serviço
Dia:
17/12/2022
Horário: 18h
Local: Praça General Osório, s/n – Ipanema

Plataforma
www.gironapraca.com.br (disponível a partir de 17/12)

© Copyright Portal da Educação Sesc RJ 2024 - Todos os direitos reservados | Serviço Social do Comércio – Rio de Janeiro