Pesquisadora e escritora Lia Schucman discutiu o lugar do branco nas relações raciais brasileiras em palestra no Sesc. Atividade desta quinta-feira (30/6) integrou o projeto CONSCIÊNCIAS, que joga luz sobre o racismo e todas as suas interseções.
“O lugar do branco nas relações raciais brasileiras”. Esse foi o tema da palestra que a escritora e doutora em Psicologia Social Lia Schucman conduziu nesta quinta-feira (30/6), às 15h, na sede do Sesc RJ (Rua Marques de Abrantes, 99 – Flamengo).
Professora adjunta da Universidade Federal de Santa Catarina, Lia é autora dos livros “Entre o Encardido, o Branco e o Branquíssimo: Branquitude, Hierarquia e Poder na Cidade de São Paulo” (Veneta 2020) e “Famílias Interraciais: Tensões entre Cor e Amor” (EDUFBA, 2018). Com estágio de Doutoramento no Centro de Novos Estudos Raciais pela Universidade da Califórnia, a pesquisadora se dedica a estudar movimentos sociais, atuando principalmente em temas como racismo, psicologia social, branquitude e relações raciais.
No evento, a palestrante provocou reflexões sobre o posicionamento dos brancos diante das demandas de equidade racial, os pactos narcísicos da branquitude e sua manifestação nas instituições, nas empresas e na escolha de ocupação em postos de trabalho, relações interpessoais e conflitos raciais.
A palestra apoia a luta antirracista e integra o projeto Consciências, do Sesc RJ, que mensalmente apresenta uma agenda de atividades que joga luz sobre o racismo e todas as suas interseções. A programação multilinguagem conta com passeios turísticos, mediação de acervo, exibição audiovisual, palestras, cursos, oficinas e uma série de outras atividades educativas.
Algumas fotos da palestra:
Foto 1: Lia Schucman com a equipe do projeto CONSCIÊNCIAS e os estudantes da Escola José Accioli e Foto2: Adriano Rocha, Lia Schucman, Bernardo Vinolo e Jaqueline Santos, organizadores do projeto.
Acompanhe nossas notícias também em nossas redes (YouTube, Instagram e Facebook) e fique por dentro das novidades do Sesc RJ.