Sesc+ Infância traz o olhar das crianças para o mundo das Tirinhas

Oficina Tirinhas 2

Desenhar, contar e se divertir são as palavras de ordem.

As tirinhas são um tipo de gênero textual criado nos Estados Unidos em virtude da falta de espaço nos jornais para a publicação de “passatempos”. O gênero textual possui, geralmente, um viés  humorístico e o nome “tirinha” remete ao seu formato, que lembra um “recorte” de Jornal.

Durante o processo de construção do trabalho com as crianças, abordamos a utilização da linguagem verbal e não verbal presentes neste gênero. Destacamos o papel fundamental das caixas de diálogo ou “balões”, que, dependendo da forma com que são dispostos nos quadrinhos, dão sentido e conotações diversas ao enredo.

Trabalhamos em uma segunda etapa, elementos básicos de narrativa, tais como personagens, enredo, lugar, tempo e desfecho. Pedimos que as crianças listassem as características de seus personagens, dessem um nome a eles e dissessem que tipo de assunto abordariam na história.

Definidos os personagens e tema, pedimos que desenhassem um quadrinho, que de forma isolada ou se unindo a outros, pudessem transmitir uma mensagem sobre o assunto escolhido para o leitor.

Nesse trabalho nasceram alguns personagens como Kit e Cat, Parveco e Marguerita, Marshmalow, entre outros. As tirinhas tratam de temas como alimentação, proteção à natureza, o valor da amizade, empatia e a importância das relações interpessoais.

 

 

Alguns quadrinhos feitos à mão

 

Alguns quadrinhos produzidos digitalmente

 

© Copyright Portal da Educação Sesc RJ 2024 - Todos os direitos reservados | Serviço Social do Comércio – Rio de Janeiro