Semana do Orgulho Nerd 2023

Semana do Orgulho Nerd 2023 6

 

SEMANA DO ORGULHO NERD –  “Entre Universos e Realidades”

UNIDADES: SÃO JOÃO DE MERITI, DUQUE DE CAXIAS, NOVA IGUAÇU, NITERÓI

Durante muito tempo, as pessoas que gostavam de HQ (Histórias em Quadrinhos), séries, ficção científica e games eram estigmatizadas como nerd. Ser estigmatizado como nerd era, quase sempre, ser apontado como a pessoa que não deu certo. Podia até ser muito inteligente, porém, com problemas de sociabilidade. Contudo, nos últimos 20 anos houve uma enorme reviravolta, possível devido ao avanço tecnológico e a formação da cibercultura.

No dia 25 de maio se comemora o Orgulho Nerd, antes conhecido como o Dia da Toalha. A data foi criada em homenagem ao escritor Douglas Adams por um grupo de nerds espanhóis com o intuito de mostrar que não se importavam mais em serem taxados como os excluídos. A data também é a mesma da estreia do primeiro filme da saga de ficção científica Star Wars, criada por Geoge Lucas, para demostrarem o seu orgulho em serem nerds.

Desde então, pode-se afirmar que a cultura nerd, também chamada de geek, é a maior ou uma das maiores impulsionadoras de tecnologia, principalmente da cibercultura. As redes sociais e plataformas digitais, hoje utilizadas pelos mais diversos públicos, a princípio, eram quase que exclusivamente utilizada para fóruns de quadrinhos, séries e animações.

A internet fez surgir gigantes do entretenimento. Portais como Omelete e Jovem Nerd, que começaram com pequenos blogs e podcasts, o crescimento da indústria dos games e até mesmo mudando a dinâmica da comunicação em diversos setores. Hoje, a cultura nerd é fio condutor para diversos debates desde de economia criativa à inclusão social, diversidade e divulgação científica.

A 4ª edição do Sesc Orgulho Nerd traz o tema “Entre Universos e Realidades”. Em um momento em que cada vez mais integramos os universos virtual ao físico e do físico ao virtual, descobrimos uma infinidade de possibilidades e realidades possíveis. De que forma podemos atuar em um cenário tão complexo e tecnológico na promoção da cidadania, na garantia de direitos e da inclusão social? Umberto Eco defendia que era impossível lidar com a interpretação sem analisar a percepção (que era a base de todo o processo), a cultura, a tradução etc. Desse modo é necessário conhecer, construir, vivenciar dentro desses universos para que todo conhecimento gerado e compartilhado possa resultar em realidades mais justas e democráticas.

 

Programação

UNIDADE: TERESÓPOLIS

Em sua quarta edição, o projeto Sesc Orgulho Nerd 2023 chega em Teresópolis sob o tema: “Entre Universos e Realidades”, que retrata o contexto histórico atual onde o universo digital se integra cada vez mais ao universo físico, nos revelando infinitas possibilidades e realidades.

A proposta é promover o universo Geek e desmistificar o estigma dessa cultura em nossa região. As nossas atividades incluem jogos, apresentações, exposições, realidade virtual e muito mais!
Considerando que a cultura nerd é uma das maiores impulsionadoras da tecnologia e da cibercultura,  queremos proporcionar ao público da região uma experiência única, imersiva e educacional que une universos e realidades totalmente diferentes transformando o conhecimento.

 

Semana do Orgulho Nerd 2023

Confira aqui a programação completa

 

Em sua quarta edição, o projeto Sesc Orgulho Nerd 2023 chega em Teresópolis sob o tema: “Entre Universos e Realidades”, que retrata o contexto histórico atual onde o universo digital se integra cada vez mais ao universo físico, nos revelando infinitas possibilidades e realidades.

Anote na sua agenda! Em breve mais informações!

#SescTeresopolis #Teresopolis #nerd #SescOrgulhoNerd #geek #RPG #cosplay #Sworplay #boardgame #anime #dublagem

 

 

 

© Copyright Portal da Educação Sesc RJ 2024 - Todos os direitos reservados | Serviço Social do Comércio – Rio de Janeiro