Projeto Palavra do dia: glossário tecnológico

Projeto Palavra do dia: glossário tecnológico 4

A equipe de Arte, Ciência e Tecnologia do Sesc Madureira lança o Projeto Palavra do dia: um glossário tecnológico com objetivo de contribuir com pílulas de conhecimento para o letramento digital e a educação midiática do público virtual.

 

Por Bernardo Vinolo

Sabe aquela palavra que está em todo lugar, mas que você não tem certeza do significado? Ou aquele sentimento/percepção que gostaria de nomear, mas não sabe encontrar a palavra exata? Os tempos de dúvida e imprecisão estão próximos do fim!

Toda semana iremos divulgar conteúdo educativo sobre vocábulos relacionados à tecnologia presente no seu dia a dia para auxiliá-lo a entender os termos mais comuns e introduzi-lo a novos termos, ampliando seu entendimento e vocabulário escrito e oral.

As postagens trarão uma definição ampla do termo seguida de um breve debate sobre seus significados, aplicações e desdobramentos, e referências para aprofundamento do estudo. Todo o conteúdo pode ser encontrado em nossa página do Instagram do Sesc Madureira: @sescmadureira.

Que tal começarmos com dois termos utilizados aqui mesmo? Você conhece os termos letramento digital e educação midiática?

-> Letramento/alfabetização digital é definido como o processo de construção da fluência necessária para escolher e utilizar as ferramentas e dispositivos digitais. O termo abrange desde o uso do mouse e semelhantes até o entendimento de códigos e computação.

-> A educação midiática, por sua vez, está mais atrelada às responsabilidades e oportunidades de aprendizados a partir da produção e recepção de mensagens. A partir disso, discute e atua sobre as habilidades de analisar, criar e participar de maneira reflexiva sobre as dinâmicas virtuais, como nas mídias sociais.

 

Projeto Palavra do dia: glossário tecnológico

 

Curtiu? Para saber mais, continue ligado no Portal da Educação e em nossa página oficial no Instagram! Nos vemos em breve 🙂

Bibliografia de apoio:

Guia da Educação Midiática, uma obra do EducaMídia – programa de educação midiática desenvolvido pelo Instituto Palavra Aberta, com apoio do Google.org e suporte do Instituto Itaú Social. Para acessar, clique no link: https://educamidia.org.br/guia

© Copyright Portal da Educação Sesc RJ 2024 - Todos os direitos reservados | Serviço Social do Comércio – Rio de Janeiro