Rascunho automático 13

Projeto Ocupação Metaverso e Arte

A Ocupação Metaverso e Arte é um projeto híbrido que contempla a realização de uma exposição virtual no DistritoXYZ a partir de uma programação colaborativa de oficinas e complementada com um programa de rodas de conversas e visitas mediadas sobre a temática do universo do metaverso.

O DistritoXYZ  é um espaço que funciona como um “miniverso”, um pequeno aglomerado de experiências que servem como tutorial introdutório sobre metaverso em oficinas promovidas pelo museu. Além disso, com a vizinhança planejada, as atividades promovidas por cada componente do espaço são catalisadores de engajamento e visitação para todos os residentes do distrito.

 

Gostaria de dar seus primeiros passos no metaverso? Venha participar de nossas atividades, presencialmente no SESC Tijuca ou virtualmente no MUSEU.XYZ, e construa conosco o DistritoXYZ!

 

Rodas de conversa

 

Projeto Ocupação Metaverso e Arte 3

Arte digital e NFT //  panorama brasileiro (4/10)

Com Andressa Furletti, Carlos Oliveira (Vamoss), Marlus Araujo, Ottis e Shima. Nesse encontro os artistas conversam sobre a popularização no Brasil do uso dos NFTs na arte e cultura digital e sobre o desenvolvimento da comunidade CryptoArteBr. Teremos também a visita ao MUSEU.XYZ, apresentando a exposição montada a partir da produção dos participantes das oficinas da Ocupação Metaverso & Arte.

 

Arte digital, NFT e inclusão // Artistas da FraDAO (11/10)

FraDAO é uma organização autônoma descentralizada (DAO) formada por mais de 90 artistas, com a missão de incluir artistas mulheres em uma comunidade web3 e torná-las protagonistas digitais, através de workshops, mentorias, marketing, digitalização de obras e realizações de festivais de arte no metaverso.

 

NFTs de impacto (18/10)

Gean Guilherme (Socialcrypto.art DAO) e Sandro Miccoli (Crypto/Serrao).

Socialcrypto.art DAO, projeto de cultura, arte e tecnologia na Favela Santo Amaro (Rio de Janeiro), com objetivo de contribuir com projetos de infraestrutura educacional voltada para novas tecnologias (AR, 3D, VR, Metaverso, NFTs, Crypto, Programação, Educação financeira, Produção Cultural).

Crypto/Serrão, iniciativa dos blocos de carnaval Seu Vizinho e O Pior Bloco do Mundo para premiar artistas de periferia e promover inclusão digital. O projeto, aprovado no Fundo Municipal de Belo Horizonte em 2021, auxiliou artistas a criarem NFTs de suas obras, digitalizá-las e reuni-las em exposição virtual no MUSEU.XYZ

 

Rodas culturais, música e metaverso, festa de encerramento (25/10)

Com Ottis e Drimpê Pajé. Nesse encontro Ottis e Pedro Nascimento, o produtor Drimpê Pajé conversam sobre o universo dos eventos culturais e festas nos espaços virtuais, finalizando o encontro com uma festa e o set do Drimpê Pajé no MUSEU.XYZ e no Espaço ACT do Sesc Tijuca.

Terças, das 18h às 20h. Espaço ACT e transmissão no Twitch. Livre. Grátis.

 

Oficinas
Para saber mais sobre as oficinas do projeto, clique aqui

 

Exposição (17/08 até 25/10)
A exposição traz a réplica digital da exposição Arte de código aberto, de Carlos Oliveira, onde os visitantes podem aprender sobre arte computacional e arte generativa através do seu código fonte compartilhado na exposição. Além de ter tanto uma experiência estética quanto didática, este módulo vai trabalhar com o conceito de espaços análogos, que existem simultaneamente no virtual e no real. Apresenta também as esculturas, wearables e outras criações produzidas durante a oficina Arte em Voxels e o material produzidos na oficina de realidade estendida Meta Humanos. No início a exposição terá o seu layout inicial, que irá sendo completada pelos trabalhos dos alunos durante as oficinas.
Espaço ACT e transmissão no DistritoXYZ | Livre | Grátis.

 

Visitas mediadas (durante o período da exposição)
Serão realizadas quatro (4) visitas mediadas com o público escolar, em datas a serem previamente agendadas com as escolas.
Espaço ACT e transmissão no DistritoXYZ | Livre | Grátis.

 

Sobre o MUSEU.XYZ
O MUSEU.XYZ é um espaço virtual destinado à experimentação da arte e cultura digital brasileira no metaverso. Sua programação é pensada a partir da cocriação entre artistas, pesquisadores e instituições. Em seu campo de pesquisa e observação, conta com a parceria do Programa de Pós-graduação em Mídias Criativas da Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGMC | ECO | UFRJ). O plano educativo do museu é ancorado no compromisso de promover a participação, a cocriação, o open web metaverse, de testar as possibilidades de interoperabilidade e as possibilidades intercambiáveis entre as plataformas e disciplinas.
Conheça o museu: https://museu.xyz

 

SERVIÇO:
SESC Tijuca: Espaço ACT do Sesc Tijuca | Rua Barão de Mesquita, 539
Agendamento e informações: atendimento_act_tijuca@sescrio.org.br
Funcionamento: De terça a sexta-feira, das 9h às 20h, e sábados, domingos e feriados, das 9h às 17h
Entrada: grátis
Não há faixa etária mínima para permanência no local
Utilização dos equipamentos é gratuita

 

© Copyright Portal da Educação Sesc RJ 2022 - Todos os direitos reservados | Serviço Social do Comércio – Rio de Janeiro