Rascunho automático 13

Projeto Ocupação Metaverso e Arte

A Ocupação Metaverso e Arte é um projeto híbrido que contempla a realização de uma exposição virtual no DistritoXYZ a partir de uma programação colaborativa de oficinas e complementada com um programa de rodas de conversas e visitas mediadas sobre a temática do universo do metaverso.

O DistritoXYZ  é um espaço que funciona como um “miniverso”, um pequeno aglomerado de experiências que servem como tutorial introdutório sobre metaverso em oficinas promovidas pelo museu. Além disso, com a vizinhança planejada, as atividades promovidas por cada componente do espaço são catalisadores de engajamento e visitação para todos os residentes do distrito.

 

As pessoas puderam dar os seus primeiros passos no metaverso. Participaram de atividades, presencialmente no SESC Tijuca ou virtualmente no MUSEU.XYZ, e construíram conosco o DistritoXYZ!

 

Sobre o MUSEU.XYZ
O MUSEU.XYZ é um espaço virtual destinado à experimentação da arte e cultura digital brasileira no metaverso. Sua programação é pensada a partir da cocriação entre artistas, pesquisadores e instituições. Em seu campo de pesquisa e observação, conta com a parceria do Programa de Pós-graduação em Mídias Criativas da Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGMC | ECO | UFRJ). O plano educativo do museu é ancorado no compromisso de promover a participação, a cocriação, o open web metaverse, de testar as possibilidades de interoperabilidade e as possibilidades intercambiáveis entre as plataformas e disciplinas.
Conheça o museu: https://museu.xyz

 

Exposição Arte de código aberto (16/08 até 09/12) 
A exposição trouxe a réplica digital da exposição Arte de código aberto, de Carlos Oliveira, onde os visitantes puderam aprender sobre arte computacional e arte generativa através do seu código fonte compartilhado na exposição. Além de ter tanto uma experiência estética quanto didática, este módulo trabalhou com o conceito de espaços análogos, que existem simultaneamente no virtual e no real. Apresentou também as esculturas, wearables e outras criações produzidas durante a oficina Arte em Voxels e os materiais produzidos na oficina de realidade estendida Meta Humanos. No início a exposição tinha o seu layout inicial, que foi sendo completado pelos trabalhos dos alunos durante as oficinas.

 

Visitas mediadas 
Foram realizadas quatro (4) visitas mediadas com o público escolar.

 

Para saber mais sobre a exposição, clique aqui.

 

Oficinas realizadas:

Metarquiteturas
Metahumanos
Magia dos voxels
Metaverso & mundos virtuais

 

Projeto Ocupação Metaverso e Arte Projeto Ocupação Metaverso e Arte 1

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Oficinas do Projeto XYZ 2

Oficinas do Projeto XYZ 1

 

 

 

 

 

 

 

Rodas de conversa que aconteceram:

Arte digital e NFT //  panorama brasileiro
Arte digital, NFT e inclusão // Artistas da FraDAO
NFTs de impacto
Rodas culturais, música e metaverso, festa de encerramento

 

Rodas de conversa da Ocupação Metaverso e Arte 3 Rodas de conversa da Ocupação Metaverso e Arte 2

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Rodas de conversa da Ocupação Metaverso e Arte 1 Projeto Ocupação Metaverso e Arte 3

 

 

 

 

 

 

© Copyright Portal da Educação Sesc RJ 2024 - Todos os direitos reservados | Serviço Social do Comércio – Rio de Janeiro