Rio TEAMA – Sesc RJ apoia evento no Rio sobre o Transtorno do Espectro Autista

Sesc RJ apoia e se mobiliza em evento no Rio sobre o Transtorno do Espectro Autista 12

Rio TEAMA aconteceu no Rio Othon Palace às vésperas da data que chama a atenção para o assunto.

O Sesc RJ esteve presente no Rio TEAMA – Autismo tem tratamento, seminário que aconteceu de 25 a 27 de março no Rio Othon Palace (Av. Atlântica, 3264) e que reuniu especialistas de renome nacional e internacional sobre o tema. O objetivo do evento foi disseminar conhecimentos atualizados sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA) e debater as terapias, tratamentos, diagnóstico precoce, educação inclusiva, direitos dos autistas, autismo adulto, entre outros assuntos relacionados.

“É uma questão social de demasiada importância e faz parte das preocupações e iniciativas do Sesc RJ. Cada criança é única e logo não há fórmulas prontas a serem aplicadas. Cada caso é um caso, uma possibilidade, um investimento. Para incluir efetivamente, as equipes da Educação se reúnem semanalmente, fazem registro, trocam com as universidades, pesquisam, compartilham experiências, promovem ações com os responsáveis, estruturam materiais, criam procedimentos e rotinas por criança”, explica Adriana Santos, gerente de Educação do Sesc RJ, sobre o trabalho realizado nos projetos da instituição.

O evento, que antecedeu o Dia Mundial de Conscientização do Autismo (2 de abril), se destacou por trazer conceitos e práticas essenciais para o cotidiano das famílias, mediadores e professores. Em 2022, os temas foram organizados ao longo de três dias: No primeiro dia, 25/3, os especialistas falaram sobre aspectos gerais do universo do autismo. O segundo dia foi dedicado às causas e o tratamento. Já no terceiro dia, o foco foi nos direitos e na inclusão dos autistas, assim como exemplos de sucesso.

– Primeiro dia, sexta-feira, dia 25 de março: Iniciando no universo do AUTISMO
– Segundo dia, sábado, dia 26 de março: Autismo: Causas e Tratamento
– Terceiro dia, domingo, dia 27 de março: Direitos e Inclusão  dos autistas e exemplo de sucesso

 

“Cabe ressaltar que existem leis que regulamentam essa atuação. Sendo assim, participar de uma formação com profissionais de alto reconhecimento e experiência no meio, ampliará a nossa rede de contatos e repertório sobre o tema, possibilitando uma atuação cada vez mais qualificada e ligada aos melhores estudos/resultados desenvolvidos até o momento”, diz Adriana, sobre a participação dos profissionais do Sesc RJ no evento.

O público-alvo foram responsáveis e familiares de autistas, estudantes de psicologia, medicina, terapeutas, psicólogos, fonoaudiólogos, pedagogos, educadores, psicopedagogos, médicos e todos interessados em TEA (Transtorno do Espectro Autista). O Mesa Brasil Sesc RJ – programa de segurança alimentar e nutricional do Sesc RJ – recolheu alimentos que foram revertidos a instituições socioassistenciais que atendem pessoas com deficiências.

Mais informações sobre o Rio TEAMA podem ser obtidas em https://www.sympla.com.br/evento/seminario-rio-teama-2022-autismo-tem-tratamento/1385121

Mundo tem mais de 70 milhões de autistas
Segundo a ONU (Organização das Nações Unidas), existem mais de 70 milhões de pessoas autistas no mundo. Nos Estados Unidos, segundo dados do Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC, na sigla em inglês), existe hoje um caso de autismo a cada 44 pessoas. No Brasil, estima-se que 4,8 milhões de crianças são autistas. A realidade no país é considerada ainda mais complexa, uma vez que grande parte da população não consegue a avaliação necessária para obter um laudo e o encaminhamento adequado. Outro dado relevante apontado por especialistas é que o tratamento do espectro autista exige equipes multidisciplinares e profissionais especializados. Em relação ao custo, além de ser muito elevado, mesmo para quem dispõe de recursos financeiros, não há oferta adequada que seja proporcional às necessidades.

Acompanhe nossas notícias também em nossas redes (YouTube, Instagram e Facebook) e fique por dentro das novidades do Sesc RJ. #SescRJEducação

 

Sesc RJ apoia e se mobiliza em evento no Rio sobre o Transtorno do Espectro Autista 7

© Copyright Portal da Educação Sesc RJ 2024 - Todos os direitos reservados | Serviço Social do Comércio – Rio de Janeiro