Sesc Nova Friburgo terá polo educacional referência no país ainda este ano

Sesc Nova Friburgo terá polo educacional referência no país

Complexo abrigará diversos projetos exitosos do Sesc na cidade e no estado, como pré-vestibular gratuito, atividades em contraturno escolar e espaço de arte, ciência e tecnologia

Estão avançadas as obras do Polo Educacional do Sesc Nova Friburgo, uma estrutura que abrigará diversos dos nossos projetos gratuitos de educação. A previsão da Gerência de Infraestrutura e Engenharia do Sesc RJ é que a obra, atualmente 40% concluída, seja entregue até dezembro deste ano.

O polo funcionará em uma área de 1.800m² no interior da unidade, no bairro Duas Pedras. O espaço permitirá ao Sesc Nova Friburgo ampliar e aprimorar o seu pré-vestibular gratuito Futuro em Curso. O projeto, oferecido a alunos com renda familiar de até 3 salários mínimos, foi destaque em aprovação no último Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Apenas na primeira chamada, quase 50% dos matriculados ingressaram em concorridas universidades públicas por meio do Sistema de Seleção Unificada (SiSU). Todos os aprovados são oriundos de escolas públicas.

O Sesc+ Infância – projeto de educação complementar que oferece atividades no contraturno escolar para crianças de famílias de baixa renda – também será implementado no local. Realizado atualmente em 12 unidades do estado, a iniciativa é referência internacional, tendo sido apresentada como case de sucesso em eventos internacionais, em Lausanne (Suíça) e Monterrey (México).

Está prevista para o polo a instalação de um espaço de Arte, Ciência e Tecnologia semelhante ao existente na unidade da Tijuca, zona norte da capital. Trata-se de um ambiente de experimentação, observação e aprendizagem dotado de ferramentas digitais para o desenvolvimento de projetos, desde o conceito até os protótipos.

A estrutura também receberá cursos de idiomas, brinquedoteca, horta educativa e salas multiuso para atender diversos eventos simultâneos. Na opinião de Alexandre Couto, gerente do Sesc Nova Friburgo, o polo será referência nacional em educação integral.

 

© Copyright Portal da Educação Sesc RJ 2024 - Todos os direitos reservados | Serviço Social do Comércio – Rio de Janeiro