Tem conhecimento e emoção? É para lá que vamos!

Tem conhecimento e emoção? É para lá que vamos! 13

Por Amanda da Paixão Montenegro

Voos imaginários, descobertas e o enorme prazer de conhecer o mundo encanta crianças e adultos! Realizamos passeios com as crianças e as suas famílias por lugares que dialogam com os estudos e investigações em andamento nos grupos.

5, 4, 3, 2, 1…. As turmas do Foguete e das Estrelas viajaram para o Museu de Astronomia e aprenderam mais sobre o universo, os planetas e astronautas.

As turmas Baiacus, Plantas, Sapos, Cobras e Lagartixas conheceram a Fazendinha do Sesc e se conectaram com animais, árvores e a vida ao ar livre. Ar puro, diferentes texturas, aromas e estudos sobre Botânica e Zoologia para todas e todos.

A turma do Relógio visitou o Museu da Vida na Fundação Oswaldo Cruz. Insetos gigantes, brinquedos sonoros e brincadeiras sobre o corpo humano aguçaram ainda mais a curiosidade das crianças.

O Projeto Sesc+ Infância permaneceu com foco na missão: explorar o nosso Território, valorizando a Baixada Fluminense e as suas potências. Dessa vez, o passeio escolhido foi a Estação de Tratamento de água do Guandu, a maior do mundo que trata 43 mil litros de água por segundo. Eles puderem ver de perto os processos químicos, refletir sobre consumo e poluição.

Já turma dos Dinossauros viajou no tempo, tocou em fósseis de dinossauros e rochas históricas no Museu de Ciências da Terra.

As aprendizagens, perguntas e hipóteses levantadas contribuirão para alimentar a continuidade dos projetos no 2º semestre. Além disso, os/as responsáveis aprenderam e vivenciaram a nossa proposta pedagógica, entendendo que as crianças são pesquisadoras, autoras e que os espaços culturais e educativos são essenciais. Logo, sempre que possível, eles podem e devem realizar essas atividades em família.

Com certeza, são vivências que serão lembradas, que terão um lugar especial na memória das infâncias do Sesc Nova Iguaçu.

 

 

© Copyright Portal da Educação Sesc RJ 2024 - Todos os direitos reservados | Serviço Social do Comércio – Rio de Janeiro