Conheça algumas formas de ingressar a universidade

Você sabe quais são as formas de ingresso para a universidade?

Você sabe quais são as formas de ingresso para a universidade?

Por Thamy Antunes
Professora de Redação do “Futuro em Curso” – Pré-vestibular do Sesc RJ

Muitos estudantes ficam com dúvida quando passam para uma universidade com a nota do ENEM e se perdem com as diversas opções para ingressar no ensino superior: ProUni, SISU e o FIES. Você certamente já ouviu esses nomes, não é mesmo? Conheça, agora, um pouco dessas opções relacionadas ao ingresso a uma universidade.

Todos são programas do Governo Federal: o ProUni, o SISU, o FIES, que são de alcance nacional, criados para estimular e facilitar o acesso ao ensino superior. Esses programas utilizam a nota do ENEM para a classificação dos candidatos, exigindo um desempenho mínimo no Exame para a realização das inscrições. Por falar em inscrições, elas costumam ocorrer, pela internet, duas vezes por ano.

Caso você queira pleitear uma bolsa de estudos em uma faculdade pública, o melhor caminho é se inscrever no SISU – Sistema de Seleção Unificada: programa usado para organizar e preencher as vagas nas universidades públicas que utilizam a nota do ENEM. Esse processo seletivo permite que os estudantes tentem uma vaga em qualquer universidade participante do Sistema.

Outra questão que deve ser esclarecida é que poderá participar do Sisu quem fez a última edição do Enem e não obteve nota zero na redação. Também é preciso ter concluído o Ensino Médio. Cabe salientar que cada curso exige uma nota mínima, o que servirá como um guia para comparar com a nota alcançada. Há vários sites na internet que disponibilizam o simulador de notas de corte do SISU 2022. Por meio dele, você poderá ter uma ideia das chances de ser selecionado para um curso através da nota do ENEM.
Além disso, no sistema do SISU, você conseguirá escolher duas opções de curso entre as vagas e modalidades disponíveis. E aí, o próprio sistema preenche automaticamente as vagas, em ordem decrescente.

É importante mencionar que as inscrições SISU 2022 serão abertas duas vezes ao ano, mas ainda estão sem datas definidas. Normalmente, este procedimento acontece no mês de fevereiro e junho. A inscrição será feita no site do Sisu, por meio do número de inscrição e da senha do ENEM 2021.

No entanto, se você deseja pleitear uma bolsa de estudo em uma faculdade particular, o ideal é participar do ProUni – Universidade para Todos – e concorrer a bolsas de estudos parciais (50%) e integrais (100%) em faculdades privadas. Existem alguns critérios, a saber: ter feito a última edição do ENEM e não ter zerado a redação, além de ter conseguido pelo menos 450 pontos na média das provas objetivas. Outra questão é que, sendo esse um programa que fornece bolsas de estudo, há um critério de renda para organizar o processo: a renda familiar bruta mensal deve ser de, no máximo, três salários-mínimos.

Além disso, também é necessário ter feito o Ensino Médio em escola pública ou estudado como bolsista integral em escola privada. O funcionamento do processo é semelhante ao do SISU, com escolha entre duas opções e ordenamento decrescente a partir das notas dos candidatos concorrentes às vagas.

Ainda podemos mencionar o Fies, ou seja, o Financiamento Estudantil. Você sabe como funciona? O FIES é o Fundo de Financiamento Estudantil e tem como objetivo conceder financiamento aos estudantes de baixa renda para o pagamento de mensalidades em instituições privadas. Não há um percentual de financiamento fixo, pois isso é determinado por uma avaliação que leva em conta a sua renda e também o quanto essa renda ficaria comprometida com o pagamento das mensalidades. É importante lembrar que é preciso ter uma renda familiar bruta mensal de, no máximo, 3 salários-mínimos.

Quem poderá participar do Fies? Pessoas que fizeram o ENEM a partir de 2010, com pelo menos 450 pontos na média das provas objetivas e não ter zerado a redação. O processo de funcionamento é um pouco mais complexo, mas basicamente o candidato se inscreve para a vaga desejada e, se for pré-selecionado, é direcionado para o cadastro em um segundo sistema, que dará início ao processo de financiamento.

Durante o curso e até 18 meses depois de formado, o estudante só paga o valor referente aos juros do financiamento, em boletos trimestrais. Um ano e meio depois da formatura, começa a quitar a dívida, em parcelas mensais, com prazo de vários anos.

Conseguiu se identificar com algum? Observe a sua renda e a realidade financeira da sua família, assim como a presença do curso dos seus sonhos nas universidades públicas e privadas. O importante é não desistir de ingressar no ensino superior e de buscar o exercício da cidadania por meio do conhecimento.

Conheça o Futuro em Curso  – Curso Pré-vestibular do Sesc Nova Friburgo

 

Fonte:

https://sisu2022.inf.br/
https://sisu.mec.gov.br/#/duvidas#inscricoes

Acompanhe nossas notícias também nas redes sociais (YouTubeInstagram e Facebook) e fique por dentro das novidades do Sesc RJ. #SescRJEducação

© Copyright Portal da Educação Sesc RJ 2024 - Todos os direitos reservados | Serviço Social do Comércio – Rio de Janeiro